appropriation gas

Portuguese translation: apropriação de gás

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:appropriation gas
Portuguese translation:apropriação de gás
Entered by: Salvador Scofano and Gry Midttun

12:14 Feb 11, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci
English term or phrase: appropriation gas
Procuro um termo consagrado para a expressão.

Contexto:
Extração de petróleo.

Exemplos:

FISCAL GAS METERS AND APPROPRIATION FUEL GAS

The appropriation gas metering consist of one measuring point.

Agradeço desde já.
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
apropriação de gás
Explanation:
V. http://www.revistaanalytica.com.br/analytica/ed_anteriores/2...

Os sistemas de medição fiscal de gás devem ser projetados, calibrados e operados de forma que a incerteza de medi¬ção seja inferior a 1,5 %. Os dema is sistemas de medição devem ter uma incerteza de medição inferior a 3% (Obs: no caso de medição para apropriação de gás, a incerteza de medição deve ser inferior a 2%).
Selected response from:

MarieneBLehwing
Brazil
Grading comment
Obrigado a todos que participaram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4gás alocado
Victor Pereira
4apropriação de gás
MarieneBLehwing
4captação de gás
Henrique Magalhaes


Discussion entries: 2





  

Answers


56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
captação de gás


Explanation:
Think that the better way is to translate appropriation is 'captação' which has to be measured...

Henrique Magalhaes
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Henrique pela ajuda!

Asker: Obrigado, Henrique


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
apropriação de gás


Explanation:
V. http://www.revistaanalytica.com.br/analytica/ed_anteriores/2...

Os sistemas de medição fiscal de gás devem ser projetados, calibrados e operados de forma que a incerteza de medi¬ção seja inferior a 1,5 %. Os dema is sistemas de medição devem ter uma incerteza de medição inferior a 3% (Obs: no caso de medição para apropriação de gás, a incerteza de medição deve ser inferior a 2%).


MarieneBLehwing
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado a todos que participaram
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Mariene. É exatamente isso. A referência dada é exatamente o assunto traduzido.

Asker: Mai uma vez, obrigado, Mariene


11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gás alocado


Explanation:
Sendo a água um recurso natural como o gás, creio que, tomando por base a definição dada no dicionário referido, podemos extrapolar a acepção aí dada para o caso do gás.

Appropriate — To authorize the use of a quantity of water to an individual requesting it.

Appropriated Water — (1) A quantity of water from a well, stream, river, reservoir, or other source reserved for a
specific use and place of use under state water-right laws, statutes, or regulations. (2) Surface water in an irrigation
district that has been assigned or allocated to owners of water rights.

Aliás, essa acepção bate certo com um dos muitos significados que o substantivo "appropriation" pode ter em alemão neste dicionário online de referência nas combinações EN-DE

in: http://www.dict.cc/?s=appropriation
Zuordnung {f} von Mitteln (= alocação de meios, atribuição de recursos)

Agora fazendo a ponte para português, procurando no Google por "gás alocado" (outra hipótese de termo de pesquisa é "alocação de gás"...), temos este resultado, por exemplo:

"diferença, quando positiva ou negativa, entre o volume de
gás alocado nos pontos de recebimento e o volume total de
gás alocado nos pontos de entregas, descontado a parcela
relativa ao gás para uso no sistema;"
in: http://www.nce.ufrj.br/concursos/encerrados/tbg/ANAL-PLENO-C...



    Reference: http://water.nv.gov/WaterPlanning/dict-1/ww-dictionary.pdf
Victor Pereira
Works in field
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Victor





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search