...he thrust through armies.

Portuguese translation: ...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos.

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:...he thrust through armies.
Portuguese translation:...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos.
Entered by: Marcos Antonio

20:23 Jan 6, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Poetry & Literature / Twilight of Avalon
English term or phrase: ...he thrust through armies.
He led the way,...
Beth Guimaraes
Brazil
...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos.
Explanation:
Sug.

Diria assim: ...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos inimigo


to lead the way: ir à frente - assumir o comando
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6ele forçou a passagem/o caminho através de exércitos.
Roberto Cavalcanti
4 +4...ele investiu contra exércitos.
Isabella Becker
3 +2...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos.
Marcos Antonio
5...arremessou-se no meio dos exércitos...
Marco Cristellotti
4... ele trespassou exércitos.
Teresa Borges
4...ele arremessou-se contra os exércitos
Marlene Curtis
3...ele acredita no exército
Paulo Amariz
3...ele atravessou exércitos.
felidaevampire


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
...ele acredita no exército


Explanation:
Seria interessante colocar um trecho mais longo. Fica mais fácil para entender o contexto. Boa sorte!

Paulo Amariz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcos Antonio: Olá Paulo. A verbo é "thrust" e não "trust"
6 mins
  -> Olá Marcos. Realmente foi falha minha. Me desculpe.

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos.


Explanation:
Sug.

Diria assim: ...ele rompeu a linha de frente dos exércitos inimigos inimigo


to lead the way: ir à frente - assumir o comando

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234
Notes to answerer
Asker: 3.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa (X): A1.Thrust=An attack or assault, especially by an armed force=ataque.
41 mins
  -> Obrigado, Marco

agree  Joice Costa
7 hrs
  -> Obrigado, Joice.

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
ele forçou a passagem/o caminho através de exércitos.


Explanation:
diria assim

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 44

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
15 mins
  -> Grato Ralph

agree  Maria José Tavares (X)
24 mins
  -> Grato Maria José

agree  soaresmary: concordo
48 mins
  -> Grato Mary

agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> Grato Isabel

agree  Alexandra Gouveia
17 hrs

agree  Lúcia Leitão
19 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
...ele arremessou-se contra os exércitos


Explanation:
Diria assim...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1973

23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
...ele atravessou exércitos.


Explanation:
"Lead the way" dá uma idéia de haver um objetivo a se alcançar, então penso que "atravessar" (para se chegar onde se quer) pode servir (até porque há o "through"). Fica implícito que ele (thrust) atacou/lutou contra os exércitos (afinal, exércitos inimigos não o deixariam simplesmente passar).
Ele liderou o caminho, ele atravessou exércitos.
Só uma alternativa... :)

felidaevampire
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
... ele trespassou exércitos.


Explanation:
Diria assim...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
...arremessou-se no meio dos exércitos...


Explanation:
...arremessou-se no meio dos exércitos...

--------------------------------------------------
Note added at 1 ora (2009-01-06 22:01:42 GMT)
--------------------------------------------------

Também: arremessou-se entre os exércitos

Marco Cristellotti
Specializes in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
...ele investiu contra exércitos.


Explanation:
No sentido de "investir contra o inimigo"

Isabella Becker
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joice Costa
5 hrs

agree  priscilalaterza: http://www.thefreedictionary.com/thrust - verb 3. (often with through or into) stab, stick, jab, pierce
10 hrs

agree  Sara Sousa Soares
12 hrs

agree  Clara Duarte: Sem dúvida.
15 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search