aftermarket

Portuguese translation: mercado de subprodutos / onda de subprodutos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:aftermarket
Portuguese translation:mercado de subprodutos / onda de subprodutos
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

19:39 May 8, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Other / Empreendedorismo
English term or phrase: aftermarket
Whenever a device gains a wide following, an aftermarket is sure to follow.
===============
pensei que fosse "pós-venda" mas não cabe isso aqui. Seria o mercado de peças de substituição?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
mercado de subprodutos / onda de subprodutos
Explanation:
Pela sua explicação e pelo restante do parágrafo, não parece mesmo serem necessariamente produtos não originais, nem de substituição.
Não sei se existe um termo técnico equivalente, mas talvez mudando um pouco, sem deixar literal, possa ficar bom, eu pensei em "onda", por exemplo.
Selected response from:

Maria India
Brazil
Grading comment
É exatamente esta a idéia do contexto. Muito grata a todos.
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2mercado de peças não originais
Martim
4as imitações/as cópias
Denise Miranda
4mercado secundario
Nathalie Tomaz
4mercado de substituição
Nathalie Tomaz
3mercado de subprodutos / onda de subprodutos
Maria India


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mercado secundario


Explanation:
Corresponde também ao "mercado de peças de substituiçao" como segeriu.

--------------------------------------------------
Note added at 20 minutes (2007-05-08 19:59:14 GMT)
--------------------------------------------------

pode ser "mercado de substituição"


Nathalie Tomaz
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Conheço essa tradução também. Contudo, no restante do parágrafo, tudo me leva a crer que se trata de um mercado que "pega o bonde" do sucesso e lança outros produtos que os usuários podem precisar, relacionados com o equipamento em questão. Veja o parágrafo inteiro: ======================= Sempre que um novo dispositivo vira moda no mercado, diz Dunion, logo em seguida vem um mercado de peças não-originais. Isso pode abranger tudo, desde estojos para o transporte de DVDs (um com o design do Bob Esponja na capa para os filmes da minivan das crianças) até carregadores de isqueiros para os equipamentos DVDs portáteis.


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mercado de substituição


Explanation:
sugestao

Nathalie Tomaz
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
mercado de peças não originais


Explanation:
Eu uso assim.

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2007-05-08 20:05:37 GMT)
--------------------------------------------------

Dê uma olhada em "mercado acessório" ou "mercado agregado", veja se se aproximam da idéia.

Martim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 114
Notes to answerer
Asker: Conheço essa tradução também. Contudo, no restante do parágrafo, tudo me leva a crer que se trata de um mercado que "pega o bonde" do sucesso e lança outros produtos que os usuários podem precisar, relacionados como equipamento em questão. Veja o parágrafo inteiro: ======================= Sempre que um novo dispositivo vira moda no mercado, diz Dunion, logo em seguida vem um mercado de peças não-originais. Isso pode abranger tudo, desde estojos para o transporte de DVDs (um com o design do Bob Esponja na capa para os filmes da minivan das crianças) até carregadores de isqueiros para os equipamentos DVDs portáteis.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcia Gascon
24 mins
  -> Obrigado, Marcia.

agree  Clauwolf
1 hr
  -> Obrigado, Clauwolf.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mercado de subprodutos / onda de subprodutos


Explanation:
Pela sua explicação e pelo restante do parágrafo, não parece mesmo serem necessariamente produtos não originais, nem de substituição.
Não sei se existe um termo técnico equivalente, mas talvez mudando um pouco, sem deixar literal, possa ficar bom, eu pensei em "onda", por exemplo.

Maria India
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
É exatamente esta a idéia do contexto. Muito grata a todos.
Teresa

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
as imitações/as cópias


Explanation:
Sempre tem a Melissinha e a imitação da Melissinha, a Barbie e a imitação da Barbie e assim por diante!

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2007-05-09 14:10:26 GMT)
--------------------------------------------------

Produtos paralelos, também se poderia dizer:
A peça de aftermarket não é pirata. O consumidor sabe que está comprando um produto paralelo.
http://www.sindlab.org/noticia02.asp?noticia=11082

Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 42




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search