https://wiki.proz.com/kudoz/french-to-portuguese/certificates-diplomas-licenses-cvs/3537995-en-3%C3%A8me-en-4%C3%A8me.html

En 3ème... En 4ème...

Portuguese translation: voir ci-dessous

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:En 3ème... En 4ème...
Portuguese translation:voir ci-dessous
Entered by: Carla Lopes

16:08 Nov 5, 2009
French to Portuguese translations [PRO]
Certificates, Diplomas, Licenses, CVs / ATTESTATION DE SCOLARITÉ
French term or phrase: En 3ème... En 4ème...
Année Scolaire 2005/2006 En 3ème Division 3E
Année Scolaire 2004/2005 En 4ème Division 3F
Année Scolaire 2003/2004 En 5ème
Carla Lopes
Portugal
voir ci-dessous
Explanation:
Em França, o "collège" (o correspondente, em Portugal ao 3º ciclo do ensino Básico), tem uma duração de 4 anos: 6 ème, 5 ème, 4 ème e 3 ème. A 6 ème corresponde ao 6º ano (embora, em Portugal, este ano de escolaridade pertença ao 2º ciclo), a 5ème ao 7º ano, a 4 ème ao 8º ano e a 3ème ao 9º ano. Pelo que percebo, o aluno em questão tem 5 ano no currículo porque ficou reprovado um ano na 3ème.

Ver: http://www.sg.min-edu.pt/docs/portaria_699_2006.pdf
Selected response from:

Gil Costa
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +23ème = 9° ano, 4ème = 8° ano
Nathalie Tomaz
5No primeiro ano...
Fernando Guerra
4voir ci-dessous
Gil Costa


Discussion entries: 1





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
3ème = 9° ano, 4ème = 8° ano


Explanation:
é o que eu diria

Nathalie Tomaz
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Mas o curso em questão são 5 anos ao todo...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Constantinos Faridis (X): traduction ou explication de l'equivalence___????
4 mins

agree  Nicole Viegas
14 mins

agree  Isabel Gamito
3 days 19 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
voir ci-dessous


Explanation:
Em França, o "collège" (o correspondente, em Portugal ao 3º ciclo do ensino Básico), tem uma duração de 4 anos: 6 ème, 5 ème, 4 ème e 3 ème. A 6 ème corresponde ao 6º ano (embora, em Portugal, este ano de escolaridade pertença ao 2º ciclo), a 5ème ao 7º ano, a 4 ème ao 8º ano e a 3ème ao 9º ano. Pelo que percebo, o aluno em questão tem 5 ano no currículo porque ficou reprovado um ano na 3ème.

Ver: http://www.sg.min-edu.pt/docs/portaria_699_2006.pdf

Gil Costa
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!
Notes to answerer
Asker: EXCELENTE! Era mesmo isto que precisava de saber! Obrigada, Gil!


6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
No primeiro ano...


Explanation:
Olha, no Brasil, é diferente. Eu estudei 11 anos na EFB (Escola Francesa de Brasília) ou LFM: Lycée François Mitterrand e já traduzi mais de 30 processos de equivalência, e todos foram aprovados.

A 3ème equivale ao primeiro ano do ensino médio. E é a partir dessa turma que se traduzem os boletins trimestrais. (3ème, 2nde, 1ère e Terminale)
Fica então sendo: 3ème - Primeiro ano ; 2nde - Segundo ano ; Première - Terceiro ano ; e Tale - Quarto ano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_secundário

Fernando Guerra
France
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Fernando! Eu preciso para PT-PT, mas acho importante a sua resposta para futura consulta de colegas que precisem para PT-BR.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: