geratriz inferior/superior

English translation: upper/lower generating line

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:geratriz superior/inferior
English translation:upper/lower generating line
Entered by: rhandler

21:42 Feb 14, 2003
Portuguese to English translations [PRO]
Tech/Engineering / piping
Portuguese term or phrase: geratriz inferior/superior
As superfícies de revolução, em geometria, são geradas por linhas ou figuras. Assim, uma reta que se desloca paralelamente a ela própria, apoiando-se sobre um círculo, gera um cilindro. Tal reta é chamada de "geratriz" do cilindro.

Como se diz "geratriz" em inglês?

Para se referir às linhas mais baixa e mais alta de um tubo cilíndrico horizontal, paralelas à sua linha de centro (center line), usam-se as expressões "geratriz inferior" e "geratriz superior" do tubo, fazendo a analogia com o cilindro. Como se diz isto em inglês (as duas expressões)? Lembro-me que a "geratriz superior" poderia chamar-se "pipe invert".
rhandler
top/bottom generating line
Explanation:
me parece ser isso
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Muito obrigado a todos os que responderam, especialmente Robcav e Forna, pois o glossário usará um pouco de cada resposta. "Generating line of pipe" teve diversos hits no Google, enquanto "generatrix of pipe", com esse significado, só teve um hit, de um site russo. Assim, atribuo os pontos ao Robcav, pela expressão "generating line", mais utilizada. Mas, ao fim e ao cabo, os termos que eu conhecia (de 35 anos atrás, quando estudei engenharia sanitária nos EUA)e acabei redescobrindo, eram "invert" (geratriz inferior) e "culvert" (geratriz superior), muito usados em redes de esgotamento sanitário e pluvial.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2upper/lower generatrix
Forna (X)
4top/bottom generating line
Roberto Cavalcanti
3Generating poor/excellent
Sergey Strakhov


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Generating poor/excellent


Explanation:
Quelle for the term "geratriz":
http://europa.eu.int/comm/eurostat/research/index.htm?

Sergey Strakhov
Native speaker of: Native in RussianRussian, Native in UkrainianUkrainian
PRO pts in pair: 8

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
top/bottom generating line


Explanation:
me parece ser isso

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 309
Grading comment
Muito obrigado a todos os que responderam, especialmente Robcav e Forna, pois o glossário usará um pouco de cada resposta. "Generating line of pipe" teve diversos hits no Google, enquanto "generatrix of pipe", com esse significado, só teve um hit, de um site russo. Assim, atribuo os pontos ao Robcav, pela expressão "generating line", mais utilizada. Mas, ao fim e ao cabo, os termos que eu conhecia (de 35 anos atrás, quando estudei engenharia sanitária nos EUA)e acabei redescobrindo, eram "invert" (geratriz inferior) e "culvert" (geratriz superior), muito usados em redes de esgotamento sanitário e pluvial.

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
upper/lower generatrix


Explanation:
Forna

--------------------------------------------------
Note added at 2003-02-14 21:56:41 (GMT)
--------------------------------------------------

Promising inventions of Russian Federation. Database. - [
... 0.2 m lower relative to underground water level from lower or upper generatrix of pipe ... technological pipe lines of compressor and pump station piping systems ...
www.ntatm.ru/Eng/basa.html - 101k

Forna (X)
PRO pts in pair: 150

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  T o b i a s: e.g. http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=6&ved=0CDcQFjAF...
2732 days

agree  Cipriana Leme: I only found this term in relation to pipes. Did not find generating lhttps://en.wikipedia.org/wiki/Generatrixine anywhere. Another option is Generator.
5684 days




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search