tempranas

Portuguese translation: civilizações primitivas

13:49 Oct 1, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Science - Archaeology / arqueologia
Spanish term or phrase: tempranas
Como poderia traduzir "tempranas" neste contexto específico? Em PT-BR.

"¿Cómo se debe abordar el estudio de las civilizaciones tempranas?"

desde já, obrigada!
Saludos
Suzel Belmonte (X)
Brazil
Portuguese translation:civilizações primitivas
Explanation:
:)
As civilizações primitivas buscavam uma forma amigável de solução imparcial através de árbitros (pessoas de confiança mútua em que as partes se louvavam ...
www.inpecon.com.br/arbitragem.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

fogo e metalurgiaOs metais foram muito importantes na evolução das civilizações primitivas, e a prática da metalurgia resultou em uma enorme riqueza de informações sobre as ...
www.cliquequimica.com.br/primeiras_noticias_fogo_metalurgia... - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

Mito, Rito e ReligiãoNas civilizações primitivas, o mito desempenha uma função indispensável: ele exprime, exalta e codifica a crença; salvaguarda e impõe os princípios morais; ...
www.casadobruxo.com.br/textos/magia80.htm - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Por ser o contexto coloquial. Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5antigas/das primeiras civilizações
Mariana Moreira
5 +2(civilizações) primevas
rhandler
5 +1civilizações primitivas
Clauwolf
4as primeiras culturas ou civilizacoes
María-Teresa Araneda


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
antigas/das primeiras civilizações


Explanation:
Seria a minha opção

:)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 10

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elisabete Coutinho
2 mins
  -> Obrigada, Coutinho

agree  Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado
6 mins
  -> Obrigada, Manuel

agree  Maria Fandiño
1 hr
  -> Obrigada, Maria

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigada, Humberto

agree  Cristina Santos
5 hrs
  -> Obrigada, Cristina

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
(civilizações) primevas


Explanation:
Que o Aurélio assim define:

primevo
[Do lat. primaevu.]
Adj.
1. Relativo aos tempos primitivos: &
2. Antigo, primitivo: &



Alguns exemplos para a expressão:

Filthy McNasty: October 2006 Archives
Comparada à média das civilizações primevas, a dos sumérios não era nem de longe das mais perebentas –não tinha faraó maluco mandando arrastar pedra deserto ...
http://filthymac.wunderblogs.com/archives/2006_10.html

O Surpreendente Fio da Meada - II
E certamente esses antigos registros descreviam pormenorizadamente as terras das civilizações primevas e das suas colônias desaparecidas, bem como as rotas ...
www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id197.htm

Usina de Letras
Não há como pensar como as "pessoas normais", aquelas que acham mais fácil aceitar o que as civilizações primevas estabeleceram como verdade em lugar de ...
www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=33197&cat=A...

Olhando o Céu
Por exemplo, o xamanismo (hoje tão em moda, não obstante obsoleto), existente nas civilizações primevas (e ainda povos menos evoluídos exercem) baseado no ...
http://fundacaomaitreya.com/artigo.php?ida=349


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes: Caramba...em cheio Rhandler!
3 hrs
  -> Obrigado, Henrique, tenha uma boa semana!

agree  Marcelo Fogaccia: em um contexto mais técnico
20 hrs
  -> Obrigado, Marcelo!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
as primeiras culturas ou civilizacoes


Explanation:
Sao as culturas mais antigas e ao mesmo tempo as primeiras.

María-Teresa Araneda
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
civilizações primitivas


Explanation:
:)
As civilizações primitivas buscavam uma forma amigável de solução imparcial através de árbitros (pessoas de confiança mútua em que as partes se louvavam ...
www.inpecon.com.br/arbitragem.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

fogo e metalurgiaOs metais foram muito importantes na evolução das civilizações primitivas, e a prática da metalurgia resultou em uma enorme riqueza de informações sobre as ...
www.cliquequimica.com.br/primeiras_noticias_fogo_metalurgia... - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

Mito, Rito e ReligiãoNas civilizações primitivas, o mito desempenha uma função indispensável: ele exprime, exalta e codifica a crença; salvaguarda e impõe os princípios morais; ...
www.casadobruxo.com.br/textos/magia80.htm - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso


Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Por ser o contexto coloquial. Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: em um contexto mais coloquial
16 hrs
  -> obrigado




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search