passadeira

Portuguese translation: ver em baixo

14:05 Jun 6, 2014
Portuguese language (monolingual) [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / António Lobo Antunes, Memória de elefante
Portuguese term or phrase: passadeira
O protagonista e um amigo dele estão num restaurante ou centro comercial, ou não sei que lugar que parece ficar na rua Marquês da Fronteira (Lisboa), frente à prisão e chama-se Galerias. São os anos 70 do século passado. O autor descreve o aspecto interior da sala. Não consigo imaginar essas lámpadas nem entender o que quer dizer passadeira neste caso.

Contexto:

Tinham abandonado o almirante a assoar-se tumultuosamente à vela do lenço e escolhido o andar do meio, que o médico preferia pela tonalidade de incubadora da luz, lâmpadas escondidas em tubos de passadeira de latão. As pessoas comiam ombro a ombro como os apóstolos na Última Ceia e do outro lado das ferraduras dos balcões os empregados agitavam-se num frenesim de insetos, fardados de branco, comandados por um tipo à paisana de mãos atrás das costas que recordou ao psiquiatra os fiscais das obras a assistirem de palito nos dentes ao esforço de galés dos operários: nunca entendera a razão de ser dessas criaturas autoritárias e silenciosas observando o trabalho dos outros com pupilas de goraz, encostados a gigantescos Mercedes azul cueca.
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Selected answer:ver em baixo
Explanation:
são um modelo de candeeiros antigos, está aqui a imagem de um exemplo:

https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&so...

essa passadeira era a estrutura que muitas vezes feita de latão

Espero que ajude
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
muito obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



SUMMARY OF ALL EXPLANATIONS PROVIDED
4ver em baixo
Mariana Moreira
4Caminho de mesa ..Trilho De Mesa
airmailrpl


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Caminho de mesa ..Trilho De Mesa


Explanation:
passadeira => Caminho de mesa

Trilho De Mesa Em Crochê Em Alto Relevo, Lindíssimo ...
www.lista.mercadolivre.com.br/trilho-de-mesa-em-crochê-e...... this page
Trilho De Mesa (passadeira) De Crochê - Flores E Folhas · Trilho De Mesa ...

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ver em baixo


Explanation:
são um modelo de candeeiros antigos, está aqui a imagem de um exemplo:

https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&so...

essa passadeira era a estrutura que muitas vezes feita de latão

Espero que ajude

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 100
Grading comment
muito obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  airmailrpl: tem mais do que 400 imagens na sua referencia - qual ??
17 mins
  -> é a que abre, pelo menos aqui abriu apenas uma: http://www.1stdibs.com/furniture/lighting/sconces-wall-light...




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search