ombú

Portuguese translation: bela-sombra

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:ombú
Portuguese translation:bela-sombra
Entered by: Marcelo Lino

13:33 May 1, 2009
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Agriculture / árbol
Spanish term or phrase: ombú
Alguien saber como se dice ombú en portugués?
Es un Árbol de América meridional de la familia de las fitolacáceas,con la corteza gruesa y blanda,copa densa,hojas alternas,elípticas,con pecíolos largos y flores en racimos más largos que las hojas.
♦ pl. ombús u ombúes.
jaquifeld
Argentina
bela-sombra
Explanation:
Phytolacca dioica (L.)
É chamada no Brasil de bela-sombra, caruru-guaçu, fruta-de-pomba, tintureira, ceboleira ou cebolão.
Também é chamada de ombu ou umbu, mas eu sugiro outros nomes, pois estes, eventualmente, provocam a confusão aqui presente: há a árvore umbu (P. dioica) e o umbu, fruto do umbuzeiro (Spondias tuberosa), fruta tropical importante no Brasil.

Referências:
http://www.liberherbarum.com/Minor/BZ/Pn8518.htm
http://frutasraras.sites.uol.com.br/phytolaccadioica.htm
http://www.ibot.sp.gov.br/EspeciesArboreasNativas/especies_p...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ombu





--------------------------------------------------
Note added at 1 dia49 mins (2009-05-02 14:22:30 GMT)
--------------------------------------------------

Phytolacca dioica em alguns outros idiomas:
Inglês: Umbra tree (http://www.tutorgig.com/d/umbra)
Italiano: bella ombra (http://www.ptua.eu/nunes2.php)
Francês: belombra (http://fr.wikipedia.org/wiki/Phytolacca_dioica)
Selected response from:

Marcelo Lino
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos por suas respostas. Até a próxima. Jaquelina
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6Ombu, umbu
Sueli Moura
5 +1bela-sombra
Marcelo Lino
4 +2umbuzeiro
Teresa Borges


Discussion entries: 6





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
Ombu, umbu


Explanation:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ombú

Aurélio: umbu
1. V. imbu (1).
2. Árvore (Phytolacca dioica) da família das fitolacáceas, de grande copa e folhagem densa, grandes folhas alternas simples, glabras, flores apétalas, róseas, em racemos, e frutos bacáceos, roxos, dispostos em espigas.

Sueli Moura
Germany
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Muchas gracias


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Wilson David Vázquez Aguirre
2 mins

agree  Alejandra Vuotto
9 mins

agree  Artur Jorge Martins
5 hrs

agree  Maria Fandiño
7 hrs

agree  Veronica Colasanto
20 hrs

agree  imatahan
1 day 6 hrs

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
umbuzeiro


Explanation:
Em PT(pt), mas confirmei que em PT(br) tb. se diz assim...

Example sentence(s):
  • O umbuzeiro ou imbuzeiro, Spondias tuberosa, L., Dicotyledoneae, Anacardiaceae, é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro;

    Reference: http://www.seagri.ba.gov.br/revista/rev_1198/umbu.htm
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Muchas gracias


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: ou imbuzeiro, é a árvore, como pergutam.
2 hrs
  -> Obrigada

agree  Artur Jorge Martins
5 hrs
  -> Obrigada

43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bela-sombra


Explanation:
Phytolacca dioica (L.)
É chamada no Brasil de bela-sombra, caruru-guaçu, fruta-de-pomba, tintureira, ceboleira ou cebolão.
Também é chamada de ombu ou umbu, mas eu sugiro outros nomes, pois estes, eventualmente, provocam a confusão aqui presente: há a árvore umbu (P. dioica) e o umbu, fruto do umbuzeiro (Spondias tuberosa), fruta tropical importante no Brasil.

Referências:
http://www.liberherbarum.com/Minor/BZ/Pn8518.htm
http://frutasraras.sites.uol.com.br/phytolaccadioica.htm
http://www.ibot.sp.gov.br/EspeciesArboreasNativas/especies_p...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ombu





--------------------------------------------------
Note added at 1 dia49 mins (2009-05-02 14:22:30 GMT)
--------------------------------------------------

Phytolacca dioica em alguns outros idiomas:
Inglês: Umbra tree (http://www.tutorgig.com/d/umbra)
Italiano: bella ombra (http://www.ptua.eu/nunes2.php)
Francês: belombra (http://fr.wikipedia.org/wiki/Phytolacca_dioica)

Marcelo Lino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos por suas respostas. Até a próxima. Jaquelina

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ioná
1 hr
  -> Obrigado, Ioná!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search