PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

bucle temporal

Portuguese translation: laço / loop temporal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:bucle temporal
Portuguese translation:laço / loop temporal

04:54 Jun 14, 2019
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2019-06-17 20:54:07 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


Spanish to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama / series, filmes
Spanish term or phrase: bucle temporal
RUSSIAN DOLL
Una joven cínica en la ciudad de Nueva York sigue muriendo y regresando a la fiesta que se celebra en su honor esa misma noche. Ella trata de encontrar una salida a este extraño bucle temporal
Annoni
laço / loop temporal
Explanation:
No Brasil essas idas e vindas no tempo são geralmente chamadas de "loop temporal", mas caso queira em português dei a opção de laço.

https://context.reverso.net/traducao/espanhol-portugues/bucl...

São muitas as referências:

https://www.google.com/search?ei=qnYDXar-KePX5OUPqsudsAM&q="...

"Time loop' (em português: laço temporal ou loop temporal) é um enredo comum na ficção científica (especialmente em universos onde a viagem no tempo é comum), onde um determinado período de tempo (como algumas horas ou alguns dias) se repetem várias vezes."

Selected response from:

Andrea Pilenso
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2laço / loop temporal
Andrea Pilenso
4 +1Imbróglio temporal
Linda Miranda
4círculo / ciclo temporal; repetição temporal
Oliveira Simões
3 +1(estranha) espiral de/do tempo
Ana Vozone


Discussion entries: 1





  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Imbróglio temporal


Explanation:
A minha sugestão em PT-PT

Linda Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
1 hr
  -> Obrigada, Teresa!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
(estranha) espiral de/do tempo


Explanation:
Mais uma sugestão. :)

https://www.google.com/search?biw=1645&bih=825&ei=lFEDXZSzBI...

Example sentence(s):
  • Na trama em clima de aventura, um grupo de jovens amigos resolve usar um barco para observar um eclipse e acaba lançado numa espiral do tempo
  • Uma mulher se encontra numa espiral do tempo, onde revisita a sua história, que se confunde com a história

    Reference: http://books.google.pt/books?id=-bk2DwAAQBAJ&pg=PT8&lpg=PT8&...
    Reference: http://books.google.pt/books?id=JCF7nCy2tXsC&pg=PA23&lpg=PA2...
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Segundo entendi, uma "viagem no tempo".
12 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
laço / loop temporal


Explanation:
No Brasil essas idas e vindas no tempo são geralmente chamadas de "loop temporal", mas caso queira em português dei a opção de laço.

https://context.reverso.net/traducao/espanhol-portugues/bucl...

São muitas as referências:

https://www.google.com/search?ei=qnYDXar-KePX5OUPqsudsAM&q="...

"Time loop' (em português: laço temporal ou loop temporal) é um enredo comum na ficção científica (especialmente em universos onde a viagem no tempo é comum), onde um determinado período de tempo (como algumas horas ou alguns dias) se repetem várias vezes."



Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alejandra Vuotto: Estoy de acuerdo, vi la serie y es la opción más adecuada.
1 hr
  -> Gracias, Alejandra!

agree  Paulo Gasques
2 hrs
  -> Muito obrigada, Paulo!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
círculo / ciclo temporal; repetição temporal


Explanation:
Uma telespectadora de Russian Dolls assim avaliou a série:
[traduzido do inglês] "Nós gostamos muito desta série. O humor negro, a princípio, foi inesperado. Mas achamos uma surpresa agradável para a severidade da história. Lembrou-nos de um dos nossos filmes favoritos, Ground Hog Day, Só queria que tivesse sido mais .. não poderia parar de assistir uma vez que ficamos viciados." - https://www.rottentomatoes.com/tv/russian_doll/s01

"Groundhog Day (O Feitiço do Tempo)
A história se passa na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, em que Murray personifica um presunçoso e arrogante meteorologista da tevê que é escalado para a cobertura do tradicional Dia da Marmota (2 de fevereiro); ele, contudo, fica preso numa armadilha temporal que o faz reviver o mesmo dia vezes sem fim; embora no começo ele aproveite a repetição para agir de forma irresponsável, acaba ficando cansado em ter de sucessivamente acordar ao som de I Got You Babe de Sonny & Cher; no processo repetitivo termina por aproveitar a oportunidade para se melhorar como pessoa, e finalmente conquistar a personagem vivida por Andie MacDowell."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Groundhog_Day

Relação com o Atual Contexto:
A jovem segue morrendo e regressando à festa e isso é descrito como um "bucle temporal".

bucle: Curva en forma de rizo que se forma en determinadas cosas.
https://www.lexico.com/es/definicion/bucle

rizo: Acrobacia aérea en la que el avión describe un círculo completo en sentido vertical. https://www.lexico.com/es/definicion/rizo

bucle temporal: círculo / ciclo temporal (no sentido de repetição do tempo)

ciclo: Série de fenômenos ou fatos que se sucedem periodicamente numa determinada ordem; essa ordem - http://www.aulete.com.br/ciclo

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search