Designers are Wankers

Portuguese translation: os designers são pedantes/arrogantes

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Designers are Wankers
Portuguese translation:os designers são pedantes/arrogantes
Entered by: Nick Taylor

15:14 Oct 3, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Lecture material
English term or phrase: Designers are Wankers
The title of a book on Design Education
In a lecture to undergraduates I am looking for a suitable and non-offensive translation for the book title which be presented.
https://www.amazon.co.uk/Designers-are-Wankers-Lee-McCormack...
Nick Taylor
os designers são pedantes/arrogantes
Explanation:
É um termo mais "soft".

3.
calão
(ofensivo) pedante, arrogante, presumido
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Wanker...

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2019-10-03 15:19:52 GMT)
--------------------------------------------------

Ou então, não sei o teor do livro...

s. pessoa estúpida, babaca, idiota, imbecil (Gíria Britânica)
https://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portu...

Em pt-pt: "tótó":

6. [Portugal, Informal] Que ou quem se considera ter falta de habilidade, inteligência ou desembaraço (ex.: ela é tão totó que nem percebeu o que aconteceu; cambada de totós!). =

"tótó", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/tótó [consultado em 03-10-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:01:37 GMT)
--------------------------------------------------

Quis evitar "morcões" ou "lorpas" que é um pouco mais ofensivo e muito característico em termos de região, mas fica registado aqui também para futuro.

2. [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem denota falta de inteligência. = IDIOTA, IMBECIL, LORPA, PARVO

"morcões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/morcões [consultado em 03-10-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:02:48 GMT)
--------------------------------------------------

I like "totós" too :-D
I think "banana" is more "cobarde" or "covarde" in pt-pt.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:03:46 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: "tótós"...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:07:11 GMT)
--------------------------------------------------

Considering "banana" a synonym of "pateta", then, I believe you can also use "banana":

pejorativo
que ou pessoa que não tem vontade própria ou energia; molengão; pateta
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/banan...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 7 hrs (2019-10-04 22:28:50 GMT)
--------------------------------------------------

Idiotice minha e só agora é reparei:

É "totós" e não "tótós", só leva apenas um acento agudo no segundo "o".
Desculpe, Nick!

--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2019-10-08 14:01:08 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

"Convencidos" também é uma ótima opção.
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
I would also have preferred "patetas" or even "convencidos" , but your answer is fine.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Designers são aloprados / extravagantes
Maria Marques
4Designers são imbecis
Matheus Chaud
4designers são idiotas..pretensiosos.. falsos
airmailrpl
3 +1designers são babacas
Laura Hafner
4os designers são sedutores
Leonor Machado
3os designers são pedantes/arrogantes
expressisverbis
3designers são estúpidos/incompetentes
Douglas Veloso
3os designers são uns (grandes) estupores/umas bestas
Ana Vozone


Discussion entries: 5





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
designers are wankers
os designers são uns (grandes) estupores/umas bestas


Explanation:
wanker
/ˈwaŋkə/
Aprender a pronunciar
nounVULGAR SLANG•BRITISH
a contemptible person (used as a general term of abuse).

es·tu·por |ô|
substantivo masculino
1. [Medicina] Entorpecimento patológico das faculdades intelectuais,
4. [Informal] Pessoa sem préstimo ou de más qualidades.




Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 196

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
designers are wankers
designers são babacas


Explanation:
Uma sugestão para pt-BR.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2019-10-03 15:23:50 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/babaca/763...

Laura Hafner
Canada
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Kipper: Gostei! Perfeito https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/wanker
4 days
  -> Obrigada, Luiza! :) Vendo a discussão, acho que o Nick estava procurando algo bem "light" e em PT-PT. Mas descobrimos uma tradução britânica para babaca! rsrs

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
designers are wankers
designers são idiotas..pretensiosos.. falsos


Explanation:
designers are wankers => designers são idiotas..pretensiosos.. falsos

wank·er
/ˈwaNGkər/
Learn to pronounce
nounVULGAR SLANG•BRITISH
plural noun: wankers
a contemptible person (used as a general term of abuse).

wanker
UK/Aus/NZ slang for:
1. Someone excessively and annoyingly pretentious and/or false, with a strong likelihood of working in the creative industries, especially "new media".
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=wanker

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 227
Notes to answerer
Asker: I like your last reference :-)


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
designers are wankers
designers são estúpidos/incompetentes


Explanation:
Acho que estúpido e incompetente são duas boas sugestões! Mas se quiser manter um pouco do duplo sentido do termo em inglês, você pode usar "Designers são um saco".

