frottis cervicaux

Portuguese translation: esfregaços cervicais

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:frottis cervicaux
Portuguese translation:esfregaços cervicais
Entered by: Ivana de Sousa Santos

01:02 Aug 18, 2007
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
French term or phrase: frottis cervicaux
O IATE refere que "frottis cervical de dépistage" é uma Biópsia de Ayre, mas no caso do meu texto, um relatório médico, o exame tem como título apenas "frottis cervicaux" e o relatório começa com "Le prélèvement exocervical est constitué de cellules épithéliales..."

Ao pesquisar no google parece-me que "frottis cervicaux" é uma "citologia" mas também me aparece "cytologie" no texto.

Alguma sugestão, SFF? :)
Ivana de Sousa Santos
Portugal
esfregaços cervicais
Explanation:
Se quer usar uma expressão diferente de citologia, parece-me que pode dizer esfregaço cervical ou do colo do útero, já que "cervical" se refere ao colo do útero.

Alguns exemplos:
Após a colheita da secreção do fundo de saco vaginal (que deve ser esfregada rapidamente e de maneira uniforme em metade da lâmina- método convencional), usar a ponta irregular da espátula de Ayre (com parte mais alta no orifício cervical externo) ou a escova e rodar em toda a extensão da mucosa cervical de maneira delicada para evitar sangramento. De seguida, esfregar o material obtido na metade restante da lâmina, em sentido perpendicular ao esfregaço colhido no fundo de saco.

Se necessário perfil endócrino, esfregaço do colo do útero (citologia e microbiologia)
Selected response from:

paula cruz
Grading comment
Obrigada. :0)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4esfregaços cervicais
paula cruz
4raspados cervicais
Martine COTTARD


  

Answers


38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
esfregaços cervicais


Explanation:
Se quer usar uma expressão diferente de citologia, parece-me que pode dizer esfregaço cervical ou do colo do útero, já que "cervical" se refere ao colo do útero.

Alguns exemplos:
Após a colheita da secreção do fundo de saco vaginal (que deve ser esfregada rapidamente e de maneira uniforme em metade da lâmina- método convencional), usar a ponta irregular da espátula de Ayre (com parte mais alta no orifício cervical externo) ou a escova e rodar em toda a extensão da mucosa cervical de maneira delicada para evitar sangramento. De seguida, esfregar o material obtido na metade restante da lâmina, em sentido perpendicular ao esfregaço colhido no fundo de saco.

Se necessário perfil endócrino, esfregaço do colo do útero (citologia e microbiologia)


paula cruz
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada. :0)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lota Moncada
35 mins
  -> Obrigada.

agree  cristina estanislau
11 hrs
  -> Obrigada

agree  Joana Simão
14 hrs
  -> Obrigada.

agree  Cristina Santos
21 hrs
  -> Obrigada.

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
raspados cervicais


Explanation:
Creio que é a expressão utilizada.

Martine COTTARD
Portugal
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 14




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search