On n'est jamais si bien servi que par soi-même!

Portuguese translation: Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:On n\'est jamais si bien servi que par soi-même!
Portuguese translation:Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo
Entered by: Stephania Matousek

13:26 Dec 10, 2014
French to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Idioms / Maxims / Sayings
French term or phrase: On n'est jamais si bien servi que par soi-même!
On n'est jamais si bien servi que par soi-même! - o sentido é claro, e o ditado é bem conhecido em francês...

Qual o equivalente em PT-BR?
Stephania Matousek
France
Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo
Explanation:
Sug.
Selected response from:

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5Quem quer, faz; quem não quer, manda.
Celina Xavier de Mendonça
3 +5Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo
Luís Hernan Mendoza
4 +2Do amigo não esperes aquilo que tu puderes
Teresa Borges
4 +2Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo.
Gil Costa


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo


Explanation:
Sug.

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gil Costa
3 mins

agree  Francisco Jose Fernandes
16 mins

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
33 mins

agree  expressisverbis
52 mins

agree  Spiridon: Sim
20 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
Quem quer, faz; quem não quer, manda.


Explanation:
O significado é o mesmo do do ditado em Francês. O "quem não quer, manda" significa: manda fazer.

Celina Xavier de Mendonça
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Linda Miranda
12 mins

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Em PTBR, acho que é a expressão mais comum.
33 mins

agree  Isabelle Magalhães
38 mins

agree  expressisverbis: Penso que dizemos por cá: "quem quer vai, quem não quer manda"
51 mins

agree  Mafalda d'Orey de Faria
2 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Se queres ser bem servido, serve-te a ti mesmo.


Explanation:
Em PT-PT diria assim.
Penso que em PT-BR também se diz.

Gil Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
31 mins
  -> Obrigado.

agree  expressisverbis
50 mins
  -> Obrigado.

51 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Do amigo não esperes aquilo que tu puderes


Explanation:
Diria assim em PT(pt) com base naquilo que diz o Dicionário de Provérbios...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
8 mins
  -> Obrigada!

agree  Gil Costa: Também gosto.
14 mins
  -> Obrigada, Gil!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search