rail exchange yard

Portuguese translation: Pátio de manobras

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rail exchange yard
Portuguese translation:Pátio de manobras
Entered by: Cesar Silva (X)

16:26 Jun 8, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Transport / Transportation / Shipping / General
English term or phrase: rail exchange yard
Este termo surge num texto de apresentação de um projecto de via férrea única para transporte de mercadorias, na seguinte frase:

The project includes the development of the port, to consist of a berthing facility, a rail exchange yard and an area to facilitate stockpiling of the bulk commodity.

Alguém me poderia dar uma boa definição e tradução para português deste termo?

Obrigado antecipadamente.
Pedro Coral Costa
Pátio de manobras
Explanation:
PT-BR,
Costumava ouvir esse termo com relação aos trens/metrôs de São Paulo.

"Vai ser o segundo maior pátio de manobras do metrô. Só é menor do que o pátio de Itaquera", disse o governador."

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=22...

Selected response from:

Cesar Silva (X)
Brazil
Grading comment
De facto, vim a confirmar ser este este o termo empregue pelo legislador angolano no contexto do documento que eu traduzi. Assim, recomendo este termo para português de Angola.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Pátio de manobras
Cesar Silva (X)
4 +1estação de triagem e manobras/gare de triagem
Nick Taylor
4parque de manobras (de comboios)
Teresa Borges
4trecho de desvio (mudança) de linha
Francisco Jose Fernandes
4parque de comutação de linhas/trilhos ferroviários
Leonor Machado


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trecho de desvio (mudança) de linha


Explanation:
Sendo linha única é necessário o desvio para a circulação das várias linhas de trens.

Francisco Jose Fernandes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parque de comutação de linhas/trilhos ferroviários


Explanation:
Diria assim

Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 90

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Pátio de manobras


Explanation:
PT-BR,
Costumava ouvir esse termo com relação aos trens/metrôs de São Paulo.

"Vai ser o segundo maior pátio de manobras do metrô. Só é menor do que o pátio de Itaquera", disse o governador."

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=22...



Cesar Silva (X)
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
De facto, vim a confirmar ser este este o termo empregue pelo legislador angolano no contexto do documento que eu traduzi. Assim, recomendo este termo para português de Angola.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
22 hrs
  -> obrigado

agree  Elcio Gomes: É o mais comum.
1 day 18 hrs
  -> obrigado Elcioebel

54 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estação de triagem e manobras/gare de triagem


Explanation:
estação de triagem e manobras/gare de triagem

--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2013-06-08 17:24:21 GMT)
--------------------------------------------------

Please add "Ferroviária"

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 99

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Acho bom para PT-PT.
17 mins
  -> thanks Marlene

neutral  Cesar Silva (X): não sei se a palavra "gare" é conhecida e usada em PT-BR
22 hrs
  -> I wouldnt know about that Cesar

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parque de manobras (de comboios)


Explanation:
Diria assim...

O Sinfb vai reunir com a Chefia do parque de manobras de Santa Apolónia.
www.sinfb.pt/doc/comunicados/refer/12102010.docx

Vancouver Skytrain: operação automática de um parque de manobras, sem pessoal no terreno;
http://www.transportesenegocios.com.pt/seminarios/Seminarios...

A inauguração da estação de Meleças (a norte do Cacém), que permitirá a criação de um novo parque de manobras de comboios e a ligação entre as linhas de Sintra e do Oeste, foi adiada por causa da confusão instalada após o encerramento do túnel do Rossio, na madrugada de sexta-feira.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=4661...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 136




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search