distressed T-shirts

Portuguese translation: camisetas "surradas"

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:distressed T-shirts
Portuguese translation:camisetas "surradas"
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

13:54 Jun 9, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Textiles / Clothing / Fashion / Empreendedorismo
English term or phrase: distressed T-shirts
Although Disney recently ended its licensing agreement with McDonald's, it has inked huge deals with clothing retailers to market its line of distressed T-shirts and sportswear featuring Disney characters.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
camisetas "surradas"
Explanation:
Concordo plenamente com a explicacao do Jonas, mas gostaria de sugerir algo diferente. Eu usaria "surradas" em parenteses.

Uma "distressed t-shirt" eh a camiseta que tem aparencia de antiga, como se imagem/foto estivesse descascando, velha de tanto usar.

Estao super em moda aqui nos EUA. Geralmente elas possuem uma imagem antiga. Pode ser um anuncio de revista ou propaganda antiga. Por exemplo, uma imagem antiga da Coca-cola toda descascada, quase que apagada de muita lavagem ou uso.



Veja os exemplos abaixo:

Revista Metrópole - Correio Popular - RAC
- [ Translate this page ]
Camisetas surradas combinadas com um par de óculos Chanel. ... o nosso conformismo por meio da roupa”, diz Herick Roxxxie, um dos fundadores do estilo. ...
www.cpopular.com.br/metropole/conteudo/mostra_noticia.asp?n... - 32k - Cached - Similar pages - Note this
!ObaOba - Especial: Indie
- [ Translate this page ]
Os jeans de cintura baixa e bem justos e as camisetas surradas também são característicos ... Do estilo Ray Ban às armações coloridas e lentes diferentes, ...
www.obaoba.com.br/especiais/indie/moda_indie.htm - 30k - Cached - Similar pages - Note this
ISTOÉ Gente
- [ Translate this page ]
Seu jeans preferido foi comprado no supermercado, coleciona camisetas bem surradas e se arrepende de ter desembolsado mais de US$ 2 mil numa bolsa Louis ...
www.terra.com.br/istoegente/309/estilo/estilo_pessoal.htm - 15k - Cached - Similar pages - Note this


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-06-09 16:21:29 GMT)
--------------------------------------------------

Aqui estah um exemplo de uma "distressed t-shirt" da Disney:
http://disneyshopping.go.com/webapp/wcs/stores/servlet/DSIPr...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-06-09 16:42:11 GMT)
--------------------------------------------------

O problema que tenho com "retro" eh que nem sempre um artigo de roupa retro tem a aparencia de usada/surrada que eh o ponto chave do termo "distressed".
Selected response from:

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Grading comment
Muito obrigada
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Camisetas estilo retrô
Jonas Teixeira (X)
3 +2camisetas encalhadas
Denise Miranda
5camisetas "surradas"
Sormane Fitzgerald Gomes
4camisetas retrô
Karin Gabardo
4camisetas fora de linha
Luciana Vozza
4camisetas retidas; camisetas sequestradas
Michael Powers (PhD)


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
distressed t-shirts
camisetas retidas; camisetas sequestradas


Explanation:
Mike :)

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2007-06-09 14:09:19 GMT)
--------------------------------------------------

dis·tress (dĭ-strĕs')
tr.v., -tressed, -tress·ing, -tress·es.
To cause strain, anxiety, or suffering to. See synonyms at trouble.
Law. To hold the property of (a person) against the payment of debts.




--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2007-06-09 14:10:42 GMT)
--------------------------------------------------

Tambén no diccionário jurídico de Chaves de Mello:

"distressed goods: bens retidos ou sequestrados"

"distressed sale: venda do bem retido ou sequestrado para satisfação do débito; liquidação"

Michael Powers (PhD)
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

54 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
distressed t-shirts
camisetas encalhadas


Explanation:
O sentido é este: eles têm um monte de camisetas prontas com os personagens da Disney estampados, mas o acordo terminou e as camisetas ficaram "encalhadas". Por isso vão vender por um preço baixo só para, talvez, cobrir o custo.
Não sei se a melhor tradução seria encalhadas, mas o sentido é este. Espero que ajude!
Michaelis:

distress merchandise
n Com. mercadoria a preço reduzido.

