lipid-laden macrophages

Portuguese translation: macrófagos carregados de lípidos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:lipid-laden macrophages
Portuguese translation:macrófagos carregados de lípidos
Entered by: expressisverbis

09:47 Jun 29, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals
English term or phrase: lipid-laden macrophages
Macrófagos com inclusões lipídicas?
O meu problema é "laden", que significa "carregar".
Obrigada.

http://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portug...
expressisverbis
Portugal
macrófagos carregados de lípidos
Explanation:
Acho que pode ficar assim, o 'laden' é mesmo carregado e deve significar que tem mais lípidos do que o normal.

Aparece assim em várias teses:
aglomerado celular, rico em macrófagos carregados de lípidos, fibroblastos
http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/13782/1/Tese MI...

fosfolípidos e numerosos macrófagos carregados de lípidos
https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2488/12/Tese_10_...

pelo acúmulo de macrófagos carregados de lipídios
https://run.unl.pt/bitstream/10362/4963/1/Soeiro_2010.pdf

etc.
Selected response from:

Geraldo Quintas
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2macrófagos repletos de lípidos
Teresa Borges
4 +2macrófagos carregados de lípidos
Geraldo Quintas


Discussion entries: 5





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
macrófagos carregados de lípidos


Explanation:
Acho que pode ficar assim, o 'laden' é mesmo carregado e deve significar que tem mais lípidos do que o normal.

Aparece assim em várias teses:
aglomerado celular, rico em macrófagos carregados de lípidos, fibroblastos
http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/13782/1/Tese MI...

fosfolípidos e numerosos macrófagos carregados de lípidos
https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2488/12/Tese_10_...

pelo acúmulo de macrófagos carregados de lipídios
https://run.unl.pt/bitstream/10362/4963/1/Soeiro_2010.pdf

etc.


Geraldo Quintas
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos!
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela ajuda Geraldo. A minha dúvida foi-se...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Costa
2 hrs
  -> Obrigado!

agree  BV1: Lipídeos ou lipídios são mais comuns em PT-BR.
3 hrs
  -> Claro que sim, só reparei no lipídios agora! Obrigado!

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
macrófagos repletos de lípidos


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Caracteriza-se por um processo inflamatório destrutivo focal ou difuso, com acumulação de macrófagos repletos de lípidos, tecido
fibroso e células inflamatórias agudas e crónicas.
http://www.ulscb.min-saude.pt/media/6562/caso_clinico_3.pdf

A lesão aterosclerótica inicial consiste sobretudo em macrófagos repletos de lípidos (fatty-streak), podendo ser reversível nesta fase (Libby, 2005).
https://docs.di.fc.ul.pt/bitstream/10451/1148/1/16396_tese_f...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 256
Notes to answerer
Asker: Obrigada Teresa.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Costa
2 hrs
  -> Obrigada, Ana!

agree  BV1: Lipídeos ou lipídios são mais comuns em PT-BR.
3 hrs
  -> Obrigada!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search