off-the-leash

Portuguese translation: (foliões) dissolutos, licenciosos, de vida solta

13:56 May 31, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Other
English term or phrase: off-the-leash
Stacey Kent and her group played a Friday and Saturday night in April 2007 at legendary London jazz club Ronnie Scott’s. Weekend slots are sometimes frequented by off-the-leash revellers – a tough test for quiet performers.
Fernando Brum
Portugal
Portuguese translation:(foliões) dissolutos, licenciosos, de vida solta
Explanation:
off-the-leash: solto
solto (Aurélio):
1. Cujas partes não são aderentes; desagregado: Sabe fazer um arroz solto.
2. Que está livre; desatado, desprendido: Gosta de usar os cabelos soltos.
3. Largo, folgado: roupas soltas.
4. Posto em liberdade: O réu pode-se defender solto.
5. Fig. Livre, dissoluto, licencioso: vida solta.
6. Fig. Sem peias: Parece que o Diabo anda solto.
7. Fig. Entrecortado, interrompido: lamentos soltos.
8. Fig. Desobrigado, desagravado, quite.
9. Bras. Sozinho, abandonado: A criança ficou solta no mundo.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-05-31 14:02:31 GMT)
--------------------------------------------------

libertinos, indisciplinados, desregrados
Selected response from:

Denise Miranda
Grading comment
Um muito obrigado a todos os colegas. Foram todas boas respostas, mas a Denise foi a primeira a dar-me a palavra que me faltava "soltos".
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1insubordinados
Paula Pereira
4 +1desvairados/exaltados
reginakersten
5desbragados
Julieta Almeida
4(foliões) dissolutos, licenciosos, de vida solta
Denise Miranda
3freqüentadores agitados, "da pesada"
Clauwolf


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(foliões) dissolutos, licenciosos, de vida solta


Explanation:
off-the-leash: solto
solto (Aurélio):
1. Cujas partes não são aderentes; desagregado: Sabe fazer um arroz solto.
2. Que está livre; desatado, desprendido: Gosta de usar os cabelos soltos.
3. Largo, folgado: roupas soltas.
4. Posto em liberdade: O réu pode-se defender solto.
5. Fig. Livre, dissoluto, licencioso: vida solta.
6. Fig. Sem peias: Parece que o Diabo anda solto.
7. Fig. Entrecortado, interrompido: lamentos soltos.
8. Fig. Desobrigado, desagravado, quite.
9. Bras. Sozinho, abandonado: A criança ficou solta no mundo.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-05-31 14:02:31 GMT)
--------------------------------------------------

libertinos, indisciplinados, desregrados

Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 42
Grading comment
Um muito obrigado a todos os colegas. Foram todas boas respostas, mas a Denise foi a primeira a dar-me a palavra que me faltava "soltos".

10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
freqüentadores agitados, "da pesada"


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 827

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
desbragados


Explanation:
mais uma sugestão :)

Julieta Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
desvairados/exaltados


Explanation:
farristas desvairados/exaltados



reginakersten
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Karin Gabardo
1 hr
  -> Obrigada, Karin

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
insubordinados


Explanation:
Outra hipótese a juntar às sugeridas pelos colegas.

--------------------------------------------------
Note added at 3 days21 hrs (2007-06-04 11:33:01 GMT)
--------------------------------------------------

Entretanto ocorreu-me-me também "indisciplinado" e "rebelde". Pode ser que ajude...

--------------------------------------------------
Note added at 3 days21 hrs (2007-06-04 11:34:08 GMT)
--------------------------------------------------

Fantasporto 2003
... de onde só guardo más, péssimas, memórias, seja pelo público indisciplinado, xenófobo ou alcoolizado, das sessões nocturnas dos fins de semana, ...
www.cinedie.com/fantasporto_03.htm


Paula Pereira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Lamensdorf
2 days 42 mins
  -> Obrigada, José!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search