opening tip-off

Portuguese translation: tapinha inicial

07:50 Feb 4, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Sports / Fitness / Recreation
English term or phrase: opening tip-off
Olá,

Gostaria de ver sugestões de tradução para o termo "opening tip-off", usado no basquete, no seguinte contexto/diálogo:

"Yeah, no rush, who wants to be there
for the opening tip-off?"

Obrigado.
Ricardo Cidra
United Kingdom
Portuguese translation:tapinha inicial
Explanation:
O termo utilizado é bola ao alto mas neste contexto eu usaria "tapinha inicial".
"Quando o jogo vai começar, o juiz lança a bola para cima, dentro do círculo do meio campo. Nesse momento, um atleta de cada equipe salta para disputar a posse da bola e dar início à partida."

--------------------------------------------------
Note added at 51 minutos (2020-02-04 08:41:52 GMT)
--------------------------------------------------

"Sim, não tem pressa, quem quer estar lá
para o tapinha inicial? "
Selected response from:

Henrique Verdan
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3tapinha inicial
Henrique Verdan
5Abertura / introduções
MARCOS BAZILIO
5lançamento de bola ao ar
José Liceia
4toque inicial
Jorge Luiz Galvão
4lançamento da bola ao ar
Teresa Borges


  

Answers


49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
tapinha inicial


Explanation:
O termo utilizado é bola ao alto mas neste contexto eu usaria "tapinha inicial".
"Quando o jogo vai começar, o juiz lança a bola para cima, dentro do círculo do meio campo. Nesse momento, um atleta de cada equipe salta para disputar a posse da bola e dar início à partida."

--------------------------------------------------
Note added at 51 minutos (2020-02-04 08:41:52 GMT)
--------------------------------------------------

"Sim, não tem pressa, quem quer estar lá
para o tapinha inicial? "


    Reference: http://www.dicionarioolimpico.com.br/basquetebol/cenario/bol...
Henrique Verdan
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Liane Lazoski
2 hrs

agree  Mario Freitas:
8 hrs

agree  Felipe Tomasi: https://celticsbrasil.com.br/glossario-do-basquetebol-parte-...
12 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lançamento da bola ao ar


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

https://jogapedro.webnode.pt/products/basquetebol/

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lançamento de bola ao ar


Explanation:
Livro de regras da Federação Portuguesa de Basquetebol
Artigo 9º, Nº 9.1 (página 16)

Example sentence(s):
  • O primeiro período inicia-se quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento de bola ao ar.

    Reference: http://www.fpb.pt/fpb_zone/portal/img/home_317/fotos/1540909...
José Liceia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Abertura / introduções


Explanation:
Neste contexto, simplesmente abertura (ou introduções). Como por exemplo em um evento, onde você tem alguns agradecimentos, apresentações ou um cocktail, etc. então posteriormente inicia o evento propriamente dito

MARCOS BAZILIO
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 days 11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
toque inicial


Explanation:
Ao iniciar uma partida de basquete, o árbitro lança a bola ao ar no centro da quadra para dois jogadores, um de cada time, tentem tocá-la e tomar a posse da bola.


    https://brainly.com.br/tarefa/11780138
Jorge Luiz Galvão
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search