overdistention

Portuguese translation: sobredistensão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:overdistention
Portuguese translation:sobredistensão
Entered by: Teresa Borges

20:11 May 22, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
English term or phrase: overdistention
A physiologic goal in setting PEEP is to prevent atelectasis without extending into overdistention.

I found distensão, but no term for this
Susanne Toito
Canada
sobredistensão
Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda Ana Raquel Gomes Figueiredo Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade da Beira Interior 51Pelo trabalho de Gattinoni e colaboradores (81) verificou-se, ainda, que a taxa de ocorrência de complicações graves na posição de decúbito ventral, como extubação acidental, hipotensão grave e arritmias, é baixa, provavelmente pelo trabalho dos enfermeiros e fisioterapeutas nos cuidados com o manuseamento dos pacientes nesta posição. Trabalho esse exigente e de permanência continua desses técnicos de saúde à cabeceira do doente. Outras complicações menos graves são mais comuns, tais como: edema facial, ulcerações cutâneas, obstrução das vias aéreas e dificuldade com a alimentação enteral. (81,82) Outro ponto desfavorável é que, em posição de decúbito ventral, a necessidade de sedação é maior, o que pode aumentar a ocorrência de paralisia neuromuscular, que aparece frequentemente em pacientes graves internados nas unidades de cuidados intensivos. (83)Até que resultados concretos estejam disponíveis, a recomendação de colocar pacientes com SDRA em decúbito ventral, na tentativa de melhorar a oxigenação e permitir exposição a menores concentrações de oxigénio, parece ter razoável fundamento teórico e poucos riscos associados, se em associação com outros métodos mais convencionais. Ventilação de alta-frequência (VAF) A ventilação com alta-frequência utiliza volumes correntes muito pequenos com frequências respiratórias elevadas. Este esquema de ventilação pode ser atractivo nos doentes com SDRA porque permite atingir os principais objectivos da ventilação protectora – evita a sobredistensão e a atelectasia dos alvéolos, enquanto mantém PCO2 normal assim como a oxigenação arterial.
https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/800/1/Mestrado A...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2hiperdistensão
Isadora Vital
4 +1sobredistensão
Teresa Borges
4 +1hiperdistensão
Debora Branco
4Sobredistenção
Augusto Rochadel
3estiramento
Posted via ProZ.com Mobile
Rodrigo Leite


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
hiperdistensão


Explanation:
"http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do...

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2020-05-22 20:14:29 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.peb.ufrj.br/teses/Tese0054_2007_06_28.pdf

Isadora Vital
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Maia de Goes: Agree
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  Carla Oikawa
2 hrs
  -> Obrigada!

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Sobredistenção


Explanation:
http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=sobred...

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
hiperdistensão


Explanation:
Sugestão

Example sentence(s):
  • OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi determinar o limite tomográfico da hiperdistensão pulmonar em indivíduos normais, bem como avaliar o recrutamento e a hiperdistensão pulmonares induzidos pela pressão expiratória final positiva em paciente

    https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/164027
Debora Branco
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carla Oikawa
2 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
sobredistensão


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda Ana Raquel Gomes Figueiredo Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade da Beira Interior 51Pelo trabalho de Gattinoni e colaboradores (81) verificou-se, ainda, que a taxa de ocorrência de complicações graves na posição de decúbito ventral, como extubação acidental, hipotensão grave e arritmias, é baixa, provavelmente pelo trabalho dos enfermeiros e fisioterapeutas nos cuidados com o manuseamento dos pacientes nesta posição. Trabalho esse exigente e de permanência continua desses técnicos de saúde à cabeceira do doente. Outras complicações menos graves são mais comuns, tais como: edema facial, ulcerações cutâneas, obstrução das vias aéreas e dificuldade com a alimentação enteral. (81,82) Outro ponto desfavorável é que, em posição de decúbito ventral, a necessidade de sedação é maior, o que pode aumentar a ocorrência de paralisia neuromuscular, que aparece frequentemente em pacientes graves internados nas unidades de cuidados intensivos. (83)Até que resultados concretos estejam disponíveis, a recomendação de colocar pacientes com SDRA em decúbito ventral, na tentativa de melhorar a oxigenação e permitir exposição a menores concentrações de oxigénio, parece ter razoável fundamento teórico e poucos riscos associados, se em associação com outros métodos mais convencionais. Ventilação de alta-frequência (VAF) A ventilação com alta-frequência utiliza volumes correntes muito pequenos com frequências respiratórias elevadas. Este esquema de ventilação pode ser atractivo nos doentes com SDRA porque permite atingir os principais objectivos da ventilação protectora – evita a sobredistensão e a atelectasia dos alvéolos, enquanto mantém PCO2 normal assim como a oxigenação arterial.
https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/800/1/Mestrado A...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1248

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gloria Teixeira
2 hrs
  -> Obrigada, Gloria!

40 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
estiramento


Explanation:
Explanation

Rodrigo Leite
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search