the lesser of

Portuguese translation: x ou y, consoante o que for menor

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the lesser of x or y
Portuguese translation:x ou y, consoante o que for menor
Entered by: Ana Vozone

16:28 Sep 24, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / Financial assistance
English term or phrase: the lesser of
All signs and notices must be translated into languages other than English if such languages are the primary language of ****the lesser of 1,000 individuals**** or 5% of the residents in the Hospital’s service area.
Ana Vozone
1000 indivíduos ou 5% dos habitantes, aquele que for menor
Explanation:
Proponho a seguinte construção para a frase:

the lesser of 1,000 individuals or 5% of the residents
1000 indivíduos ou 5% dos habitantes, aquele que for menor

Assim como foi usado nesse livro, por exemplo:

FARMACIA HOSPITALAR E SUAS INTERFACES COM A SAUDE - Resultado da Pesquisa de livros do Google
https://books.google.com.br/books?isbn=8588682044
JULIO FERNANDES MAIA NETO - ‎

"... 25% do tempo remanescente do prazo de validade do produto ou 6 meses, aquele que for menor "

Fica a sugestão para avaliação dos colegas.
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada, Matheus, foi a sugestão mais próxima da solução por que optei finalmente.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6o menor de
Linda Miranda
4 +51000 indivíduos ou 5% dos habitantes, aquele que for menor
Matheus Chaud
5 +4pelo menos
Danilo Oliveira
3 +3de pelo menos 1000 pessoas / de um grupo com pelo menos 1000 pessoas
Mario Freitas


Discussion entries: 14





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
de pelo menos 1000 pessoas / de um grupo com pelo menos 1000 pessoas


Explanation:
Creio que o "word-choice" em inglês não tenha sido o melhor, mas para fazer sentido, é preciso decifrar o que o autor quis dizer.

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 60
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Mário!

Asker: Obrigada, Mário!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
6 mins
  -> Obrigado, Sandrinha!

agree  Margarida Ataide
11 mins
  -> Obrigado, Margarida!

agree  Linda Miranda
3 hrs

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
pelo menos


Explanation:
The best translation considering the context would be "de pelo menos mil indivíduos/ pacientes".

Danilo Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Danilo!

Asker: Obrigada, Danilo!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
7 mins

neutral  Mario Freitas: Never mind, pal. Per Teresa's suggestion, I think we are both wrong anyway.
8 mins
  -> sorry Mario. I was in a hurry and I did not see your suggestion. I agree with you!

agree  Linda Miranda
3 hrs

agree  Alceu
1 day 6 hrs

agree  Lais Leite
3 days 20 hrs

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
the lesser of 1,000 individuals or 5% of the residents
1000 indivíduos ou 5% dos habitantes, aquele que for menor


Explanation:
Proponho a seguinte construção para a frase:

the lesser of 1,000 individuals or 5% of the residents
1000 indivíduos ou 5% dos habitantes, aquele que for menor

Assim como foi usado nesse livro, por exemplo:

FARMACIA HOSPITALAR E SUAS INTERFACES COM A SAUDE - Resultado da Pesquisa de livros do Google
https://books.google.com.br/books?isbn=8588682044
JULIO FERNANDES MAIA NETO - ‎

"... 25% do tempo remanescente do prazo de validade do produto ou 6 meses, aquele que for menor "

Fica a sugestão para avaliação dos colegas.

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigada, Matheus, foi a sugestão mais próxima da solução por que optei finalmente.
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Matheus!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Isto, porém "1000 pessoas" em PT é melhor do que "indivíduos", IMO.
20 mins
  -> É verdade... agradeço, Mario!

agree  Rafael Sousa Brazlate
1 hr
  -> Obrigado, Rafael!

agree  Linda Miranda
3 hrs
  -> Agradeço, Linda!

agree  Thais Lombardi
3 hrs
  -> Obrigado, Thais!

agree  Lais Leite
3 days 20 hrs
  -> Obrigado, Lais!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
o menor de


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 6 minutos (2016-09-24 16:34:50 GMT)
--------------------------------------------------

... ou "o menor entre 1000 indivíduos e 5% dos residentes"...

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2016-09-24 19:50:47 GMT)
--------------------------------------------------

Cf. no debate a interpretação que faço.

Linda Miranda
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Linda, como sugeriria então que ficasse a frase integrando a sua sugestão?

Asker: Obrigada, Linda!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Peters
1 min
  -> Obrigada!

agree  Clauwolf
13 mins
  -> Obrigada!

agree  Margarida Martins Costelha
27 mins
  -> Obrigada!

agree  Matheus Chaud
32 mins
  -> Obrigada!

agree  Mario Freitas: a menor entre.
36 mins
  -> Obrigada!

agree  Rafael Barros
42 mins
  -> Obrigada!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search