échoguidage

Portuguese translation: monitoração/monitorização por ecografia/ultra-sons/ultrassonografia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:échoguidage
Portuguese translation:monitoração/monitorização por ecografia/ultra-sons/ultrassonografia
Entered by: Linda Miranda

12:30 Apr 29, 2016
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Other / Medicine
French term or phrase: échoguidage
Il s'agit d'une liste de mots, sans plus contexte. Merci pour votre aide !
Edna Almeida
Portugal
monitoração por ecografia/ultra-sons
Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 14 minutos (2016-04-29 12:44:52 GMT)
--------------------------------------------------

Pode dizer-se também "monitorização", ou "controlo/controle".
Selected response from:

Linda Miranda
Portugal
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1monitoração por ecografia/ultra-sons
Linda Miranda
4punção ou biopsia guiada por ecografia/punção ou biopsia ecoguiada
expressisverbis
3ultrassom
Helena Grahn


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ultrassom


Explanation:
por orientação de ultrassom
por ultrassom

sem mais contexto, fica difícil

Helena Grahn
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Obrigada.


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
monitoração por ecografia/ultra-sons


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 14 minutos (2016-04-29 12:44:52 GMT)
--------------------------------------------------

Pode dizer-se também "monitorização", ou "controlo/controle".

Linda Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: ou por ultrassonografia...
12 mins
  -> Obrigada, Teresa! Sem dúvida, essa é ainda outra opção.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
punção ou biopsia guiada por ecografia/punção ou biopsia ecoguiada


Explanation:
échoguidage masculin
1.Action d'échoguider, résultat de cette action. La ponction-drainage s'est effectuée sous échoguidage.
La ponction pleurale se fait plus fiablement et à moindre risque sous échoguidage puisque l'échographie permet de guider l'aiguille dans un épanchement de moins de 5-10 mm d'épaisseur.
https://fr.wiktionary.org/wiki/échoguidage

Punção e Biópsia Estereotáxicas e Guiadas por Ecografia (Citologia com agulha fina, Biópsia com pistola, Marcação com Arpão).

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/10957/1/Tese Me...

Posso dizer-lhe que já "experimentei" isso tudo indicado acima... a marcação com arpão é o melhor que há...
É um exame citológico que é conduzido ou guiado por ecografia, técnica utilizada em exame ou preparação para cirurgia (na biopsia com arpão, uma espécie de arame fino inserido no seio para localizar ou delimitar um tumor, é utiizado o mamógrafo).

Como não sabemos o tipo de exame, penso que poderá traduzir por:

"técnica ou citologia ecoguiada".

PS: Já agora, não elimine a pergunta como o fez da última vez (a resposta foi-lhe dada em discussão nessa altura e, que eu saiba, até a ajudou).
Eliminar uma pergunta sem sequer agradecer, é frustrante para quem quer ajudar. Obrigada pela atenção.




expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Notes to answerer
Asker: Obrigada.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search