PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

active shooter situation

Portuguese translation: incidente com atirador ativo/assassino em massa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:active shooter situation
Portuguese translation:incidente com atirador ativo/assassino em massa
Entered by: maucet

12:30 Aug 16, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Safety
English term or phrase: active shooter situation
How to respond when an active assailant is in your vicinity

Quickly determine the most reasonable way to protect your own life. Remember that
customers and clients are likely to follow the lead of employees and Managers during an ***active shooter situation***.


Obrigado!
maucet
Brazil
incidente com atirador ativo/assassino em massa
Explanation:
An active shooter is an individual actively engaged in killing or attempting to kill people in a populated area, and recent active shooter incidents have underscored the need for a coordinated response by law enforcement and others to save lives.
https://www.fbi.gov/about/partnerships/office-of-partner-eng...

Discussão em italiano:
https://forum.wordreference.com/threads/active-shooter.33549...

Referência em ES:
Si bien no existe una definición integral de lo que es un tiroteo masivo, el gobierno de los Estados Unidos utiliza el término TIRADOR ACTIVO (del inglés, active shooter) para definir a “un individuo que participa en forma activa del asesinato o intento de asesinato de un grupo de personas en un área restringida y habitada”.
https://ovc.ncjrs.gov/ncvrw2016/spanish/content/section-6/PD...

O FBI prefere usar o termo "atirador ativo", que é definido por "um indivíduo em ação para matar ou tentar matar um grupo de pessoas em uma determinada área".
O Serviço de Pesquisa do Congresso (em inglês, Congressional Research Service, ou CRS) prefere usar outra definição: "Assassinatos em massa", quando "três ou mais mortes estão no mesmo incidente".
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/03/16/rest...

Várias ocorrências com "incidente com atirador(es) ativo(s)":
https://www.google.com/search?q=incidente com atirador ativo...

Deixo ficar as duas sugestões usadas pelo FBI e o Congressional Research Service.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2019-08-17 16:00:49 GMT)
--------------------------------------------------

Considero uma boa referência (US Homeland Security).
O termo "active shooter" está traduzido em várias línguas, inclusive, em português:

https://www.dhs.gov/cisa/translated-active-shooter-resources

Ao clicar em "Portuguese", encontra alguns documentos relacionados com o tema.
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7tiroteio / situação de tiroteio
Lucas Felix dos Santos
4 +1situação de atirador em atividade/ ativo
ferreirac
3 +2incidente com atirador ativo/assassino em massa
expressisverbis
4tiroteio
Andrea Luri Abe
4quadro / cenário / contexto de um atirador em ação
Andrea Pilenso
3(incidente com arma de fogo)(tiroteio) em curso/em desenvolvimento
Ana Vozone
4 -1tiroteio ativo
Oliveira Simões
3tiroteio em andamento
Posted via ProZ.com Mobile
Antonio Alves


Discussion entries: 5





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quadro / cenário / contexto de um atirador em ação


Explanation:
Sugestão

https://www.google.com/search?ei=XqJWXa35KcGz5OUPiOqioAM&q="...

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
situação de atirador em atividade/ ativo


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ulissescarvalho
2 days 12 hrs
  -> Obrigado!

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tiroteio em andamento


Explanation:
active shooter situation = tiroteio em andamento

Example sentence(s):
  • There's an active shooter situation at Hudson. = Há um tiroteio em andamento na Hudson.
Antonio Alves
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
tiroteio / situação de tiroteio


Explanation:
Sugestão. Algo como: "durante um tiroteio" ou "durante uma situação de tiroteio".

Lucas Felix dos Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Dias
5 mins

agree  Luiz Fernando Santos Perina
19 mins

agree  Ana Rita Santiago
21 mins

agree  Teresa Borges
1 hr

agree  Clauwolf
5 hrs

agree  Paulo Gasques
12 hrs

agree  BV1
1 day 40 mins

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
tiroteio ativo


Explanation:
Sugestão. Exemplos a seguir.

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2019-08-16 12:37:03 GMT)
--------------------------------------------------

"O sargento Eric Gripp, do Departamento de Polícia da Filadélfia, divulgou pelo Twitter que há um tiroteio “ativo e em andamento” no centro da cidade e recomendou que as pessoas evitem circular pela área." - https://exame.abril.com.br/mundo/tiroteio-na-filadelfia-deix...

"Tiroteio ativo. Fiquem longe da área do shopping Cielo Vista. A cena ainda está ativa", escreveu a polícia." - https://br.sputniknews.com/americas/2019080314334060-suposto...

Há muitos outros exemplos: https://www.google.com/search?q="tiroteio ativo"&o...

Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Quem está ativo é o atirador, não o "tiroteio". Péssima tradução..
2 days 12 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tiroteio


Explanation:
Acho que a forma simples fica melhor em português

Andrea Luri Abe
Chile
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(incidente com arma de fogo)(tiroteio) em curso/em desenvolvimento


Explanation:
https://www.google.com/search?biw=1474&bih=731&ei=EhVXXZLLM8...

https://www.google.com/search?biw=1474&bih=731&ei=_hRXXcq_B9...

Example sentence(s):
  • Funcionários de uma cadeia britânica gerida por uma empresa privada estavam domingo a tentar conter um "incidente em curso"
  • A polícia está trabalhando no momento num incidente em desenvolvimento sobre relatos de um atirador em atividade", disse a polícia no
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
incidente com atirador ativo/assassino em massa


Explanation:
An active shooter is an individual actively engaged in killing or attempting to kill people in a populated area, and recent active shooter incidents have underscored the need for a coordinated response by law enforcement and others to save lives.
https://www.fbi.gov/about/partnerships/office-of-partner-eng...

Discussão em italiano:
https://forum.wordreference.com/threads/active-shooter.33549...

Referência em ES:
Si bien no existe una definición integral de lo que es un tiroteo masivo, el gobierno de los Estados Unidos utiliza el término TIRADOR ACTIVO (del inglés, active shooter) para definir a “un individuo que participa en forma activa del asesinato o intento de asesinato de un grupo de personas en un área restringida y habitada”.
https://ovc.ncjrs.gov/ncvrw2016/spanish/content/section-6/PD...

O FBI prefere usar o termo "atirador ativo", que é definido por "um indivíduo em ação para matar ou tentar matar um grupo de pessoas em uma determinada área".
O Serviço de Pesquisa do Congresso (em inglês, Congressional Research Service, ou CRS) prefere usar outra definição: "Assassinatos em massa", quando "três ou mais mortes estão no mesmo incidente".
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/03/16/rest...

Várias ocorrências com "incidente com atirador(es) ativo(s)":
https://www.google.com/search?q=incidente com atirador ativo...

Deixo ficar as duas sugestões usadas pelo FBI e o Congressional Research Service.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 3 hrs (2019-08-17 16:00:49 GMT)
--------------------------------------------------

Considero uma boa referência (US Homeland Security).
O termo "active shooter" está traduzido em várias línguas, inclusive, em português:

https://www.dhs.gov/cisa/translated-active-shooter-resources

Ao clicar em "Portuguese", encontra alguns documentos relacionados com o tema.

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Richard Purdom
58 mins
  -> Obrigada Richard.

agree  Mario Freitas:
12 hrs
  -> Obrigada Mário.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search