flake

Portuguese translation: Eles tendem a faltar menos/matar/cabular menos aulas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:flake
Portuguese translation:Eles tendem a faltar menos/matar/cabular menos aulas
Entered by: Danik 2014

18:01 Aug 29, 2015
English to Portuguese translations [PRO]
Slang
English term or phrase: flake
"You should teach rich students. They they tend to flake less."

flake
(verb, oftenly used with "out") - To decide not to go at the last second; To "ditch" or "bail out."
"You said we were gonna go see the movie! Don't change your mind and flake out!"

Pelo que entendi está com o sentido de "dar o cano", "furar".
Como vocês traduziriam "They tend to flake less"?

Tem que ser uma forma enxuta (o mais suscinto possível), pois é para legendagem.

Grato!!
Matheus Chaud
Brazil
Eles tendem a faltar menos
Explanation:
Eles tendem a faltar menos
Selected response from:

Danik 2014
Brazil
Grading comment
Considerando o contexto do filme, achei que essa sugestão foi a que melhor se encaixou.

Obrigado a todos pelas sugestões!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5desistir
Nick Taylor
4capotar
andrescardoso
4Cabular
airmailrpl
3 +1matam menos aula
Ligia Costa
4eles são mais confiáveis
Clauwolf
4Eles tendem a faltar menos
Danik 2014
3dar mancada
Antonio Tomás Lessa do Amaral
3não desistem tanto
Martin Riordan
2Baldam-se menos!
Ana Vozone


Discussion entries: 1





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dar mancada


Explanation:
dão menos mancada(s)
mais geral

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
não desistem tanto


Explanation:
Depende a que o "flake less" se refere. O contexto não deixa claro. Se o contexto é sobre alunos particulares do sujeito que desistem totalmente, poderia dizer assim.

Martin Riordan
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
eles são mais confiáveis


Explanation:
:) É o sentido de flake no contexto

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2015-08-29 19:45:07 GMT)
--------------------------------------------------

Confira no Urban dic

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
They they tend to flake less
Eles tendem a faltar menos


Explanation:
Eles tendem a faltar menos

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Considerando o contexto do filme, achei que essa sugestão foi a que melhor se encaixou.

Obrigado a todos pelas sugestões!

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
matam menos aula


Explanation:
Baseado na sua definição, é o que sugiro.

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2015-08-29 18:15:18 GMT)
--------------------------------------------------

Inicialmente, parece ser "dar bolo" mas, nesse contexto sobre alunos ricos, imagino ser "matar aula".

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2015-08-29 22:13:30 GMT)
--------------------------------------------------

Observação: De onde venho, Minhas, dizem "matar aula". Aqui em São Paulo, ouço "cabular". Então, varia de lugar para lugar.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2015-08-29 22:14:34 GMT)
--------------------------------------------------

*Minas

Ligia Costa
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Em Pt-Br, dizemos "matar aula". "Faltar" geralmente não é voluntário nem com segundas intenções. E "cabular" é o que meu avô dizia quando ele matava aula nos anos 50. Eu sou de minas também e não saí daqui, sô! Meus filhos estudam aqui e matam aula!
3 hrs
  -> Obrigada, Mário! Sou de Minas e lá falam "matar". Depois que me mudei para São Paulo, ouvia meus amigos falarem "cabular". Varia de lugar para lugar também. (Tal como "biscoito" e "bolacha", né?)

5 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
Baldam-se menos!


Explanation:
Para calão PT-PT seria esta a minha sugestão. Dou um "low" no nível de confiança pois não sei se o termo é utilizado neste sentido no Brasil.

E, a propósito do termo "calão" (slang), em PT-PT também significa "preguiçoso" e até podia ser utilizado para traduzir de outra maneira a frase do "asker": "São menos calões."

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Cabular


Explanation:
flake => Cabular

Significados de Cabular :

1. Cabular
Por josé luiz (SP) em 27-02-2009

Faltar as aulas para vadiar; faltar as aulas sem motivo;
gazetear.

Aquele aluno cabulou a semana inteira.
http://www.dicionarioinformal.com.br/cabular/

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs (2015-08-30 10:46:02 GMT)
--------------------------------------------------

A obsessão com a desigualdade denota uma mentalidade ...
www.veja.abril.com.br/.../a-obsessao-com-a-desigualda...
Jan 22, 2014 - ... esquecido, a maioria dos brasileiros odeiam ler, estudar, cabulam as aulas, .....

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs (2015-08-30 10:48:11 GMT)
--------------------------------------------------

Cada idiota tem o blog que merece!
www.cadaidiotatemoblogquemerece.blogspot.com/
Jul 16, 2015 - ... bagunçam e cabulam aula estarão nas ruas criticando o ensino do país ....

BAIXO PINHEIROS - MUITO COOL... - Facebook
https://www.facebook.com/.../posts/55349485812722...
Plínio Raposo - ("Wilbur Van Snobbe") Miguel - ("Clarence McNabbem") é o bedel da escola, vive caçando os alunos que cabulam aula

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
desistir


Explanation:
desistir

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 19

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
capotar


Explanation:
no sentido de cair dormido após chegar em casa

referênca American Heritage Dictionary 4th ed

flake out Slang To fall asleep or collapse from fatigue or exhaustion.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day35 mins (2015-08-30 18:36:35 GMT)
--------------------------------------------------

"You said we were gonna go see the movie! Don't change your mind and flake out!"
"Você disse que iria assistir o filme. Não mude de idéia nem capote."

andrescardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search