panic buying

Portuguese translation: corrida às compras motivada por pânico

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:panic buying
Portuguese translation:corrida às compras motivada por pânico
Entered by: Paula Marques

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
14:55 Apr 13, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Social Sciences - Journalism
Additional field(s): Medical (general), Slang, Journalism
English term or phrase: panic buying
Definition from Cambridge Dictionary:
A situation in which many people suddenly buy as much food, fuel, etc. as they can because they are worried about something bad that may happen.

Example sentence(s):
  • This panic buying in response to the COVID-19 coronavirus is due to the brain's survival mode overriding any rational decision making, according to human behavior expert Dr. Ali Fenwick. Insider
  • If other people are panic buying, the best strategy for us is to do the same because, if not, we are left with nothing. Khmer Times
  • The measures, which included two-item caps on certain products and allocated shopping times for the elderly, were imposed in reaction to panic buying and stockpiling, which resulted in empty shelves. ITV News
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

corrida às compras motivada por pânico
Definition:
Histéria coletiva e compulsiva para comprar artigos que se receia desaparecerem do mercado em breve.
Selected response from:

Paula Marques
Canada
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +3corrida às compras motivada por pânico
Paula Marques
4 +2compras devido ao pânico
Teresa Borges
5Corrida às compras
Carla Oikawa
3 +1Açambarcamento
expressisverbis


  

Translations offered


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
compras devido ao pânico


Definition from own experience or research:
Trata-se do açambarcamento de bens de primeira necessidade devido ao pânico gerado por um acontecimento, atualmente pela Covid-19

Example sentence(s):
  • O governo de Hong Kong publicou esta quinta-feira uma declaração, afirmando que os falsos rumores sobre a escassez de arroz e papel higiénico "levaram a compras devido ao pânico e até ao caos. - Sapo24  
  • Muita gente por esse mundo fora pode já ter as suas despensas completamente forradas de papel higiénico mas parece que ainda há espaço para o novo item preferido de açambarcadores: a farinha. Nos últimos tempos, supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o mundo têm sentido grandes dificuldades em manter as suas prateleiras apetrechadas de sacos deste produto. Apesar de produtores, revendedores e a própria United Nations’ Food and Agriculture Organization (FAO) garantirem que não há falta de matéria prima, o açambarcamento — ou “compras de pânico”, como dizem nos EUA — torna a escassez inevitável. - O Observador  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 42

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  expressisverbis: Como o glossário deve estar a ser feito a pensar no PT-BR, a sua resposta deve estar mais adaptada à variante.
15 mins
  -> Obrigada, Sandra!

Yes  Renata Pochini Pereira
1 day 2 hrs
  -> Obrigada, Renata!

23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Açambarcamento


Definition from Wikipedia:
Ou "corrida às compras".

Designa-se por corrida às compras o açambarcamento feito pelos consumidores de um ou mais produtos através da sua compra em quantidades invulgarmente grandes, antecipando-se à sua eventual escassez, frequentemente causada por um desastre em perspetiva ou pelo esperado aumento de preço ou dificuldade de produção ou fornecimento.

Example sentence(s):
  • ‘Could you buy a little less, please?’: panic-buying disrupts food distribution - The Guardian  
  • Tem também o mesmo sentido de "stockpiling". - Daily and Sunday Express  
  • Governo adverte contra açambarcamento de produtos alimentares - RTP  

Explanation:
A resposta foi dada para PT-PT. Caso não agrade, há sempre a possibilidade de traduzir a expressão por "corrida às compras" conforme consta da primeira fonte citada.
expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Teresa Borges
24 mins
  -> Obrigada Teresa.

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
corrida às compras motivada por pânico


Definition from own experience or research:
Histéria coletiva e compulsiva para comprar artigos que se receia desaparecerem do mercado em breve.

Example sentence(s):
  • De facto, e face à pandemia do COVID-19 não é de estranhar esta corrida às compras. Ainda assim, não é necessariamente a melhor forma de lidar com a situação. - Leak.PT  
  • A pandemia de coronavírus tem sido associada a vários casos de ruptura de stocks causados pelo aumento de procura de equipamento para combater o surto, corridas às compras e perturbações nas operações de produção e logística das empresas. - Wikipedia PT  
Paula Marques
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Carla Oikawa
14 mins
  -> Obrigada, Carla!

Yes  Ana Rita Santiago: embora longa, acho essa opção melhor. Talvez "corrida às compras por pânico" para ficar ligeiramente mais curta
17 hrs
  -> Obrigada pela sugestão, Ana!

Yes  Dayana Hashim
23 hrs
  -> Obrigada, Dayana!

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Corrida às compras


Definition from Wikipedia:
Designa-se por <<corrida às compras>> o açambarcamento feito pelos consumidores de um ou mais produtos através da sua compra em quantidades invulgarmente grandes, antecipando-se à sua eventual escassez, frequentemente causada por um desastre em perspetiva ou pelo esperado aumento de preço ou dificuldade de produção ou fornecimento.

Example sentence(s):
Explanation:
Este fenômeno é de grande interesse na teoria do comportamento do consumidor, um amplo campo de estudo econômico que procura estudar as razões para a <<ação coletiva como fads e modas, movimentos de mercados de valores, aumento nas compras de bens de consumo, compras excessivas, açambarcamento e pânicos bancários.>>

<<As corridas às compras podem ter como alvo escassezes verdadeiras ou motivadas por ondas de pânico.>>

====================

<< A apreensão associada à pandemia levou a uma corrida às compras de bens essenciais em vários países.>> Contéudo no livro *PANDEMIA CORONAVIRUS COVID19: A morte vem forma de virus*, de Gilberto Souza.

https://www.google.com/books/edition/01_PANDEMIA_CORONAVIRUS...
Carla Oikawa
United States
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search