O que me aconselham ????
Thread poster: Sofia DE SOUSA
Sofia DE SOUSA
Sofia DE SOUSA
France
Local time: 15:34
French to Portuguese
+ ...
Jun 17, 2005

Bom dia a todos,

Eu vivo em França desde 1997, tenho feito traduçoes regularmente (desculpem a falta de acentos) mas parece que tenho cada vez mais dificuldades com a minha lingua materna - o português - cada vez que vou a Portugal, as expressoes mudam, etc...

Aconselham-me algum livro em especial ? Acham que ler a Visao é bom ? Estava a pensar assinar por um ano...

Para aqueles que estao longe da patria, como fazem para manter o nivel de lingua ?
... See more
Bom dia a todos,

Eu vivo em França desde 1997, tenho feito traduçoes regularmente (desculpem a falta de acentos) mas parece que tenho cada vez mais dificuldades com a minha lingua materna - o português - cada vez que vou a Portugal, as expressoes mudam, etc...

Aconselham-me algum livro em especial ? Acham que ler a Visao é bom ? Estava a pensar assinar por um ano...

Para aqueles que estao longe da patria, como fazem para manter o nivel de lingua ?

Muito obrigado pela vossa atençao
Sofia
Collapse


 
Ana Thompson
Ana Thompson  Identity Verified
United States
Local time: 09:34
English to Portuguese
+ ...
Rádio e televisão Jun 22, 2005

Sofia,

Eu estou a viver nos Estados Unidos e sinto o mesmo. Para tentar manter-me actualizada, sempre que possível, oiço rádio - os anúncios reflectem relativamente bem o tipo de linguagem do dia-a-dia que está em voga. Também vejo os noticiários das TVs frequentemente e alguns outros programas, quando tenho mais tempo livre. Faço tudo isto através da internet (tenho acesso por cabo, claro) porque na área onde estou não tenho acesso a estações portuguesas. Procuro mant
... See more
Sofia,

Eu estou a viver nos Estados Unidos e sinto o mesmo. Para tentar manter-me actualizada, sempre que possível, oiço rádio - os anúncios reflectem relativamente bem o tipo de linguagem do dia-a-dia que está em voga. Também vejo os noticiários das TVs frequentemente e alguns outros programas, quando tenho mais tempo livre. Faço tudo isto através da internet (tenho acesso por cabo, claro) porque na área onde estou não tenho acesso a estações portuguesas. Procuro manter sempre o som ligado, nem que seja como "barulho de fundo", para manter o ouvido habituado... Uso esta técnica também para ajudar a ensinar português à minha bebé que, espero, venha a ser bilingual, apesar de cá em casa se falar inglês...

E claro, vou a Portugal sempre que posso, 1- 2 vezes por ano pelo menos, e venho carregada de livros.

Espero que lhe tenha sido ùtil.

Ana
Collapse


 
filipa ceia
filipa ceia  Identity Verified
Local time: 14:34
German to Portuguese
+ ...
SIC Noticías e SIC Radical Jun 23, 2005

Acho a Visão uma excelente escolha. Dá para nos mantermos actualizados.

Quanto a nível de língua, o melhor seria conseguir ter a sic notícias e a sic radical. Então já conseguia ter o nível de todas as camadas da população.

Quanto a rádio, tem imensas online: a tsf é a referência e depois tem uma rádio nova muito orientada para a juventude, a Ultra FM (ultrafm.net).

Estas são apenas algumas sugestões.


 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:34
English to Portuguese
+ ...
Tem também alguns jornais online Jun 23, 2005

Olá, Colega
Para quem está fora calculo que é o que acontece.
Tem também os jornais online, que não sei se é gratuito ou não.
O Público, o Diário de Notícias, o Expresso etc.
Eu assino a Visão desde o seu início, e gosto da revista.
Deixo aqui mais uma sugestão. Para si e para os colegas que estão nas mesmas condições.
Saudações
Gabriela



sofia99 wrote:

Bom dia a todos,

Eu vivo em França desde 1997, tenho feito traduçoes regularmente (desculpem a falta de acentos) mas parece que tenho cada vez mais dificuldades com a minha lingua materna - o português - cada vez que vou a Portugal, as expressoes mudam, etc...

Aconselham-me algum livro em especial ? Acham que ler a Visao é bom ? Estava a pensar assinar por um ano...

Para aqueles que estao longe da patria, como fazem para manter o nivel de lingua ?

Muito obrigado pela vossa atençao
Sofia


 
Mónica Machado
Mónica Machado
United Kingdom
Local time: 14:34
English to Portuguese
+ ...
Canais da SIC pela net Jun 24, 2005

Olá Colega,

Qualquer um pode ver e ouvir os vários canais da SIC pela Internet. Basta ter uma ligação rápida, tipo ADSL.

O link é:

http://xl.sapo.pt/

Depois é só escolher o canal. Eu uso bastante quando tenho de trabalhar à noite - sempre ajuda a dar ânimo e a distrair um pouco.

Espero que ajude
Mónica


 
Jane Lamb-Ruiz (X)
Jane Lamb-Ruiz (X)  Identity Verified
French to English
+ ...
Leitura, leitura, leitura Jun 24, 2005

Bom Dia Sofia



A leitura em todas as suas formas é a melhor maneira de manter uma lingua. Eu morei na França 15 anos. Foi a leitura que me permitiu não perder minhas outras linguas, ou seja, o português e o inglês..Também procurei amigos que facilitassem um bom nivel de palpite....leitura de novelas, revistas, artigos têcnicos..tudo ajuda...claro, assinar uma revista é ótimo, ver televisão..a contínua immersão...outra coisa, colacar um caderninho num lugar f
... See more
Bom Dia Sofia



A leitura em todas as suas formas é a melhor maneira de manter uma lingua. Eu morei na França 15 anos. Foi a leitura que me permitiu não perder minhas outras linguas, ou seja, o português e o inglês..Também procurei amigos que facilitassem um bom nivel de palpite....leitura de novelas, revistas, artigos têcnicos..tudo ajuda...claro, assinar uma revista é ótimo, ver televisão..a contínua immersão...outra coisa, colacar um caderninho num lugar fácil de accesso..e ir tomando notas sobre dúvidas, palavras preferidas, expressões...erros súteis..diferenças entre lingua falada/escrita..trechinhos de poesia...tudo isso ajuda muito..

Ultimatmente, morando nos EU, estou lendo Saramago...uma delicia..sobre tudo porque falo português do Brasil e é uma aventura linguistica incomparável para mim..

Como sempre, quieram desculpar meus erros de ortografia..

Jane





Aconselham-me algum livro em especial ? Acham que ler a Visao é bom ? Estava a pensar assinar por um ano...

Para aqueles que estao longe da patria, como fazem para manter o nivel de lingua ?

Muito obrigado pela vossa atençao
Sofia
Collapse


 
Sofia DE SOUSA
Sofia DE SOUSA
France
Local time: 15:34
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Muito obrigado a todos Jun 24, 2005

vou seguir os vossos conselhos.

Vou desde ja assinar a Visao e ver se posso ter acesso à SIC pela internet.

Sofia


 
Ana Thompson
Ana Thompson  Identity Verified
United States
Local time: 09:34
English to Portuguese
+ ...
acesso à tv pela internet Jun 25, 2005

Infelizmente o acesso à SIC/XLSapo não se pode fazer do estrangeiro... experimente os noticiários da RTP e da TVI...

Ana


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

O que me aconselham ????






Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »