istmeño

Portuguese translation: esse país

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:istmeño
Portuguese translation:esse país
Entered by: Luciano Eduardo de Oliveira

16:17 Jan 23, 2020
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tourism & Travel
Spanish term or phrase: istmeño
El Festival Internacional de Cine de Panamá le brinda al país istmeño lo más reciente y relevante del cine de América Latina y el mundo.
Nelson Soares
Brazil
esse país
Explanation:
Não me parece essencial mencionar o istmo neste caso, a menos que outras partes do texto o exijam.
Selected response from:

Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2do istmo
Linda Miranda
5 +1istmenho
Marina Soares
4 +2esse país
Luciano Eduardo de Oliveira
4 +1Ístmico; do Istmo
Matheus Chaud


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
do istmo


Explanation:
Eu diria assim...

Linda Miranda
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
18 mins
  -> Obrigada!

agree  Teresa Borges
25 mins
  -> Obrigada!

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
esse país


Explanation:
Não me parece essencial mencionar o istmo neste caso, a menos que outras partes do texto o exijam.

Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Gutierrez
6 mins

agree  Giselle Unti
16 hrs

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Ístmico; do Istmo


Explanation:

país istmeño =
país do Istmo
ou
país ístmico

(refere-se ao Istmo do Panamá, creio)

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2020-01-23 16:26:19 GMT)
--------------------------------------------------

Nos dicionários que consultei, encontrei apenas "ístmico".

Ex.:

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ístmi...
ístmico = relativo ou semelhante a istmo

https://dicionario.priberam.org/ístmico
ístmico = Relativo ou pertencente a istmo.

http://michaelis.uol.com.br/busca?id=V4wmR
ístmico (GEOGR) = Relativo ou semelhante a istmo.

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luciano Eduardo de Oliveira: A palavra goza de muito pouco uso. Eu mesmo a descobri agora. País ístmico tem uma única atestação em "português". http://www.fidelcastro.cu/pt-pt/cronologia/27-de-marco-de-19... Vê-se que é uma tradução feita às pressas pelo uso de involucrar.
11 mins
  -> Bom, sem muito esforço, encontrei-a em três dicionários, e certamente consta em mais. Além disso, os registros no Google não são poucos (24.900 resultados, apenas com ístmico, e quase 100.000 resultados, somando variações gênero e número). Acho válido :)

agree  expressisverbis: https://dicionario.priberam.org/ístmico Em PT-PT, a palavra é bastante utilizada!
13 mins
  -> Obrigado, Sandra!

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
istmenho


Explanation:
Istmo - Lengua de tierra que une dos continentes o una península con un continente.



--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2020-01-23 16:22:24 GMT)
--------------------------------------------------

"Em várias ocasiões, militares do território istmenho, conhecido como Departamento do Istmo, sob o centralismo, ou Estado Soberano do Panamá..."

"... declarou o presidente Evo Morales, ao compará-lo com a via de navegação interoceânica que atravessa o país istmenho." http://www.patrialatina.com.br/trem-bioceanico-o-canal-do-pa...

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2020-01-23 16:35:08 GMT)
--------------------------------------------------

Em artigo da UNB, também é mencionado como 'istmenho'. http://www.dan.unb.br/images/pdf/Pensando_o_capitalismo_cont...


    https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/o-panama-proclama-sua-independencia-da-colombia
Marina Soares
Ireland
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado, Marina!

Asker: Verdade Luciano, também não achei nada no dicionário.

Asker: De acordo com o dicionário: native/inhabitant of the Isthmus.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
1 min

neutral  Luciano Eduardo de Oliveira: Tem três pequenos inconvenientes: normalmente a palavra aparece em textos traduzidos do castelhano, não é de uso comum em português e não tem registro em nenhum dicionário.
10 mins




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search