bandpass filter

Portuguese translation: filtro passa-faixa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bandpass filter
Portuguese translation:filtro passa-faixa

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
18:54 Dec 15, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Telecom(munications)
Additional field(s): Electronics / Elect Eng
English term or phrase: bandpass filter
Definition from 7E Communications:
Active or passive circuit which allows signals within the desired frequency band to pass but prevents signals outside this pass band from getting through.

Example sentence(s):
  • In modern wireless communication systems, miniaturized MMIC microwave bandpass filters are required to reduce the cost and decrease the RF system design time, especially for a single RF transceiver chip. MicroWave Journal
  • Two-way signal splitting and combining to define the two channels may be performed with in-phase splitters and combiners, for example, or diplexer circuits, each composed of two bandpass filters with different characteristics but overlapping frequency responses and preferably approximately equal center frequencies. Defence Technical Information Center
  • Design a bandpass filter that will yield a resonant frequency of 10 kHz, with a maximum gain of 10, and a bandwidth of no more than 500 Hz. The MathWorks
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

filtro passa-faixa
Definition:
Um filtro passa-faixa é um dispositivo que permite a passagem das frequências de uma certa faixa e rejeita (atenua) as frequências fora dessa faixa. Um exemplo de um filtro passa-faixa analógico é o circuito RLC (um circuito resistor-indutor-capacitor). Estes filtros também podem ser obtidos através da combinação entre um filtro passa-baixas e um filtro passa-altas.
Selected response from:

Isabella Becker
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +2filtro passa-faixa
Isabella Becker
5 +1filtro de banda de passagem
Joon Oh
4 +1filtro passa-banda
Artur Jorge Martins


  

Translations offered


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
filtro passa-faixa


Definition from Wikipédia:
Um filtro passa-faixa é um dispositivo que permite a passagem das frequências de uma certa faixa e rejeita (atenua) as frequências fora dessa faixa. Um exemplo de um filtro passa-faixa analógico é o circuito RLC (um circuito resistor-indutor-capacitor). Estes filtros também podem ser obtidos através da combinação entre um filtro passa-baixas e um filtro passa-altas.

Example sentence(s):
  • Faça duas funções Matlab baixas.m e altas.m que retornam o espectro dos filtros butterworth passa-baixas e passa-altas, respectivamente. Os parâmetros destas funções são a freqüência de corte Do, a ordem n do filtro, e as dimensões da imagem nx e ny. Faça um script teste1.m que usa esta função para filtrar em freqüência a imagem "brain.jpg" e apresentar a imagem filtrada no espaço e os espectros de magnitude. Mostre os resultados usando ambas configurações de passa-baixas e passa-altas. Use as funções fft2 e ifft2 do Matlab para cálculo da transformada e da sua inversa. Faça um script teste2.m que projeta e testa na imagem "brain.jpg" uma filtragem passa-faixa. Projete o filtro passa-faixa através da multiplicação de um passa-baixas com um passa-altas. Apresente a imagem filtrada e os espectros de magnitude. - Web Page  
Isabella Becker
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  José Carlos Ribeiro: Agree
15 mins

Yes  Roberto Cavalcanti: PT - BR
1 day 19 hrs

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
filtro passa-banda


Definition from José Miguel Costa Dias Pereira:
"Em termos de implementação, a técnica de obtenção de um filtro passa-banda com
base na associação em cascata de um filtro passa-baixo com um filtro passa-alto, só conduz
a bons resultados para baixos factores de qualidade (Q<10)."

Example sentence(s):
  • ● Filtro passa banda Este filtro tem um comportamento intermédio entre um filtro passa baixo e um passa alto em que, quer as variações bruscas de cor da imagem quer as zonas de cor mais uniforme são filtradas (figuras 3 e 4), tanto mais quanto o intervalo de filtragem especificado nos parâmetros do filtro. - Maria Teresa Andrade  
Artur Jorge Martins
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Barbara Schmidt Hallo Daniel, könntest Du vielleicht Deine Frage etwas umformulieren? Im Englischen steht dort ja residual, distillate and LNG-fuelled medium-speed diesel engine also eine 'residual engine', die mit 'distillate and LNG' betrieben wird. Hab ich das richtig verstanden?

Daniel Gebauer Das steht da zwar so, aber ich verstehe es so, dass das "G" für "gas" auch für die anderen Adjektive gelten soll: residual gas fuelled, distillate gas fuelled, liquified natural gas fuelled

Danke! Ich dachte, dass Biogas ja aus Reststoffen gewonnen wird - falsch gedacht. Danke!

Barbara Schmidt Ah okay, danke Dir! Jetzt verstehe ich das.

Erik Freitag Das "G" bezieht sich nur auf "LN". Meine Aufzählung in der Antwort ist natürlich nicht ganz korrekt und muss wie folgt lauten (auch wenn das Ergebnis sprachlich natürlich nicht einwandfrei ist, aber so ist es gemeint). 1) residual-fuelled 2) distillate-fuelled 3) LNG-fuelled

Daniel Gebauer Vielen Dank für die Klarstellung!


Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  AnaLouro
2 hrs
  -> Thank you, AnaLouro!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
filtro de banda de passagem


Definition from Boletim Tecnológico:
bandpass filter:filtro de banda de passagem
Um circuito eletrônico que permite a passagem de sinais dentro de uma certa faixa de freqüências (banda), porém bloqueia ou atenua os sinais situados acima ou abaixo da banda. Ver também attenuation (atenuação). Comparar com highpass filter (filtro de banda alta); lowpass filter (filtro de banda baixa).

Example sentence(s):
  • "...A segunda peça do sistema é um filtro de banda de passagem estreita (narrow-bandpass). Este é montado no seu focador ou ocular. Um dos elementos do filtro de 1.5 Angstrom bandpass está montado numa placa movível no corpo do filtro que permite “afinar” a relação de entrada de luz no corpo do filtro, podendo assim apanhar os ínfimos 1.5 Ang. de luz vermelha na linha de H-alfa nos 656.3nm...." - Lumicon Sistema de Filtros de Proeminên  
  • band pass filter filtro de banda de passagem - Dicionário do 'Quero-Site'  

Explanation:
No dicionário de informática do Micro-Soft também diz 'filtro de banda de passagem' ou 'Filtro de faixa de passagem'.
Joon Oh
Brazil
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Marcos Antonio
10 hrs
  -> Thank you, Marcos!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search