piano action mechanism

Portuguese translation: mecanismo de ativação do teclado/mecanismo ativado por teclado (do piano)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:piano action mechanism
Portuguese translation:mecanismo de ativação do teclado/mecanismo ativado por teclado (do piano)
Entered by: Marlene Curtis

21:24 Jan 5, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Music / Manual do Usuário - Teclado/Piano
English term or phrase: piano action mechanism
Drawing on our many decades of expertise in crafting grand pianos, XXXX has created a unique and yet wholly traditional piano action mechanism for the Avant Grand—employing an action in which the hammers hit the strings from underneath, just as on an actual grand piano.
Isabella Becker
Brazil
mecanismo de ativação do teclado/mecanismo ativado por teclado (do piano)
Explanation:
Piano [1] é um instrumento musical de corda percutida. Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1mecanismo das teclas
Lumen (X)
5modo de atingir as teclas do piano
francelino
4mecanismo de ação de piano
Hander Heim
4mecanismo de ativação do teclado/mecanismo ativado por teclado (do piano)
Marlene Curtis
4mecanismo de tocar cordas de piano
Roberto Cavalcanti
4mecanismo (de produção de som) do piano
priscilalaterza
3mecanismo de percussão
Teresa Borges


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mecanismo de ação de piano


Explanation:


See...

forum.cifraclub.terra.com.br/forum/8/200584/

www.mte.gov.br/empregador/cbo/procuracbo/conteudo/tabela3.a...

Hander Heim
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mecanismo de tocar cordas de piano


Explanation:
mecanismo de acionar/atuar cordas de piano

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mecanismo de ativação do teclado/mecanismo ativado por teclado (do piano)


Explanation:
Piano [1] é um instrumento musical de corda percutida. Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 134
Grading comment
Obrigada a todos!

14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mecanismo de percussão


Explanation:
Sugestão...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
mecanismo das teclas


Explanation:
Sou pianista............ mas veja tb na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_teclas

Conforme o instrumento em causa, as teclas podem estar ligadas a um mecanismo diferente:

* podem ativar um mecanismo com um martelo para percutir cordas (por ex., num piano), ou um mecanismo com uma tangente para percutir cordas (por ex., num clavicórdio);
* podem ativar um mecanismo com um martelo para percutir lâminas metálicas (por ex., numa celesta);
* podem ativar um mecanismo com um plectro para beliscar cordas (por ex., num cravo);
* podem ativar uma válvula para permitir que o ar fornecido por um fole seja conduzido para um tubo (por ex., num órgão);
* podem ativar uma válvula para permitir que o ar fornecido por um fole ponha uma palheta a vibrar (por ex., num acordeão);
* em instrumentos electrónicos podem ativar determinados componentes electrónicos para que estes produzam uma determinada nota (por ex., num sintetizador);
* ainda, em teclados de controle não servem para fazer soar alguma nota, mas apenas para transmitir informação (por ex., via MIDI) para outros instrumentos respeitante à nota a ser tocada;


Lumen (X)
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
12 hrs
  -> Obrigada! Feliz 2009!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
modo de atingir as teclas do piano


Explanation:
Sou tecladista. Toco piano (um pouco), órgão e acordeon.

francelino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

1 day 12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mecanismo (de produção de som) do piano


Explanation:
mecanismo de produção de som:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q="mecanismo de pro...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano
Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som.

http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/8/148691/
Nesse fórum dá para inferir que quando se fala de mecanismo não se trata somente do teclado, mas do timbre, etc. Mencionam mecanismo natural, mecanismo real, mecanismo de madeira.
"A Roland tem algun (sic) mecanismos interessante (sic), como o Progressive hammer Actiojn (sic), para stage piano..."
"É o mais caro mecanismo, infelismente (sic). Teclas de madeira e mecanismos de madeira."

priscilalaterza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search