rogue

Portuguese translation: refugos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rogue
Portuguese translation:refugos
Entered by: Marcia Browne

13:20 May 9, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Medical: Pharmaceuticals / Drugs/Clinical trials
English term or phrase: rogue
Contexto: Market Withdrawals, Product Recalls
Exemplos: Produto (medicamento) errado (rótulo e conteúdo são produtos diferentes).
Produto certo mas potência errada
Princípio ativo errado
**Mix up of some products (“rogues”) with more than one container involved**

Definition of ROGUE (in this context) : behaving in ways that are not expected or not normal, often in a way that causes damage

Por favor, em Port Brasil que melhor tradução para **rogue** no contexto acima?

Muito TIA
Marcia Browne
Brazil
refugos
Explanation:
É o termo utilizado para produtos defeituosos que devem ser removidos do lote.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2017-05-09 18:02:26 GMT)
--------------------------------------------------

Márcia, meu conhecimento é, na verdade, na área de bebidas, onde usamos o termo "refugo" para "rogue". Eu não tinha certeza quanto à área de medicamentos, mas há muitos termos em comum.
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1refugos
Mario Freitas
4desviados
airmailrpl
3 +1irregular
Teresa Borges
3potencialmente perigoso
expressisverbis
3defeituoso
Ana Vozone
3nocivo
Rafael Sousa Brazlate


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
defeituoso


Explanation:
Neste contexto, penso que poderia funcionar... No sentido de "incorre(c)to".

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
potencialmente perigoso


Explanation:
3.
potencialmente perigoso
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/rogue

Se causam lesões ou danos, diria produtos potencialmente perigosos.

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2017-05-09 13:34:38 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei agora esta pergunta mas em espanhol... pode ser que ajude em mais alguma coisa:

http://www.proz.com/kudoz/english_to_spanish/medical_pharmac...

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2017-05-09 13:46:13 GMT)
--------------------------------------------------

Traduzindo, para ser mais fácil, na pergunta de inglês-espanhol, incluíram respostas como "autorreactivo, perigoso/nocivo/prejudicial e suspeito".

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 136

35 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
irregular


Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt) neste contexto, esperando que seja útil...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 256

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca
1 hr
  -> Obrigada, Paulinho!

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
nocivo


Explanation:
Também sem muita certeza, que nunca vi isso.

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 189

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
refugos


Explanation:
É o termo utilizado para produtos defeituosos que devem ser removidos do lote.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2017-05-09 18:02:26 GMT)
--------------------------------------------------

Márcia, meu conhecimento é, na verdade, na área de bebidas, onde usamos o termo "refugo" para "rogue". Eu não tinha certeza quanto à área de medicamentos, mas há muitos termos em comum.

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 107
Grading comment
Thanks!
Notes to answerer
Asker: Sim! Ao pesquisar outra coisa, tinha acabado de achar uma ocorrência sobre "refugo de laboratório" e já ia perguntar se os amigos concordavam com o termo "refugos" ;-) Thanks de montão!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sueli Astrini
2 days 5 hrs
  -> Obrigado, Sueli!

1 day 1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rogues
desviados


Explanation:
rogues => strays => desviados

What is rogue? - Definition from WhatIs.com
whatis.techtarget.com › Topics › Consumer Tech › Internet acronyms and lingo
In general, a rogue is someone who strays from the accepted path, is mischievous, or is a cheat. In information technology, the term has several usages.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search