Consent form

Portuguese translation: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

11:05 Jul 21, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / Clinical trial - open label phase
English term or phrase: Consent form
Formulário de consentimento informado? Any other suggestions?
Elizabete Freitas
Portugal
Portuguese translation:Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Explanation:
Pelo menos no Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2008-07-21 11:11:33 GMT)
--------------------------------------------------

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Você esta sendo convidado a participar em uma pesquisa. Você precisa decidir se quer participar ou não. Por favor, não se apresse em tomar a decisão. Leia cuidadosamente o que se segue e pergunte ao responsável pelo estudo qualquer dúvida que você tiver. Este estudo está sendo conduzido por ( inserir nome do pesquisador / patrocinador )

http://www.propp.ufms.br/bioetica/cep/cmethm17.htm

O formulário de consentimento livre e esclarecido é normalmente usado para facilitar, padronizar e documentar o processo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Geralmente, todas as diretrizes nacionais e internacionais recomendam ou exigem a documentação por escrito do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. É solicitado ao participante que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Se não for possível assinar, é possível pedir ao participante que coloque a impressão do dedo polegar, ou faça uma marca como prova de que recebeu as informações e concordou em participar do estudo.

http://www.fhi.org/sp/RH/Training/trainmat/ethicscurr/RETCCR...

Informações relevantes ao pesquisador responsável:

Res. 196/96 – item IV.2: O termo de consentimento livre e esclarecido obedecerá aos seguintes requisitos:

a) ser elaborado pelo pesquisador responsável, expressando o cumprimento de cada uma das exigências acima;

b) ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa que referenda a investigação;

http://216.239.59.104/search?q=cache:4h0iOvIpe3EJ:www.uff.br...

Selected response from:

Paula Wright
United Kingdom
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5(formulário) de consentimento informado
Mariana Moreira
5 +2formulário de autorização
José Antonio Azevedo
4 +2Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Paula Wright
4 +1formulário de consentimento (informado)
Teresa Borges
4declaração de consentimento esclarecido
Paul Dixon


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
consent form
(formulário) de consentimento informado


Explanation:
informed consent form

sem dúvida, sim

:)

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Madalena Ribeiro
1 min
  -> Madalena, obrigada

agree  Catarina Maia
20 mins
  -> Catarina, obrigada

agree  Alexandra Valle Fernandes
54 mins
  -> Alexandra, obrigada

agree  carolinamelo
4 hrs
  -> Ana, obrigada

agree  Cristina Santos
9 hrs
  -> Cristina, obrigada

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
consent form
formulário de autorização


Explanation:
Outra sugestão.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alyson Steele Weickert, Ph.D.
1 hr
  -> Obrigado.

agree  rhandler
3 hrs
  -> Obrigado.

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
consent form
formulário de consentimento (informado)


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Diria assim. Percebo a preocupação do "informado", mas quanto a mim é dispensável...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 256

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernanda Rocha
39 mins
  -> Obrigada!

neutral  Alexandra Valle Fernandes: "Informado" não é dispensável, pois é muito importante no processo - o profissional TEM de explicar ao paciente em termos que ele entenda. É uma questão de Ética muito importante.
55 mins
  -> Concordo totalmente consigo, mas existe a expressão "informed consent form"... Nesse caso como seria traduzida?

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
consent form
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido


Language variant: BR

Explanation:
Pelo menos no Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2008-07-21 11:11:33 GMT)
--------------------------------------------------

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Você esta sendo convidado a participar em uma pesquisa. Você precisa decidir se quer participar ou não. Por favor, não se apresse em tomar a decisão. Leia cuidadosamente o que se segue e pergunte ao responsável pelo estudo qualquer dúvida que você tiver. Este estudo está sendo conduzido por ( inserir nome do pesquisador / patrocinador )

http://www.propp.ufms.br/bioetica/cep/cmethm17.htm

O formulário de consentimento livre e esclarecido é normalmente usado para facilitar, padronizar e documentar o processo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Geralmente, todas as diretrizes nacionais e internacionais recomendam ou exigem a documentação por escrito do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. É solicitado ao participante que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Se não for possível assinar, é possível pedir ao participante que coloque a impressão do dedo polegar, ou faça uma marca como prova de que recebeu as informações e concordou em participar do estudo.

http://www.fhi.org/sp/RH/Training/trainmat/ethicscurr/RETCCR...

Informações relevantes ao pesquisador responsável:

Res. 196/96 – item IV.2: O termo de consentimento livre e esclarecido obedecerá aos seguintes requisitos:

a) ser elaborado pelo pesquisador responsável, expressando o cumprimento de cada uma das exigências acima;

b) ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa que referenda a investigação;

http://216.239.59.104/search?q=cache:4h0iOvIpe3EJ:www.uff.br...



Paula Wright
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mrs Wood: Esta é a forma utilizada em estudos clínicos
1 hr

agree  Elizabeth Lyons
364 days

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
consent form
declaração de consentimento esclarecido


Explanation:
An option.

Paul Dixon
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search