faire don de sa vie

Portuguese translation: fazer pela vida

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:faire don de sa vie
Portuguese translation:fazer pela vida
Entered by: Carla Lopes

22:54 Feb 2, 2020
French to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Idioms / Maxims / Sayings
French term or phrase: faire don de sa vie
collocation: faire don de sa vie
Carla Lopes
Portugal
fazer pela vida
Explanation:
Mais um sentido:

No sentido de se dedicar totalmente, de se esforçar na vida por alguém ou por uma causa:

fazer por
esforçar-se
Ele fez pela vida e teve sucesso.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/fazer...

b) Action de se dévouer entièrement à une personne ou à une cause.
https://www.cnrtl.fr/definition/don


--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2020-02-03 22:34:34 GMT)
--------------------------------------------------

« Faire don de qqch » :

https://www.infopedia.pt/dicionarios/frances-portugues/don#f... don de
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5dar a vida
Isabel Avelino
4dar a sua vida
Emiliano Pantoja
4sacrificar os seus próprios interesses
Teresa Borges
3fazer pela vida
expressisverbis


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dar a sua vida


Explanation:
.

Emiliano Pantoja
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
dar a vida


Explanation:
dar a vida muito simplesmente

Isabel Avelino
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sacrificar os seus próprios interesses


Explanation:
Dependendo do contexto, também pode ter este sentido...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

23 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fazer pela vida


Explanation:
Mais um sentido:

No sentido de se dedicar totalmente, de se esforçar na vida por alguém ou por uma causa:

fazer por
esforçar-se
Ele fez pela vida e teve sucesso.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/fazer...

b) Action de se dévouer entièrement à une personne ou à une cause.
https://www.cnrtl.fr/definition/don


--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs (2020-02-03 22:34:34 GMT)
--------------------------------------------------

« Faire don de qqch » :

https://www.infopedia.pt/dicionarios/frances-portugues/don#f... don de

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search