sham-operated

Portuguese translation: ...ratos submetidos à cirurgia sham (cirurgia controle)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sham-operated
Portuguese translation:...ratos submetidos à cirurgia sham (cirurgia controle)
Entered by: Maria Meneses

15:38 May 29, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / Experiências em ratos
English term or phrase: sham-operated
Contexto: In ADX rats stationary pH increased significantly to 7.03 as compared to sham-operated rats
Maria Meneses
...ratos submetidos à cirurgia sham (cirurgia controle)
Explanation:
Minha sugestão é NÃO substituir a palavra SHAM. Esta palavra é conhecida e reconhecida pela comunidade acadêmica/científica e não tem tradução direta e exata. Novamente, sugiro MANTER a palavra sham no texto traduzido. O termo "cirurgia controle" entre parênteses pode ser adicionada pois o grupo sham é um tipo de GRUPO CONTROLE e pode ser um auxílio ao leitor leigo.
Boas traduções

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-05-29 19:04:21 GMT)
--------------------------------------------------

Dezenas de trablhos científicos podem ser encontrados na internet com a busca "cirurgia sham" (escrito entre aspas para encontrar o termo escrito da forma exata). Abaixo estão alguns exemplos.

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
OVX) e o restante, a cirurgia sham ou falsa ovariec-. tomia, para simulação do estresse .... cio), a partir do dia da ovariectomia ou cirurgia sham ...
www.fosjc.unesp.br/cob/artigos/v8n2_10.pdf


Ratos Wistar (200-250g) foram submetidos à cirurgia fictícia (Sham) ou
adrenalectomia com (ADX+B) ou sem reposição com corticosterona (ADX), 7 dias antes do dia do experimento. No 6º dia após
cirurgia Sham ou ADX, foram mantidos em
jejum a partir das 16h até às 8h do dia seguinte...
www.usp.br/siicusp/15Siicusp/4481.pdf
Selected response from:

Luiz A. C. Paula
Grading comment
Obrigada Luis Paula e a todos os que colaboraram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1operação simulada
Maria Filipe
5...ratos submetidos à cirurgia sham (cirurgia controle)
Luiz A. C. Paula
4 +1operação fictícia ou simulada
Teresa Borges
4não-operados
Marcos Antonio
4controle-operado, falso-operado
Luiza Modesto


  

Answers


29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
operação fictícia ou simulada


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Ver exemplos...

Example sentence(s):
  • Foram utilizados neste estudo ratos machos Wistar, divididos em quatro grupos: animais submetidos à canulação da veia jugular (grupo controle) seguida da lesão do LC (grupo lesado) ou da operação fictícia (grupo sham) e animais sem qualquer manipul
  • Sham – operação fictícia ou simulada

    Reference: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/DEDALUS/FULL/12...
    Reference: http://libdigi.unicamp.br/document/?down=vtls000348906
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 256
Notes to answerer
Asker: Obrigada Teresa.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
4 hrs
  -> Obrigada!

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
operação simulada


Explanation:
grupo de controlo de procedimentos cirúrgicos


    Reference: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413...
    Reference: http://www.sbacvrj.com.br/paginas/revistas/sbacvrj/2000/3/Or...
Maria Filipe
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigada Maria Filipe


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
4 hrs
  -> obrigada airmailrpl

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
controle-operado, falso-operado


Explanation:
No grupo controle-operado houve diferença significante a menor para o comprimento da ..... In the sham-operated group there was significant difference with ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502...

... e no grupo controle-operado, foi feito apenas acesso cirúrgico ao côndilo. ... only the made surgical access was performed in the sham-operated group. ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23143/tde-14122004-11...

O mesmo procedimento foi feito no grupo controle + salina, Falso-operado + .... this effect bringing values close to those of the sham-operated controls. ...
www.biblioteca.redepsi.com.br/record/view/176111

http://www.google.com/search?hl=en&q="sham operated" operado

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2008-05-29 17:13:01 GMT)
--------------------------------------------------

As duas são a mesma coisa. O grupo controle passa por uma cirurgia (controle-operado) com incisão e anestesia assim como o grupo de estudo, mas o principal da cirurgia, por exemplo, remoção da glândula adrenal não é feita na cirurgia controle, ou falsa cirurgia, entendeu?

Luiza Modesto
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48
Notes to answerer
Asker: As duas parecem-me antagónicas. Qual a + correcta? Obrigada

Asker: Agradeço o seu esclarecimento Luisa


2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
...ratos submetidos à cirurgia sham (cirurgia controle)


Explanation:
Minha sugestão é NÃO substituir a palavra SHAM. Esta palavra é conhecida e reconhecida pela comunidade acadêmica/científica e não tem tradução direta e exata. Novamente, sugiro MANTER a palavra sham no texto traduzido. O termo "cirurgia controle" entre parênteses pode ser adicionada pois o grupo sham é um tipo de GRUPO CONTROLE e pode ser um auxílio ao leitor leigo.
Boas traduções

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-05-29 19:04:21 GMT)
--------------------------------------------------

Dezenas de trablhos científicos podem ser encontrados na internet com a busca "cirurgia sham" (escrito entre aspas para encontrar o termo escrito da forma exata). Abaixo estão alguns exemplos.

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
OVX) e o restante, a cirurgia sham ou falsa ovariec-. tomia, para simulação do estresse .... cio), a partir do dia da ovariectomia ou cirurgia sham ...
www.fosjc.unesp.br/cob/artigos/v8n2_10.pdf


Ratos Wistar (200-250g) foram submetidos à cirurgia fictícia (Sham) ou
adrenalectomia com (ADX+B) ou sem reposição com corticosterona (ADX), 7 dias antes do dia do experimento. No 6º dia após
cirurgia Sham ou ADX, foram mantidos em
jejum a partir das 16h até às 8h do dia seguinte...
www.usp.br/siicusp/15Siicusp/4481.pdf

Luiz A. C. Paula
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada Luis Paula e a todos os que colaboraram
Notes to answerer
Asker: Obrigada Luiz Paula De facto já tenho visto em "papers" de portugueses sham não ser traduzido


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não-operados


Explanation:
Sug.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2008-05-29 19:51:43 GMT)
--------------------------------------------------

Infelizmente não disponho de conhecimentos sobre os parâmetros que determinam uma operação simulada. Há vários colegas que expuseram, de maneira bem explícita, como se dá este tipo de procedimento.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 150
Notes to answerer
Asker: Obrigada Marcos António. Já vi tb com operação simulada e pré-operados. Qual a sua opinião?

Asker: Marcos De qq modo obrigada pela ajuda





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search