emboque

English translation: portal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:emboque
English translation:portal
Entered by: rhandler

13:04 Jun 17, 2004
Portuguese to English translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / Tunnel construction
Portuguese term or phrase: emboque
Deve ser prevista também a recarga da rocha escavada nos emboques e seu transporte para bota fora definitivo. (construção de túnel)
rhandler
portal
Explanation:
emboque de túnel = portal of a tunnel

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-06-17 13:17:40 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser também \"tunnel entrance\"
Selected response from:

Clarice Ferreira
Brazil
Grading comment
Descobri que estava vertendo ao inglês uma tradução de original em inglês, e lá o termo usado era "portal". Obrigado pela sua colaboração, e também ao airmailrpl, cuja resposta eu teria escolhido se não fosse pela razão mencionada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3tunnel entrances
airmailrpl
5 +2portal
Clarice Ferreira
3narrow passages
Clauwolf


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
tunnel entrances


Explanation:
emboque
s.m. (1713 cf. RB) 1 ato ou efeito de embocar; embocamento, emboca 2 MOÇ (Quelimane) embarque ou travessia por água 3 passagem de algo por uma parte estreita v s.2g. B N.E. infrm. 4 indivíduo que entra em festas, cinemas etc. sem convite nem bilhete ¤ etim regr. de embocar; ver boc(a)- ¤ hom emboque(fl.embocar)

embocadura
s.f. (1673 cf. CavAlv) ato ou efeito de embocar 1 peça de metal do freio que entra pela boca das cavalgaduras 2 p.ext. hip maneira como se comporta a cavalgadura arreada <animal de boa e.> 3 mús em instrumentos de sopro, maneira como se posicionam os lábios quando se sopra 4 ocn m.q. boca ('foz') 5 p.ext. entrada de rua, avenida, estrada etc. 6 fig. inclinação especial para alguma atividade; bossa, queda, tendência <tem e. para a dança> ¤ etim rad. de embocado, part. de embocar, + -ura; ver boc(a)- ¤ sin/var ver sinonímia de foz ¤ ant desembocadura



airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 341

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Javier Ramos
12 mins
  -> agradeço

agree  António Ribeiro
11 hrs
  -> agradeço

agree  Henrique Magalhaes
19 hrs
  -> agradeço

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
portal


Explanation:
emboque de túnel = portal of a tunnel

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2004-06-17 13:17:40 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser também \"tunnel entrance\"

Clarice Ferreira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Descobri que estava vertendo ao inglês uma tradução de original em inglês, e lá o termo usado era "portal". Obrigado pela sua colaboração, e também ao airmailrpl, cuja resposta eu teria escolhido se não fosse pela razão mencionada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: tunnel entrance
8 mins

agree  CMJ_Trans (X): or even "mouth of the tunnel"
46 mins

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
narrow passages


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 29 mins (2004-06-17 14:34:03 GMT)
--------------------------------------------------

Do Aurélio:
Emboque =
2. Passagem duma coisa por alguma parte estreita.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 151




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search