lockdown

Portuguese translation: confinamento; buraco; xilindró; em cana

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:lockdown
Portuguese translation:confinamento; buraco; xilindró; em cana
Entered by: Matheus Chaud

01:33 Jan 5, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Slang
English term or phrase: lockdown
Um rapaz foi preso e ficou uma noite na prisão.

I met some convicts during 'lockdown,' as we call it.

Estou buscando alguma gíria para traduzir lockdown, mas tem que ser gíria usada pelo pessoal de dentro da cadeia, pelo contexto.
Pensei em "em cana," "no xadrez" e "no xilindró", dentre outras coisas, mas não sei se essas expressões são usadas efetivamente por quem está preso ou somente pelo pessoal de fora.

Alguém mais ligado nesses filmes que mostram penitenciárias brasileiras sabe me informar?

Agradeço!!
Matheus Chaud
Brazil
quando caí / quando rodei
Explanation:
Sugestão.

Cair = o mesmo que ser preso
http://tmp.mpce.mp.br/orgaos/CAOCRIM/legislacao/grupogestord...

Rodar - ser preso, entrar em cana
http://www.botecomovel.com/2009/08/dicionario-de-girias-de-p...

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&c...


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2017-01-05 03:10:43 GMT)
--------------------------------------------------

https://aldoadv.wordpress.com/2007/04/01/curiosidades-girias...
Selected response from:

Thais Lombardi
Brazil
Grading comment
Obrigado a todos pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1em cana.."encanada".."no xilindró.."xilindrado"
airmailrpl
4quando caí / quando rodei
Thais Lombardi
4Tranca, cela, xis
RafaeldeFreitas
3«buraco»
expressisverbis


Discussion entries: 8





  

Answers


29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Tranca, cela, xis


Explanation:
Já ouvi/li essas gírias, mas devem existir algumas mais específicas que só o pessoal mais próximo a esta realidade deve conhecer (tipo a "xis", que até poucos dias eu não sabia que existia..).

RafaeldeFreitas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quando caí / quando rodei


Explanation:
Sugestão.

Cair = o mesmo que ser preso
http://tmp.mpce.mp.br/orgaos/CAOCRIM/legislacao/grupogestord...

Rodar - ser preso, entrar em cana
http://www.botecomovel.com/2009/08/dicionario-de-girias-de-p...

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&c...


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2017-01-05 03:10:43 GMT)
--------------------------------------------------

https://aldoadv.wordpress.com/2007/04/01/curiosidades-girias...


Thais Lombardi
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado a todos pela ajuda!

10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
em cana.."encanada".."no xilindró.."xilindrado"


Explanation:
lockdown => em cana.."encanada".."no xilindró.."xilindrado"


Search Results
ANB Online : FOI XILINDRADO: PRF PRENDE EX-PREFEITO DE ...
www.agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com/.../foi-xilindra...
Mar 16, 2016 - Polícia Rodoviária Federal prende ex-prefeito de Davinópolis. Policiais rodoviários federais prenderam por volta das 8h50 da manhã desta

xilindró
Significado de Xilindró

s.m.Prisão; casa de detenção; local defendido militarmente onde os presos cumprem suas penas civis e militares.(Etm. de origem questionável)
Sinônimos de Xilindró

Xilindró é sinônimo de: presídio, prisão, cadeia, penitenciária

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2017-01-05 12:08:37 GMT)
--------------------------------------------------

Correction: encanado

encanado
Significado de Encanado

encanado.[Brasil] Gír. Preso, encarcerado.
https://www.dicio.com.br/encanado/

Sinônimos de Encanado
Encanado é sinônimo de: aprisionado

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2017-01-05 12:12:58 GMT)
--------------------------------------------------

Significado / definição de encanado no Dicionário Priberam da Língua ...
www.priberam.pt/dlPO/encanado -
Significado / definição de encanado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. ... [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Pôr em cana, na cadeia (ex. ...

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonor Machado: cana
6 hrs

13 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
«buraco»


Explanation:
Quando um incidente ocorre em prisões de segurança máxima, todos os internos são presos em suas celas por vários dias, com absolutamente nenhuma liberdade. Isso é chamado de lockdown. Em 1983, dois guardas foram assassinados em incidentes que aconteceram no mesmo dia em uma prisão federal em Marion, Illinois. Essa prisão entrou em lockdown permanente. Desde então, várias prisões foram construídas e funcionam em lockdown permanente. Elas são conhecidas como prisões SuperMax. A maioria das prisões de segurança máxima tem uma unidade de SuperMax, em que os internos ficam presos permanentemente. É oficialmente conhecida como Security Housing Unit (SHU) (Unidade de Segurança), mas os presidiários a chamam simplesmente de "O Buraco".
http://pessoas.hsw.uol.com.br/presidios.htm

http://www.englishexperts.com.br/forum/como-dizer-solitaria-...

s. confinamento de presos às suas celas (para restaurar a ordem após uma rebelião ou tumulto)
http://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portug...

Não conheço o termo utilizado em pt-br, mas na legendagem em pt-pt por vezes aparece "solitária" (embora não tenha o mesmo sentido), pois a solitária é um espaço isolado, independente da cela.
Há umas semanas atrás estive a ver um filme muito bom, sobre o maior «gangster» francês dos anos 60. Lembro-me que o personagem quando esteve encarcerado numa das prisões por onde passou, os guardas mantiveram-no durante um belo período no «buraco».
Espero que ajude.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2017-01-05 15:41:47 GMT)
--------------------------------------------------

No entanto, como o Matheus refere que o rapaz ficou só uma noite na prisão, eu traduziria simplesmente com um termo para "prisão" em pt-br.
Em pt-pt, «choldra», «choça», «pildra», «ver o sol aos quadradinhos» (através das grades) etc... não servem, mas fica a conhecer :)

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search