El que mucho abarca poco aprieta

Portuguese translation: Quem muito abarca pouco aperta

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:El que mucho abarca poco aprieta
Portuguese translation:Quem muito abarca pouco aperta
Entered by: Rafael Mantovani

17:54 Nov 16, 2015
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Idioms / Maxims / Sayings
Spanish term or phrase: El que mucho abarca poco aprieta
Mais uma vez, estou procurando provérbios correspondentes (preferencialmente em PT-BR) ou então uma explicação sucinta do sentido.
É para um material didático de espanhol.

Exemplo de uso:
"Ignacio sabe un poco de informática. También entiende algo de historia. Pero ya sabes, el que mucho abarca poco aprieta, así que no consigue trabajo de ninguna de las dos cosas."

muito obrigado
Rafael Mantovani
Germany
Quem muito abarca pouco aperta
Explanation:
Em PT(pt), diz-se mesmo assim...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Não conhecia mas de fato parece ser usado no Brasil também, muito obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Quem muito abarca pouco aperta
Teresa Borges
4 +1quem tudo quer, tudo perde
Lia Oliveira
3 +1Depressa e bem há pouco quem
expressisverbis
4quem tudo quer nada tem
María Griselda Sauco


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Quem muito abarca pouco aperta


Explanation:
Em PT(pt), diz-se mesmo assim...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Não conhecia mas de fato parece ser usado no Brasil também, muito obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Não conhecia os 2 provérbios e também descobri: "Quem muito abarca, pouco abraça"
3 hrs
  -> Obrigada!

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
quem tudo quer, tudo perde


Explanation:
acho que este provérbio português traduz bem o significado do espanhol..
Mas usa-se em Portugal. Não tenho a certeza se também se usa PT-BR.

Lia Oliveira
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Danik 2014
32 mins
  -> obrigada!

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quem tudo quer nada tem


Explanation:
Me parece que esta podría ser otra opción

María Griselda Sauco
Argentina
Native speaker of: Spanish

47 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Depressa e bem há pouco quem


Explanation:
Entendo o provérbio com este sentido.

Significado: Alude a quien, al tratar de emprender varias cosas a un tiempo, no desempeña bien ninguna. También se aplica a la capacidad intelectual que, por estar dispersa en varios asuntos a la vez, no rinde como debiera y no avanza en ninguno.
http://cvc.cervantes.es/lengua/refranero/ficha.aspx?Par=5942...

http://pensador.uol.com.br/depressa_e_bem_ha_pouco_quem/

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Danik 2014: Bem diferente!
0 min
  -> Obrigada Danik




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search