PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

"Il n'y a pas de bon vent pour marin qui ne sait où il va ".

Portuguese translation: Para barco sem rumo não há vento favorável / Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:"Il n'y a pas de bon vent pour marin qui ne sait où il va ".
Portuguese translation:Para barco sem rumo não há vento favorável / Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável
Entered by: Gil Costa

13:35 Jan 18, 2015
French to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Idioms / Maxims / Sayings
French term or phrase: "Il n'y a pas de bon vent pour marin qui ne sait où il va ".
Proverbe d'introduction d'un document de ressources humaines
Nathalie Tomaz
France
Para barco sem rumo não há vento favorável / Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável
Explanation:
Mais duas alternativas.

http://sonho_realidade.blogs.sapo.pt/quando-se-navega-sem-de...

http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/detalhe/para-barco-sem-rum...
Selected response from:

Gil Costa
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4Para barco sem rumo não há vento favorável / Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável
Gil Costa
5 +1Abaixo
Giselle Unti
4 +1Não existe caminho para quem não sabe onde quer ir.
Francisco Jose Fernandes
3 +1Quem vai para o mar, avia-se em terra.
Ana Vozone
4Quando não se conhece o rumo, não se tem vento a favor.
Carlos Alonso


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Não existe caminho para quem não sabe onde quer ir.


Explanation:
Sugestão

Francisco Jose Fernandes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Celina Xavier de Mendonça: eu escreveria "..........para onde quer ir"
48 mins
  -> Obrigado, Celina. É uma boa sugestão que a Nathalie pode usar.

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Abaixo


Explanation:
Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir

Giselle Unti
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vitor Pinteus: vd discussion.
1 hr
  -> obrigada

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Quem vai para o mar, avia-se em terra.


Explanation:
No sentido de que a pessoa tem de se preparar antes de fazer o que quer que seja...

Encontrei outro provérbio, também de alguma maneira relacionado:

http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=93741


Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Também dizia assim, pois tem tudo a ver.
4 hrs
  -> Obrigada, expressisverbis!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Quando não se conhece o rumo, não se tem vento a favor.


Explanation:
ou
Sem ter determinado um rumo, não importam os bons ventos.

Carlos Alonso
Brazil
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
Para barco sem rumo não há vento favorável / Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável


Explanation:
Mais duas alternativas.

http://sonho_realidade.blogs.sapo.pt/quando-se-navega-sem-de...

http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/detalhe/para-barco-sem-rum...

Gil Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Stephania Matousek
15 hrs
  -> Obrigado, Stephania!

agree  Lidia Saragaço
1 day 13 hrs
  -> Obrigado, Lídia!

agree  Spiridon: yes
2 days 14 hrs
  -> Merci !

agree  Danik 2014
9 days
  -> Obrigado!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search