mansplain

Portuguese translation: mansplaining

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
18:55 Dec 23, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
Additional field(s): General / Conversation / Greetings / Letters, Psychology, Slang, Journalism
English term or phrase: mansplain
Definition from Merriam-Webster:
to explain something to a woman in a condescending way that assumes she has no knowledge about the topic

Example sentence(s):
  • Being told why you do or don’t like something is commonplace in the mansplaining cannon Bustle
  • Even women who are famous for their mastery of a domain find themselves being mansplained. The Conversation
  • Mansplaining may seem like a trivial issue in isolation, but how we communicate tells other people how much or little they are valued. bbc.com
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

Portuguese translation:mansplaining
Definition:
Eu manteria no original. A quantidade de páginas em português, inclusive explicando o que significa o termo, é muito grande e seu uso já é bem disseminado.
Selected response from:

Sergio Carré
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
3 +5mansplaining
Sergio Carré
5mansplicar
Demirse Ruffato
4 +1explicação condescendente.. explicação (com atitude) condescendente
airmailrpl
4machexplicar
Alexandre Krug
4homexplicar
Dayana Hashim
3machismo subtil
Teresa Borges


Discussion entries: 15





  

Translations offered


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
machismo subtil


Definition from Delas:
O termo é uma junção de man (homem) e explaining (explicar). É quando um homem fala com uma mulher didaticamente como se ela não fosse capaz de compreender.

Example sentence(s):
  • A base do machismo, mesmo que inconscientemente, é supor que as mulheres são intelectualmente inferiores. E nos tempos que correm esse tipo de posição castradora toma muitas vezes a forma de mansplaining. Mas o que é o mansplaining? De acordo com a publicação digital Dicas de Mulher, o termo tem origem na língua inglesa e une os vocábulos ‘man’ e ‘explaining’, que significam ‘homem’ e ‘explicar’. Ou seja, trata-se de uma prática infeliz por parte de homens que acreditam que as mulheres não entendem totalmente um qualquer assunto e que necessitam de uma ‘explicação mais clara’ sobre um tema em especifico. Explicação essa, que um homem (segundo ele próprio) é mais capaz de dar e está mais apto para elaborar. O problema fundamental do mansplaining é que parte da premissa ‘eles só estão a tentar ajudar’. Todavia, esta explicação masculina ocorre em situações nas quais a mulher não precisa de qualquer elucidação e muitas vezes relativamente a áreas sobre as quais ela domina, estudou ou trabalha. - Lifestyle ao Minuto  
  • A Suécia quer combater este tipo de comportamento no local de trabalho, que diminui as competências profissionais das mulheres e contribui para a desigualdade salarial de género, segundo os promotores de uma iniciativa simbólica que visa alertar para este bullying laboral uando, no local de trabalho, “um homem explica alguma coisa a uma mulher sem que nada lhe tenha sido perguntado, particularmente alguma coisa que ela até sabe melhor do que ele”, é um comportamento mais suscetível de ser denunciado na Suécia ao longo desta semana. Numa iniciativa de um sindicato de trabalhadores que decorre até esta sexta-feira, uma linha de apoio telefónico está a aconselhar as mulheres a lidar com colegas do sexo oposto que as tentam inferiorizar através de explicações condescendentes e paternalistas, como se eles fossem muito inteligentes e elas ignorantes na proporção inversa. Este tipo de ação, já sintetizada pelo pragmatismo inglês na expressão mansplaining (aglutinação das palavras man e explaining, o que em português daria algo como explicação de homem), surge como uma preocupação porque diminui as mulheres do ponto de vista profissional, no entender do Unionen, um sindicato com cerca de 600 mil trabalhadores do setor privado filiados. Considera a organização sueca que as “explicações de homem” resultam numa desvalorizão das competências femininas e contribuem para a menor massa salarial em relação aos homens. - Visão  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
explicação condescendente.. explicação (com atitude) condescendente


Definition from portal raizes:
“mansplaining”, a união das palavras “homem” e “explicação”.

Example sentence(s):
  • "(um homem) comentar ou explicar algo a uma mulher de uma maneira condescendente, - wikipedia  
  • Quando um homem explica algo a uma mulher, e o faz de maneira condescendente porque dá como certo que sabe mais do que ela - el pais cultura  
airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Vanessa Santos NUNES
2 days 22 hrs
  -> agradeço

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
mansplicar


Definition from Subvertidas Blogspot:
Explicar de maneira paternalista, presumindo total ignorância da parte dxs interlocutorxs.

