book smart

Portuguese translation: leitora assídua

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:book smart
Portuguese translation:leitora assídua
Entered by: Stella (BR-PT)

03:41 Nov 18, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Slang
English term or phrase: book smart
É para legenda então preciso de uma expressão ideal.

Contexto:

"I've never seen a latina that's like book smart and [...]"

Em um entrevista de celebridades falando sobre uma série nova.

Regards
Stella (BR-PT)
Brazil
leitora assídua
Explanation:
Sugestão
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Esta foi a resposta que ficou na legenda. Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1CDF
Augusto Rochadel
4 +2leitora assídua
Mario Freitas
5cheia de teorias
Nick Taylor
4 +1culta
Alda Lima
4 +1que goste muito de ler
Tereza Rae
4estudiosa
airmailrpl
4com educação formal
ferreirac
3 +1de apartamento
Cristina Mantovani
3um nerd
Clauwolf
3crânio/génio
expressisverbis


Discussion entries: 4





  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
culta


Explanation:
Eu usaria culta se ficar bem no contexto (pode ser que falar 'que nunca conheceu uma latina culta' pegue mal dependendo do que vem a seguir na frase...)

https://www.learning-mind.com/book-smart/#:~:targetText=Book...

Alda Lima
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Tomasso: Book smart is educacao superficial, tem contexto negativo, no positiva, aindamais algumas pesoas sao bem educados em verdagem, pois que no sao BOOK SMart, book smart realmente e mala educaca, o citado diz isto em Ingles
2 hrs
  -> Obrigada pelo input, Tomasso. Então realmente a conotação é negativa...

agree  Lineimar Martins: Concordo com a Alda, acho que culta seria pertinente dependendo do que é dito depois, pois poderia também ser "lida" ou expressões usadas na linguagem coloquial que tenham um sentido similar, considerando que é um áudio.
5 hrs
  -> Obrigada, Lineimar!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
CDF


Explanation:
"Book smart" é uma gíria que é usada em contraste a outra gíria: "Street smart". Ela tem uma conotação um pouco negativa, de uma pessoa que tem conhecimento acadêmico mas não tem vivência na vida. Portanto eu acho que o termo em português que mais se adequaria seria "CDF", que também é uma gíria e tem uma conotação semelhante.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tereza Rae: Concordo plenamente com o contraste com 'street smart', mas não sei se necessariamente passa a ideia de tirar notas altas na escola, que é o sentido de ser um CDF. Voto em você, mas vou sugerir também outra coisa.
3 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
com educação formal


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
de apartamento


Explanation:
A expressão "book smart" é normalmente utiluzada para contrastar com a "street smart", então acho que cabeira bem aqui o "de apartamento". O estereótipo de um latino seria mais o de ter experiência de vida, de aprender as coisas na prática.

https://medium.com/better-marketing/here-is-why-you-need-to-...



Cristina Mantovani
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Thiago Silva
1 hr

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
leitora assídua


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 36
Grading comment
Esta foi a resposta que ficou na legenda. Obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tereza Rae
12 mins
  -> Obrigado, Tereza!

agree  Luiz Fernando Santos Perina
19 mins
  -> Obrigado, Luiz Fernando!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
que goste muito de ler


Explanation:
Vejam o que escrevi para o Augusto. Enquanto eu escrevia, o Mario postou 'leitora assídua', que acho também muito bom. A minha sugestão é parecida com a do Mário, só um pouco mais coloquial, já que é uma legenda para uma linguagem oral.

Example sentence(s):
  • Eu nunca vi uma latina que goste muito de ler e...
Tereza Rae
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Helga Ferreira
25 mins
  -> Obrigada, Helga! :0)

11 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
um nerd


Explanation:
:) Parece perfeito:

https://www.significados.com.br › nerd
O que é Nerd. Conceito e Significado de Nerd: Nerd significa uma pessoa muito dedicada aos estudos, que exerce atividades intelectuais muitas vezes...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
cheia de teorias


Explanation:
cheia de teorias

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 19

18 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
crânio/génio


Explanation:
A resposta e expressão valem para pt-pt.

O contexto é parco, por isso baseio a minha resposta neste significado:

booksmart
1. A very smart person who bases his or her arguments on facts from books

2. To have brains
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=book smart

Costumamos dizer por aqui que uma pessoa que tem cérebro/miolos, ou seja, uma pessoa inteligente, é considerada "um crânio", ou "um génio".


expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

19 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
estudiosa


Explanation:
book smart => estudiosa

Estudiosa - Dicionário inFormal
https://www.dicionarioinformal.com.br › estudiosa
Significado de estudiosa. O que é estudiosa: Aquela que estuda muito.

Book smart generally means someone who has had a good education or has chosen to learn independently through educational activities such as reading, documentaries, and courses. Usually, someone who is book smart is also reasonably intelligent.Oct 9, 2019
10 Traits That Separate Book Smart People From Genuinely ...
https://www.learning-mind.com › book-smart

What does book smart mean?
Book smart is simply describing that the person as generally intelligent, well educated and does well academically.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search