disenfranchised

Portuguese translation: socialmente excluídos(as)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:disenfranchised
Portuguese translation:socialmente excluídos(as)
Entered by: jthompson

14:49 Apr 16, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Other
English term or phrase: disenfranchised
Women, particularly those who are poor and disenfranchised, who are the primary users of public health care, often experience a broad range os discrimination.

Sei que disenfranchise é a privação de direito ao voto, dos direitos civis, mas não consegui encaixar isso na frase.

Obrigada!
jthompson
Brazil
socialmente excluídos(as)
Explanation:
sug.

Ou vítimas da exclusão social.

Uma expressão muito difundida e mais "politicamente correta" do que "marginalizados", que costumava ser amplamente utilizada...

Selected response from:

Carlos Quandt
Brazil
Grading comment
Obrigada pelas opções! Creio que essa se encaixa melhor no contexto!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2socialmente excluídos(as)
Carlos Quandt
4 +1excluído(a)s
Teresa Borges
4 +1marginalizadas
Roberto Cavalcanti
5deserdados
Illa Karina Rocha
4privados(as) dos direitos
Gilmar Fernandes
4cujos direitos não são reconhecidos
CristinaPereira
4desvalidas
Marcelo Fogaccia


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
desvalidas


Language variant: pt-br

Explanation:
Que tal?

Cadernos de Pesquisa - Training for midwives: should there be ...
... ele próprio levava as alunas para verem e praticarem quando era chamado para fazer algum parto, "especialmente das mulheres pobres e desvalidas". ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0100-15741999000300006&lng=en&nrm=iso&tl... - 142k - Em cache - Páginas Semelhantes
[PDF] O CURSO DE PARTOS: DEVE OU NÃO HAVER PARTEIRAS?
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
cialmente das mulheres pobres e desvalidas”. Fazendo um balanço do curso, Mavignier afirma. que desde a criação tinham sido feitas 116matrículas (entre 1840 ...
www.scielo.br/pdf/cp/n108/a06n108.pdf - Páginas Semelhantes
Mais resultados de www.scielo.br »
Ver resultados para: mulheres pobres e desvalidas

MULHER VIRTUAL- ORAÇÕES
Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra
a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa ...
www.mulhervirtual.com.br/1santas/38.html

Os Belos e as Feras: Arma letal... contra os homens
Por insistir na defesa das pobres e desvalidas mulheres, a sociedade se penaliza
e elas acabam vencendo, muitas vezes, nas situações mais absurdas. ...
ju-capelletti.blogspot.com/2007/02/arma-letal-contra-os-homens.html

SIGNIFICADOS DE PROTEÇÃO A MENINAS POBRES NA BAHIA DO SÉCULO XIX ...
atenção às meninas pobres e desvalidas. A emergência. dessas casas de proteção
e a análise dos ..... suficientes para a formação da mulher da época. Tal ...
www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa11.pdf


Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cujos direitos não são reconhecidos


Explanation:
Sugestão

DHnet - Direitos Humanos na InternetDireitos não reconhecidos – há, sobretudo, nos países não democráticos, ... a violência contra as crianças e as mulheres, a violência juvenil, ...
www.dhnet.org.br/redes/caboverde/educar/guia_prof_basico.ht... - 336k - Em cache - Páginas semelhantes
Mais resultados de www.dhnet.org.br »



CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 217

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
marginalizadas


Explanation:
à margem da sociedade

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 458

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio
1 hr
  -> Grato Marcos

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
privados(as) dos direitos


Explanation:
disenfranchised
de mãos atadas, privado dos direitos (an ethnic group sistematically disenfranchised)

Wikipedia:
Disenfranchisement or disfranchisement is the revocation of the right of suffrage (the right to vote) to a person or group of people. Disfranchisement might occur explicitly through law, or implicitly by intimidation.

Era isso mesmo que vc. achava.....não sei de onde é o texto, me parece que estão falando de algum país onde as mulheres ainda não tem (ou tinham) direito a voto....algo assim. Boa Sorte!


Gilmar Fernandes
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 92

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
deserdados


Explanation:
La intención, explicó en un comunicado, es definir acciones legales inmediatas para preservar ...... a la gente pobre, a los desheredados [desinfranchised]. ...
www.migrante.com.mx/Estadisticas.htm - 785k

projecto de publicação da antologia Teatro Portugués Contemporáneo, cordenação de Carlos Porto, em se inclui Los desheredados de la Patria / Os Deserdados ...
www.norberto-avila.eu/Norberto_Avila.html - 50k -

Diante disto vemos que qualquer carência apresentada por qualquer indivíduo será suficiente para inseri-lo na camada deserdada da sociedade. ...
www.rj.anpuh.org/Anais/1998/autor/Marcos Artur Ferreira da ... -

Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 103

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
excluído(a)s


Language variant: Português (de Portugal)

Explanation:
Ver as versões inglesa e portuguesa do documento abaixo indicado.

Example sentence(s):
  • whereas in regions where illiteracy is very extensive, radio is the most appropriate communications technology, because it is available to the majority of people, and particularly to disenfranchised rural communities, women and the young
  • Considerando que, nas regiões de elevado analfabetismo, a rádio é a tecnologia de comunicação mais apropriada, porque é acessível à maioria das pessoas, em especial as comunidades rurais excluídas, as mulheres e os jovens

    Reference: http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...
    Reference: http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 735

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lilma Schimmel (X)
23 mins
  -> Obrigada

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
socialmente excluídos(as)


Explanation:
sug.

Ou vítimas da exclusão social.

Uma expressão muito difundida e mais "politicamente correta" do que "marginalizados", que costumava ser amplamente utilizada...



Example sentence(s):
  • posições de cada estado brasileiro, em termos de percentuais de socialmente excluídos.
  • exclusivamente pela população sem-abrigo, ou por outros grupos socialmente excluídos,
Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 120
Grading comment
Obrigada pelas opções! Creio que essa se encaixa melhor no contexto!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nuno Quintas (X)
34 mins

agree  Marcelo Fogaccia: excelente!
1 hr




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search