embolization plug

Portuguese translation: rolhão de embolização

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:embolization plug
Portuguese translation:rolhão de embolização
Entered by: Mariana Moreira

21:02 Nov 19, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
English term or phrase: embolization plug
Contexto:

The Embolization Plug is a pushable embolization device (see Figure 1) comprised of a self- expanding porous Shape Memory Polymer (SMP) Foam Plug, a distal pre-shaped helical Anchor Coil comprised of nitinol and platinum, and a proximal platinum marker band.

Tenho estado a traduzir, com muitas dúvidas, por ligação de embolização

Alguém tem uma sugestão melhor para PT-PT?

Obrigada desde já
Mariana Moreira
Portugal
embolização com rolhão (vascular)
Explanation:
Será isto?

Device Name: AMPLATZERB Vascular Plug
Arterial Embolization Device (79KRD)
(21 CFR 870.3300)
http://www.accessdata.fda.gov/cdrh_docs/pdf3/k031810.pdf


Telangiectasia hemorrágica hereditária e malformações arteriovenosas pulmonares – Embolização com rolhão vascular Amplatzer

Hereditary hemorrhagic telangiectasia and pulmonary arteriovenous malformations – Embolization with Amplatzer vascular plug
http://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-pneumo...

A obstrução pode ser devida a um rolhão (plug) de fibrina na extremidade interna e a desobstrução ser realizada pelo radiologista sob fluoroscopia.
http://portalcodgdh.min-saude.pt/index.php/Obstrução_de_caté...


--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2016-11-19 21:41:25 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/emboliza...

De acordo com o termo, não sei se poderia traduzir "plug" por "tampão" para interromper/parar as hemorragias vasculares.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2016-11-19 22:40:12 GMT)
--------------------------------------------------

"Foi submetido a arteriografia que demonstrou FAV de alto débito na dependência de ramo intra-renal da divisão posterior da artéria renal direita (Fig.2). Após avaliação da sua angioarquitectura, procedeu-se à embolização da FAV com rolhão vascular do tipo Amplatzer® plug..."
http://www.spcctv.pt/media/revistasFlippingBook/2014_2/files...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Efetivamente e depois de confirmar com um cardiologista, a opção foi "rolhão"
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1plug (vascular) para embolização
Bruno Silva
3 +1embolização com rolhão (vascular)
expressisverbis


Discussion entries: 6





  

Answers


32 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
embolização com rolhão (vascular)


Explanation:
Será isto?

Device Name: AMPLATZERB Vascular Plug
Arterial Embolization Device (79KRD)
(21 CFR 870.3300)
http://www.accessdata.fda.gov/cdrh_docs/pdf3/k031810.pdf


Telangiectasia hemorrágica hereditária e malformações arteriovenosas pulmonares – Embolização com rolhão vascular Amplatzer

Hereditary hemorrhagic telangiectasia and pulmonary arteriovenous malformations – Embolization with Amplatzer vascular plug
http://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-pneumo...

A obstrução pode ser devida a um rolhão (plug) de fibrina na extremidade interna e a desobstrução ser realizada pelo radiologista sob fluoroscopia.
http://portalcodgdh.min-saude.pt/index.php/Obstrução_de_caté...


--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2016-11-19 21:41:25 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/emboliza...

De acordo com o termo, não sei se poderia traduzir "plug" por "tampão" para interromper/parar as hemorragias vasculares.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2016-11-19 22:40:12 GMT)
--------------------------------------------------

"Foi submetido a arteriografia que demonstrou FAV de alto débito na dependência de ramo intra-renal da divisão posterior da artéria renal direita (Fig.2). Após avaliação da sua angioarquitectura, procedeu-se à embolização da FAV com rolhão vascular do tipo Amplatzer® plug..."
http://www.spcctv.pt/media/revistasFlippingBook/2014_2/files...


expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60
Grading comment
Efetivamente e depois de confirmar com um cardiologista, a opção foi "rolhão"

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Matheus Chaud: No Brasil, plugs na maioria das vezes acabam sendo traduzidos como tampão. Sou a favor de traduzir, ou como rolhão ou como tampão. Como parece ser um dispositivo relativamente novo, entendo o receio ao traduzir, mas já há quem o faça.
1 day 13 hrs
  -> Obrigada Matheus. Sim, o dispositivo é novo, segundo uma das fontes que pesquisei, entrou no mercado em 2013.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
plug (vascular) para embolização


Explanation:
Apenas uma sugestão

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=plug para embolizaçã...

Bruno Silva
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
12 hrs
  -> Obrigado!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search