ineradically

Portuguese translation: intrinsecamente /inevitavelmente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ineradically
Portuguese translation:intrinsecamente /inevitavelmente

15:05 Apr 29, 2020
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2020-05-03 10:54:53 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Philosophy
English term or phrase: ineradically
"Traditions are always and ineradically to some degree local, informed by particularities of language and social and natural environment, inhabited by Greeks or by citizens of Roman Africa or medieval Persia or by eighteenth-century Scots, who stubbornly refuse to be or become vehicles of the self-realization of Geist."

Estou a traduzir uma tese onde consta esta citação de uma obra de Alasdair MacIntyre (filósofo).
Não consigo encontrar em dicionários, glossários, referências online, etc. a palavra "ineradically" ou "ineradical".
Será que me conseguem ajudar com o termo?
Obrigada
Inovtrad
intrinsecamente /inevitavelmente
Explanation:
Não sei se é um typo ou neologismo, fato que também não encontrei nada.
A seguir, minha sugestão para o seu texto, veja se faz sentido:

"As tradições são, até certo ponto, sempre e intrinsecamente locais, influenciadas pelas particularidades da língua e do ambiente social e natural..."
Selected response from:

Felipe Tomasi
Brazil
Grading comment
Obrigada pela ajuda.
Penso que as suas sugestões e as da Thais Barbieri são as que melhor se enquadram no contexto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2intrinsecamente /inevitavelmente
Felipe Tomasi
4invariavelmente
Matheus Chaud
3 +1inevitavelmente / indelevelmente
Thais Barbieri
3inerradicável
Ariane Lesnyak
3de maneira inextirpável
expressisverbis
3sem radicalismo
Clauwolf
2 +1de forma indelével / intextricavelmente
Ana Vozone


Discussion entries: 12





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
ineradically / ineradicably?
de forma indelével / intextricavelmente


Explanation:
Sugestão.

No sentido de ser impossível desenraizar a componente local das tradições.



Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rodrigo Gonçalves
1 hr
  -> Obrigada, Rodrigo!

16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
intrinsecamente /inevitavelmente


Explanation:
Não sei se é um typo ou neologismo, fato que também não encontrei nada.
A seguir, minha sugestão para o seu texto, veja se faz sentido:

"As tradições são, até certo ponto, sempre e intrinsecamente locais, influenciadas pelas particularidades da língua e do ambiente social e natural..."

Felipe Tomasi
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada pela ajuda.
Penso que as suas sugestões e as da Thais Barbieri são as que melhor se enquadram no contexto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Não querendo ser "professora" de ninguém: "intrinsecamente".
29 mins
  -> Obrigado, Sandra.

agree  Teresa Borges
19 hrs
  -> Obrigado, Teresa.

16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
inerradicável


Explanation:
Olá! Pela frase do exemplo, creio que o termo seja “inerradicável”, “impossível de retirar pela raiz”, ou seja, as tradições são sempre intrinsecamente ligadas às particularidades – línguísticas, socias – do local onde ocorrem. Deixo dois links de apoio. Espero que ajude, abs!


    Reference: http://www.aulete.com.br/inerradic%C3%A1vel
    https://dicionariocriativo.com.br/irradic%C3%A1vel
Ariane Lesnyak
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
inevitavelmente / indelevelmente


Explanation:
São, em princípio, sugestões. Também não encontrei "ineradically" em dicionário, mas vi ocorrências cujo contexto remete a "ineradicably", a qual, sim, pode se achar em dicionário, e tem o sentido de "unable to be destroyed or removed". Acredito que "ineradically" tenha o sentido de "inevitavelmente" ou, menos usual, "indelevelmente". Falaria de algo inerente, que não se pode ignorar ou apagar.

Algumas ocorrências:

https://www.csmonitor.com/1983/0307/030713.html
"The commercial purveying of ''gloom and doom'' sometimes seems ineradically imbedded in today's media culture."

https://books.google.com.br/books?id=0hf1BgAAQBAJ&pg=PA265&l...
"He shows that the metaphors are ineradically relational."

"It has not escaped the notice of the reader of history, indeed it is ineradically stamped upon his mind before he has finished the first chapter, that human life is [...]"

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2020-04-29 15:22:57 GMT)
--------------------------------------------------

Link em que se encontra a última frase:
http://www.museum.state.il.us/RiverWeb/landings/Ambot/Archiv... :))

Thais Barbieri
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada. Tal como disse ao Felipe, penso que as suas sugestões e as dele são as que melhor se enquadram no contexto.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques: Pelo contexto parece ser mais adequado
7 mins
  -> Obrigada, Paulo!

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sem radicalismo


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2020-04-29 15:24:06 GMT)
--------------------------------------------------

Sinônimo do "without limitation", o que é citado pode ter exceções

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
de maneira inextirpável


Explanation:
de maneira inextirpável
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/inerad...

PDF
de A Abedi Renani - ‎2013
... before the parenthesis, the author is Alasdair Macintyre, as in the above examples. 18 ... ineradically (sic: ineradicably) to some degree local, informed by …

Que não se pode extirpar; muito arraigado

"inextirpável", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/inextirpável [consultado em 29-04-2020].

O mesmo que "ineradicably" segundo o texto acima.

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2020-04-29 15:45:24 GMT)
--------------------------------------------------

adjective
not eradicable; not capable of being eradicated, rooted out, or completely removed.
https://www.dictionary.com/browse/ineradicably

Para mim, faz sentido: que não se pode erradicar, que não está enraizado, que é inextirpável. A palavra provem do latim "radix" (raiz).

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2020-04-29 15:46:40 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.thefreedictionary.com/ineradicably

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ineradically
invariavelmente


Explanation:

https://www.merriam-webster.com/dictionary/inerratic
inerratic = fixed

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search