missing-at-random

Portuguese translation: perdas ao acaso

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:missing-at-random
Portuguese translation:perdas ao acaso
Entered by: Marcia Browne

20:31 Oct 12, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / Clinical Trials
English term or phrase: missing-at-random
Contexto: The analysis is based on the **missing-at-random (MAR)** assumption and performed using all available observations

Por favor, qual a tradução usual para "missing-at-random"?
Encontrei umas 3 ou 4 traduções diferentes....

Muito TIA
Marcia Browne
Brazil
perdas ao acaso
Explanation:
http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/457/simulao-e-com...

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2019-10-12 20:34:33 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102...

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2019-10-12 20:35:31 GMT)
--------------------------------------------------

https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/dow...

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2019-10-12 20:47:16 GMT)
--------------------------------------------------

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/2799-5-7.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2019-10-12 20:53:35 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.passeidireto.com/arquivo/67851059/epidemiologia-...
Selected response from:

Isadora Vital
United States
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2perdas ao acaso
Isadora Vital
5(parte da premissa da) omissão aleatória
Teresa Cristina Felix de Sousa
4(dados) omissos aleatórios
Teresa Borges
3dados ausentes aleatórios (MAR)
expressisverbis


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dados ausentes aleatórios (MAR)


Explanation:
Dados ausentes aleatórios - MAR: Os dados que estão ausentes tem alguma relação com algum dado observado do individuo. Consideremos, por exemplo que determinado paciente não teve sua taxa respiratória aferida. Nesse caso, a equipe médica aferiu a pressão e a temperatura e não viu anormalidade nenhuma, decidindo não prolongar o exame.
http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/835/2/JorgeSouzaAze...

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2019-10-12 20:38:19 GMT)
--------------------------------------------------

Dados ausentes aleatórios são classificados como Ausentes ao acaso (AAA), quando um valor ausente de Y depende de X, mas não de Y; e como Ausente completamente ao acaso (ACAA), quando valores de Y são realmente uma amostra aleatória de todos os valores de Y, não gerando vieses para os dados observados (HAIR et al., 2005).
http://livros01.livrosgratis.com.br/cp133633.pdf

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 140

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
perdas ao acaso


Explanation:
http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/457/simulao-e-com...

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2019-10-12 20:34:33 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102...

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2019-10-12 20:35:31 GMT)
--------------------------------------------------

https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/dow...

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2019-10-12 20:47:16 GMT)
--------------------------------------------------

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/2799-5-7.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2019-10-12 20:53:35 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.passeidireto.com/arquivo/67851059/epidemiologia-...

Isadora Vital
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
1 min
  -> https://www.passeidireto.com/arquivo/67851059/epidemiologia-...

agree  Luiz Fernando Santos Perina
22 hrs

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(dados) omissos aleatórios


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Dados omissos aleatórios (MAR)
Num processo MAR, aprobabilidade de omissãodepende somente de valores de variáveis que foram, de facto, medidas. Por exemplo, numestudoem que as mulheres apresentem menor probabilidade de responder ao valor do seu rendi mento e no qual a informação sobre o género foi recolhida.
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9365/1/ulfc104893_...

https://www.theanalysisfactor.com/mar-and-mcar-missing-data/

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 256

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
(based on the) missing-at-random (assumption)
(parte da premissa da) omissão aleatória


Explanation:
HTH

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search