Executivo
distress merchandise
mercadoria de liquidação rápida. Mercadoria de preço bastante rebaixado para ser vendida com muita rapidez. Quase sempre esse recurso é usado para a obtenção de numerário, face a um aperto financeiro. O termo também pode ser usado para uma quantidade de mercadoria que um comerciante adquiriu de outro e a tem para revenda, ou a que precisa ter rotação rápida. (11) (88)
dis.tress
n 1 aflição, angústia, mágoa, pesar, embaraço. 2 desgraça, infortúnio. 3 pobreza, miséria, necessidade. 4 aperto, perigo, situação difícil ou perigosa.
en.ca.lhar
v. 1. Tr. ind. e intr. Náut. Fazer dar em seco (a embarcação). 2. Tr. ind. e intr. Náut. Tocar na praia ou em banco de areia. 3. Tr. ind. e intr. Parar. 4. Intr. Não encontrar comprador (a mercadoria).

Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pro-Trans
0 min
  -> Obrigada!

agree  Martim
1 hr
  -> Obrigada, Martim!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
distressed t-shirts
Camisetas estilo retrô


Explanation:
Nada tem a ver com preço ou sequestros. São as estampas que reproduzem motivos antigos. É como se o usuário já tivesse o artigo há muito tempo. No caso, essas aludidas camisetas devem estampar personagens tradicionais, antigos, criados por W. Disney.

Existem vários itens de vestuário, incluindo bolsas e sapatos, que reproduzem um "look" antigo.

Jonas Teixeira (X)
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jonathan Stitt: Google "distressed t-shirts" and you'll find dozens of examples
6 mins
  -> Valeu, man!

agree  Helena Grahn
59 mins
  -> Obrigado!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
distressed t-shirts
camisetas fora de linha


Explanation:
Uma sugestão.
Ficaria algo assim: (...) seus modelos de camisetas fora de linha; (...) sua série de camisetas fora linha de linha...
Bom trabalho!

Luciana Vozza
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
distressed t-shirts
camisetas retrô


Explanation:
sugestão
concordo c/ o Jonas, mas acho desnecessário usar o "estilo"; pela minha experiência (tb se vc pesquisar on-line), o termo "camiseta retrô" já é bastante usado.

Karin Gabardo
Brazil
Native speaker of: Portuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
distressed t-shirts
camisetas "surradas"


Explanation:
Concordo plenamente com a explicacao do Jonas, mas gostaria de sugerir algo diferente. Eu usaria "surradas" em parenteses.

Uma "distressed t-shirt" eh a camiseta que tem aparencia de antiga, como se imagem/foto estivesse descascando, velha de tanto usar.

Estao super em moda aqui nos EUA. Geralmente elas possuem uma imagem antiga. Pode ser um anuncio de revista ou propaganda antiga. Por exemplo, uma imagem antiga da Coca-cola toda descascada, quase que apagada de muita lavagem ou uso.



Veja os exemplos abaixo:

Revista Metrópole - Correio Popular - RAC
- [ Translate this page ]
Camisetas surradas combinadas com um par de óculos Chanel. ... o nosso conformismo por meio da roupa”, diz Herick Roxxxie, um dos fundadores do estilo. ...
www.cpopular.com.br/metropole/conteudo/mostra_noticia.asp?n... - 32k - Cached - Similar pages - Note this
!ObaOba - Especial: Indie
- [ Translate this page ]
Os jeans de cintura baixa e bem justos e as camisetas surradas também são característicos ... Do estilo Ray Ban às armações coloridas e lentes diferentes, ...
www.obaoba.com.br/especiais/indie/moda_indie.htm - 30k - Cached - Similar pages - Note this
ISTOÉ Gente
- [ Translate this page ]
Seu jeans preferido foi comprado no supermercado, coleciona camisetas bem surradas e se arrepende de ter desembolsado mais de US$ 2 mil numa bolsa Louis ...
www.terra.com.br/istoegente/309/estilo/estilo_pessoal.htm - 15k - Cached - Similar pages - Note this


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-06-09 16:21:29 GMT)
--------------------------------------------------

Aqui estah um exemplo de uma "distressed t-shirt" da Disney:
http://disneyshopping.go.com/webapp/wcs/stores/servlet/DSIPr...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-06-09 16:42:11 GMT)
--------------------------------------------------

O problema que tenho com "retro" eh que nem sempre um artigo de roupa retro tem a aparencia de usada/surrada que eh o ponto chave do termo "distressed".

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada
T.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search