https://wiki.proz.com/kudoz/french-to-portuguese/medical-general/6164726-but%C3%A9e-sur.html

butée sur

Portuguese translation: enxerto ósseo no acetábulo displásico/enxerto ósseo acetabular displásico

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:butée sur cotyle dysplasique
Portuguese translation:enxerto ósseo no acetábulo displásico/enxerto ósseo acetabular displásico
Entered by: Diana Salama

20:17 Jul 29, 2016
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Relatório sobre intervenção cirúrgica - Prótese
French term or phrase: butée sur
Contexto:
Coxarthrose secondaire droite après butée sur cotyle dysplasique

Traduzi:
OSTEOARTRITE DO QUADRIL SECUNDÁRIA DIREITA APÓS (IMPULSO SOBRE?) ACETÁBULO DISPLÁSICO

Acho que 'Impulso' sobre... não é adequado.
Diana Salama
enxerto ósseo no acetábulo displásico/enxerto ósseo acetabular displásico
Explanation:
http://www.larousse.fr/encyclopedie/medical/butée/11704

Incorporação do enxerto no teto acetabular e osteotomia femoral. Acrescentamos a fixação do enxerto da cabeça femoral no acetábulo com placa do tipo Allis, que contribui para maior resistência do sistema, e a cerclagem com fio de aço no enxerto ósseo junto à osteotomia subtrocantérica, que diminui o risco de pseudoartrose.
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0102361613...

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4511771/

Penso que seja isto.
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Muito obrigada, Sandra e Luís! Ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3ancoragem no
Luís Hernan Mendoza
3enxerto ósseo no acetábulo displásico/enxerto ósseo acetabular displásico
expressisverbis


Discussion entries: 2





  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
enxerto ósseo no acetábulo displásico/enxerto ósseo acetabular displásico


Explanation:
http://www.larousse.fr/encyclopedie/medical/butée/11704

Incorporação do enxerto no teto acetabular e osteotomia femoral. Acrescentamos a fixação do enxerto da cabeça femoral no acetábulo com placa do tipo Allis, que contribui para maior resistência do sistema, e a cerclagem com fio de aço no enxerto ósseo junto à osteotomia subtrocantérica, que diminui o risco de pseudoartrose.
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0102361613...

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4511771/

Penso que seja isto.

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada, Sandra e Luís! Ajudaram!

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ancoragem no


Explanation:
Sugestão de formulação, considerando "ancoragem" como termo capaz de dar a noção de "butée" considerada abaixo.

Coxartrose/Osteoartrite do quadril/Artrose do quadril secundária, após ancoragem no acetábulo displásico


1. REFERÊNCIAS PARA O INÍCIO DA EXPRESSÃO:

coxarthrose

Anglais
Subject field(s)
Bones and Joints
coxarthrosis
CORRECT
DEF
Arthrosis of the hip joint.

Français
Domaine(s)
Os et articulations
coxarthrose
CORRECT, FÉM
coxarthrie
CORRECT, FÉM
morbus coxae senilis
CORRECT
DEF
Arthrose de la hanche.

http://www.btb.termiumplus.gc.ca/tpv2alpha/alpha-fra.html?la...

=> No mesmo sentido do que já foi dito, considero essas possibilidades como válidas:
"Coxartrose" => Aproximadamente 8.620 resultados (0,22 segundos)
"Osteoartrite do quadril" => Aproximadamente 7.640 resultados (0,27 segundos) com as devidas haspas no google.com.br
"Artrose do quadril" => Aproximadamente 5.940 resultados (0,22 segundos) com as devidas haspas no google.com.br

=================================================

2. REFERÊNCIAS PARA A CONTINUAÇÃO DA EXPRESSÃO:

butée

Anglais
stop
CORRECT
CONT
Plastic AFOs [ankle foot orthoses] appear to be more common than the metal type for treating CMT [Charcot-Marie-Tooth disease]. Plastic AFOs can be made rigid (unbending), or with a hinge at the ankle. The hinge can allow for both free plantarflexion (downward motion) and free dorsiflexion motion (upward motion). Alternatively, hinged AFOs can be made that allow free dorsiflection motion but prevent plantarflexion motion by incorporating a stop in the brace.
CONT
90º plantarflexion stop night orthosis

Français
Domaine(s)
Orthèses

butée
CORRECT, FÉM
CONT
orthèse de nuit à butée à 90º limitant la flexion plantaire

http://www.btb.termiumplus.gc.ca/tpv2alpha/alpha-fra.html?la...

órtese
n substantivo feminino
Rubrica: medicina.
qualquer aparelho externo us. para imobilizar ou auxiliar os movimentos dos membros ou da coluna vertebral
[Fonte: Houaiss]

=> No mesmo sentido do que já foi dito, "acetábulo displásico":

https://traumatologiaeortopedia.com.br/kb.php?mode=article&k...
http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=2206&idioma=Portu...
http://www.drrosito.com.br/stories/artigos_pdf/Como-Trato_Os...

(todos os grifos são meus)

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: