stress corrosion

Portuguese translation: corrosão por tensão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stress corrosion
Portuguese translation:corrosão por tensão
Entered by: rhandler

20:46 May 2, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: stress corrosion
Test water for stainless steel pipe shall be basically free from chlorides that could cause stree corrosion.
rhandler
corrosão por tensão
Explanation:
Prezado Rhandler
A presença de eletrólitos, especialmente cloretos numa água pode apressar um processo de corrosão. Por isso o texto exige que a água de teste dos tubos de aço inox esteja livre de cloretos. Nesse caso, o texto não está muito claro, pois em vez de "cause" ele devieria dizer "speed up" ou ïncrease".
O "stress" do texto se refere a tensão poliaxial nos tubos, que é um fator de corrosão, cuja velocidade seria aumentada pela presença de cloretos.
saudações.
Mauro Lando
Selected response from:

Mauro Lando
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3corrosão por tensão
Mauro Lando
5 +3Corrosão por fadiga
Paulo Celestino Guimaraes
4 +2corrosão sobre tensão
Manuela Brehm
5corrosão molecular
José Cavalcante


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
corrosão sobre tensão


Explanation:
OU corrosão fissurante sob tensão
eurodicautom



Manuela Brehm
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 46

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
44 mins

agree  Armando A. Cottim
1 hr

agree  Emilia Carneiro
2 hrs

disagree  Mauro Lando: agrre com o sob, disagree com "sobre"
4 hrs

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Corrosão por fadiga


Explanation:
Referência:
Corrosão por fadiga observada em evaporador devido à constante vibração e tensão submetida ao material, implicando em sua gradativa fragilização.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-02 21:35:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Após examinar melhor : corrosão por tensão e não por fadiga, conforme havia afirmado.

Referência:
Estudo do fenômeno de corrosão sob tensão de aços inoxidáveis convencionais e duplex em meios contendo cloretos.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-03 01:05:30 (GMT)
--------------------------------------------------

Portanto: corrosão sob tensão que segundo Mauro Lando é aumento da velocidade de corrosão por presença de eletrólito. Obrigado, mestre.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 859

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno: em relação a metais usamos a palavra fadiga
10 mins
  -> Obrigado

agree  MSorano
25 mins
  -> Obrigado

agree  Eliane Rio Branco
43 mins
  -> Obrigado, Eliane.

agree  Renée Levié (X)
1 hr
  -> Obrigado

disagree  Mauro Lando: a resposta está certa para outra pergunta. No caso não é fadiga de material, é aumento da velocidade de corrosão por presença de eletrólito
3 hrs
  -> Obrigado pelo alerta.

neutral  morais246: Apenas para ajudar, cloreto é íon ( ânion), não eletrólito. Substância que origina íons = eletrólito.
1918 days

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
corrosão molecular


Explanation:
A definição encontra-se no All Comprehensive Technical Dictionary da Editora McGraw-Hill do Brasil


    acima
José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
corrosão por tensão


Explanation:
Prezado Rhandler
A presença de eletrólitos, especialmente cloretos numa água pode apressar um processo de corrosão. Por isso o texto exige que a água de teste dos tubos de aço inox esteja livre de cloretos. Nesse caso, o texto não está muito claro, pois em vez de "cause" ele devieria dizer "speed up" ou ïncrease".
O "stress" do texto se refere a tensão poliaxial nos tubos, que é um fator de corrosão, cuja velocidade seria aumentada pela presença de cloretos.
saudações.
Mauro Lando

Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1761

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
1 hr

agree  Luciana Vozza
1 hr

agree  Ligia Dias Costa
7 hrs

neutral  morais246: Apenas para ajudar, cloreto é íon ( ânion), não eletrólito. Substância que origina íons = eletrólito.
1917 days




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search