community interpreter

Portuguese translation: intérprete comunitário

10:04 Jul 22, 2009
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Other
English term or phrase: community interpreter
Community Interpreters work mainly in the public services: health services (hospitals, GPs, mental health), social services (child protection, vulnerable adults), social housing (housing register, etc.), social benefits (Jobcentre, Benefits Agency) and education services (primary and secondary schools, education psychologist, speech and language teraphy), but NOT in the legal system (courts, police, probation services, immigration).
To become a community interpreter you can do a 10 weeks vocacional course: Community Interpreting Essential Skills And Knowledge.
http://www.aiic.net/ViewPage.cfm/page234.htm
http://www.criticallink.org/

In Spanish community interpreting = Interpretación Social

What is the correct term for community interpreter / community interpreting in Portuguese from Portugal?
Thank you.
Jason Ling Wong
Portuguese translation:intérprete comunitário
Explanation:
Eu diria assim, embora creia que diz respeito à interpretação da ex-Comunidade Europeia, e não tanto no sentido que apresenta.

Todavia, encontrei em:
http://base.d-p-h.info/pt/fiches/dph/fiche-dph-7085.html

Este processo produziu efeitos muito para lá das competências específicas no que se referem ao próprio Fórum. Criou um grande interesse no plano local. O Ministério da Justiça, o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas e diversas ONG exprimiram o seu interesse em disponibilizar fundos para a organização e a acreditação de Intérpretes Comunitários, capitalizando as capacidades manifestadas na ocasião.

Selected response from:

Ana Mafalda Costa
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5intérprete comunitário
Ana Mafalda Costa
4intérprete cultural
Lidia Saragaço
3mediador linguístico
Teresa Borges


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
intérprete comunitário


Explanation:
Eu diria assim, embora creia que diz respeito à interpretação da ex-Comunidade Europeia, e não tanto no sentido que apresenta.

Todavia, encontrei em:
http://base.d-p-h.info/pt/fiches/dph/fiche-dph-7085.html

Este processo produziu efeitos muito para lá das competências específicas no que se referem ao próprio Fórum. Criou um grande interesse no plano local. O Ministério da Justiça, o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas e diversas ONG exprimiram o seu interesse em disponibilizar fundos para a organização e a acreditação de Intérpretes Comunitários, capitalizando as capacidades manifestadas na ocasião.



Ana Mafalda Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
2 hrs
  -> Obrigada, Marlene!

agree  Bartat
3 hrs
  -> Obrigada, Bartat!

agree  Flavia Martins dos Santos: ou da comunidade
4 hrs
  -> Obrigada, Flávia! Gostei da sua sugestão.

agree  imatahan
4 hrs
  -> Obrigada, Imatahan!

agree  Isabel Maria Almeida
6 hrs
  -> Obrigada, Isabel!

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mediador linguístico


Explanation:
Sug.

Example sentence(s):
  • Para melhor compreenderem as produções dos seus alunos, os professores poderão, junto deles, dos seus pais ou mesmo de um mediador linguístico, tentar obter informações acerca do modo como se faz um pedido ou dá uma ordem nas diferentes línguas ma
  • Já não era mau que o ME aceitasse que pudesse haver na aula o docente da turma e um mediador linguístico.

    Reference: http://www.iltec.pt/divling/_pdfs/cd2_actos-ilocutorios_anal...
    Reference: http://www.acidi.gov.pt/
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 735

46 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
intérprete cultural


Explanation:
No hospital onde trabalhei em Toronto (Canada) nós eramos tradutores e intérpretes culturais em inglês o nosso título era translator and community interpreter. Community Interpreter no contexto que apresenta implica ter conhecimento da comunidade para a qual se presta o serviço de interpretação daí se ter optado por "cultural" porque abrange todos os aspectos de uma comunidade desde o idioma à alimentação às tradições, etc.

veja este excelente artigo sobre este tema:
http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rtcom/article/vie...

Lidia Saragaço
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search