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2019-10-03 15:26:54 GMT)
--------------------------------------------------

Ah, por ser referente a um título chamativo, acho que fica melhor sem o artigo antes do substantivo (Os designers) e mantendo a estrutura de 3 palavras.

--------------------------------------------------
Note added at 55 mins (2019-10-03 16:10:32 GMT)
--------------------------------------------------

WANKER (UK)
[inútil, incompetente (substantivo); babaca]

https://www.teclasap.com.br/wanker/

Douglas Veloso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
designers are wankers
Designers são imbecis


Explanation:

Alguns livros com "imbecil" no título:

Proibido Para Menores E Para Imbecis
https://www.amazon.com.br/Proibido-Para-Menores-Imbecis-eboo...


Futebol dos Imbecis e os Imbecis do Futebol
https://www.amazon.com.br/Futebol-dos-Imbecis/dp/8588953048/...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 16:20:50 GMT)
--------------------------------------------------

wanker = imbecil:
https://pt.bab.la/dicionario/ingles-portugues/wankers
(ou também idiota, babaca, conforme sugestão dos colegas acima)

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 236

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
designers are wankers
Designers são aloprados / extravagantes


Explanation:
Aloprado = Um jeito simpático de dizer que uma pessoa é inquieta, estúpida, arrogante. Vide o filme "O professor aloprado" com Eddie Murphy (original com Jerry Lewis).

Extravagante = cabe mil leituras (implícitas) para o termo.





Maria Marques
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Professor Chanfrado em Pt Pt :-)


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
designers are wankers
os designers são sedutores


Explanation:
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=willy wanker



Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 123

2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
designers are wankers
os designers são pedantes/arrogantes


Explanation:
É um termo mais "soft".

3.
calão
(ofensivo) pedante, arrogante, presumido
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Wanker...

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2019-10-03 15:19:52 GMT)
--------------------------------------------------

Ou então, não sei o teor do livro...

s. pessoa estúpida, babaca, idiota, imbecil (Gíria Britânica)
https://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portu...

Em pt-pt: "tótó":

6. [Portugal, Informal] Que ou quem se considera ter falta de habilidade, inteligência ou desembaraço (ex.: ela é tão totó que nem percebeu o que aconteceu; cambada de totós!). =

"tótó", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/tótó [consultado em 03-10-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:01:37 GMT)
--------------------------------------------------

Quis evitar "morcões" ou "lorpas" que é um pouco mais ofensivo e muito característico em termos de região, mas fica registado aqui também para futuro.

2. [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem denota falta de inteligência. = IDIOTA, IMBECIL, LORPA, PARVO

"morcões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/morcões [consultado em 03-10-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:02:48 GMT)
--------------------------------------------------

I like "totós" too :-D
I think "banana" is more "cobarde" or "covarde" in pt-pt.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:03:46 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: "tótós"...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-10-03 17:07:11 GMT)
--------------------------------------------------

Considering "banana" a synonym of "pateta", then, I believe you can also use "banana":

pejorativo
que ou pessoa que não tem vontade própria ou energia; molengão; pateta
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/banan...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 7 hrs (2019-10-04 22:28:50 GMT)
--------------------------------------------------

Idiotice minha e só agora é reparei:

É "totós" e não "tótós", só leva apenas um acento agudo no segundo "o".
Desculpe, Nick!

--------------------------------------------------
Note added at 4 days (2019-10-08 14:01:08 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

"Convencidos" também é uma ótima opção.

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
I would also have preferred "patetas" or even "convencidos" , but your answer is fine.
Notes to answerer
Asker: I like tótós - is "banana" similar?





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search