let alone clean up after them

Portuguese translation: ainda menos arrumar o que desarrumam

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:let alone clean up after them
Portuguese translation:ainda menos arrumar o que desarrumam
Entered by: ramoshelena

11:16 Jan 28, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general)
English term or phrase: let alone clean up after them
Qual a melhor forma de colocar esta frase em português? Queiram desculpar, mas deu-me mesmo uma branca!

O contexto:

"They’re disorganized and easily distracted, keeping other family members waiting.
Or they start projects and forget to finish them—let alone clean up after them."

Crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Muito obrigada!
ramoshelena
ainda menos arrumar o que desarrumam
Explanation:
Sugestão em PT(pt)...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3ainda menos arrumar o que desarrumam
Teresa Borges
4 +2muito menos arrumar a bagunça
Sergio Carré
4nem falar de limpar aquilo que usaram
Mariana Gutierrez
4muito menos colocar as coisas em ordem / devolver as coisas para os seus devidos lugares
Oliveira Simões
3(já) para não falar de
Ellen Kraus


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
ainda menos arrumar o que desarrumam


Explanation:
Sugestão em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1256
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Teresa! Salvou-me o dia! :D


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
1 hr
  -> Obrigada, Ana!

agree  Margarida Ataide
1 hr
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Paulo Gasques
3 hrs
  -> Obrigada, Paulo!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
nem falar de limpar aquilo que usaram


Explanation:
Outra possibilidade

Mariana Gutierrez
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Mariana! :)


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
muito menos arrumar a bagunça


Explanation:
Deixo minha sugestão.

Example sentence(s):
  • "...não consegue sacar dinheiro no caixa eletrônico e muito menos arrumar a própria cama..."
  • "... muito menos arrumar a bagunça que fica após o final da festa."

    https://www.b9.com.br/67135/audi-retrata-dificil-vida-de-um-t-rex-em-novo-comercial/
    https://www.areah.com.br/local/C40500040F292U2923/Festa-Legal---Casa-de-Festas.aspx
Sergio Carré
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Sergio!:)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
1 hr
  -> Obrigado, Mario!

agree  Alda Lima
6 hrs
  -> Obrigado, Alda!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(já) para não falar de


Explanation:
let alone the dirt they leave behind them

Ellen Kraus
Austria
Specializes in field
Native speaker of: Native in GermanGerman
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Ellen! :)


2 days 8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
muito menos colocar as coisas em ordem / devolver as coisas para os seus devidos lugares


Explanation:
Fica aí mais uma sugestão.

Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 43
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada, Oliveira simões! :)





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search