Example sentence(s):
  • mansplicadores (Subs. masc. plural): "Quando o assunto é gênero e sexualidade, então, são muitas as opiniões formadas sem nenhuma base teórica, e os mansplicadores se esquecem que existe toda uma área do conhecimento dedicada ao assunto, que eles provavelmente ignoram - o que não os impede, de maneira nenhuma, de discursar num tom absolutamente confiante." - Subvertidas Blogspot  
  • Substantivo: "[...] temos mulheres que também são particularmente afeitas ao som da própria voz. Mas é fato que a mansplicação é muito mais comumente praticada por homens por uma questão cultural." - Subvertidas Blogspot  
  • Verbo: "Então você aprendeu a fazer perguntas, não mansplicar. Isso é sexy. Agora podemos conversar." - Subvertidas Blogspot  

Explanation:
Mansplicar é um termo que reúne um substantivo em inglês, man, e um verbo em português, explicar. Oferece uma tradução sem perder a noção da origem da palavra. Parece mais suave ao ouvido do que a palavra no original e também oferece um tom irreverente à língua portuguesa.
Demirse Ruffato
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 days 23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
homexplicar


Definition from Escreva Lola Escreva:
Termo cunhado em 2011 pela Lola Aronovich, professora e blogueira feminista desde 2008.
"Esse conceito de Mansplaining é bastante novo pra mim, embora seja uma expressão que tem se popularizado em inglês. Como ainda não vi versão em português, vou traduzi-lo como Homexplicanismo."

Example sentence(s):
  • Aconteceu mansplainning até no evento da USP, as 3ªs Jornadas em Histórias em Quadrinhos. Eu do lado da Trina Robbins, explicando porque aquele monte de homem estava falando sem dar espaço para as moças responderem, afinal, elas estavam apresentando seus trabalhos, e a Trina repetindo "mansplainning, isso é mansplainning!. E era mesmo. Para muitos homens é tão natural fazer isso, que eles nem percebem, não é algo consciente, é um direito assentado. As feministas brasileiras chamam este comportamento de "Homexplicanismo". Aprendi isso no blog da Lola. - Shoujo Café  
  • Há formas não óbvias de deslegitimar o discurso proferido por uma mulher como o paternalismo. Nesses casos, o machista só quer seu bem, ele diz que sua militância é coisa de mulher chata, que vai afastar os homens (como se todas nós fôssemos hétero, né? E como se a gente PRECISASSE de homens para conseguir ter uma vida com sentido). O paternalismo muitas vezes se desdobra nos supostos elogios do tópico acima. E muitas vezes são puros exemplos de mainsplain/homexplicanismo. - Ativismo de Sofá  
  • Termo: mansplaining Classe gramatical: substantivo Correspondente(s): homexplicanismo, mansplicar, mansplaining - Migalaw English  
Dayana Hashim
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 days 23 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
mansplaining


Definition from Google:
Eu manteria no original. A quantidade de páginas em português, inclusive explicando o que significa o termo, é muito grande e seu uso já é bem disseminado.

Example sentence(s):
  • "Neurocientista é alvo de <i>mansplaining</i> citando artigo que ela mesma escreveu" - Revista Galileu  
  • "O <i>mansplaining</i> é, por norma, uma manifestação machista, já que o homem se expressa ou se relaciona a partir de uma aparente posição de superioridade." - A Mente É Maravilhosa  
Sergio Carré
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Marise Carvalho
38 days
  -> Muito obrigado, Marise!

Yes  Rafael Mondini Bueno: O correto é utilizar o termo em inglês. Uma explicação condescendente não é a mesma coisa. O mansplaining é unidirecional, denota um homem repetindo a mesma coisa que uma mulher acabou de dizer como se só a explicação do homem tivesse validade.
38 days
  -> Muito obrigado, Rafael!

Yes  Isabel Vidigal
39 days
  -> Muito obrigado, Isabel!

Yes  Silvia Martins
40 days
  -> Muito obrigado, Silvia!

Yes  Dayana Hashim
42 days
  -> Muito obrigado, Dayana!

42 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
machexplicar


Definition from own experience or research:
Explicação condescendente ou prepotente dada a uma ou mais mulheres por um homem sobre qualquer assunto, especialmente aqueles relativos ao feminismo.

Example sentence(s):
  • Ele não cansa de querer machexplicar tudo. - own translating 
  • Machexplicação é a especialidade dos esquerdomachos. - own translating 

Explanation:
Dado que atualmente o termo "macho" é amplamente utilizado em sentido pejorativo, praticamente como sinônimo de "machista", nos círculos feministas e afins, nos quais o original "mansplain" também é utilizado, e dado que este, sendo um neologismo, permite e até exige uma inovação correspondente do tradutor, a forma mais apropriada, eufônica e versátil me parece sser "machexplicar", "machexplicação" etc. E sim, esta poderia ser considerada uma machexplicação por alguns, já que eu não sou mulher, o que não invalida seu critério objetivo.
Alexandre Krug
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search