recruitment manoeuver

Portuguese translation: manobra de recrutamento alveolar

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:recruitment manoeuver
Portuguese translation:manobra de recrutamento alveolar
Entered by: Teresa Borges

18:55 May 21, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
English term or phrase: recruitment manoeuver
medical term used in explanation of treatment in context of pulmonary problems related to COVID-19.
Susanne Toito
Canada
manobra de recrutamento alveolar
Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

A manobra de recrutamento alveolar pode ser consideradaum importante adjuvante na prática clínica, sendo ummétodo efetivo na correção de atelectasia e hipoxia, namelhora da oxigenação e restauração do volume corrente,facilitando o desmame da ventilação mecânica de pacientesno pós-operatório de cirurgia cardíaca, onde a atuação doenfermeiro especialista de reabilitação assume um papelpreponderante. O enfermeiro especialista de reabilitação, aoexecutar a manobra de recrutamento alveolar melhorasignificativamente a capacidade ventilatória, possibilita umdesmame ventilatório precoce e consequentemente adiminuição de dias de internamento.
https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/7706/3/poster_...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
I needed the PT reference. Thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3manobra de recrutamento
Isadora Vital
4 +2manobra de recrutamento alveolar
Maria Constancio
4manobra de recrutamento alveolar
Teresa Borges


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
manobra de recrutamento alveolar


Explanation:
A manobra de recrutamento alveolar (MRA) é processo dinâmico de aumento transitório e intencional na pressão pulmonar com o objetivo de recrutar unidades alveolares colapsadas, aumentando a área pulmonar disponível para a troca gasosa e, consequentemente, a oxigenação arterial.

Example sentence(s):
  • MANOBRAS DE RECRUTAMENTO ALVEOLAR NA SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Reference: http://https://www.inspirar.com.br/wp-content/uploads/2016/0...
Maria Constancio
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: obridada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Janisa Antoniazzi
2 hrs

agree  Rafael Sousa Brazlate
23 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
manobra de recrutamento alveolar


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

A manobra de recrutamento alveolar pode ser consideradaum importante adjuvante na prática clínica, sendo ummétodo efetivo na correção de atelectasia e hipoxia, namelhora da oxigenação e restauração do volume corrente,facilitando o desmame da ventilação mecânica de pacientesno pós-operatório de cirurgia cardíaca, onde a atuação doenfermeiro especialista de reabilitação assume um papelpreponderante. O enfermeiro especialista de reabilitação, aoexecutar a manobra de recrutamento alveolar melhorasignificativamente a capacidade ventilatória, possibilita umdesmame ventilatório precoce e consequentemente adiminuição de dias de internamento.
https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/7706/3/poster_...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1248
Grading comment
I needed the PT reference. Thanks

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
manobra de recrutamento


Explanation:
http://rmmg.org/artigo/detalhes/1798

"A manobra de recrutamento alveolar (MRA) é processo dinâmico de aumento transitório e intencional na pressão pulmonar com o objetivo de recrutar unidades alveolares colapsadas, aumentando a área pulmonar disponível para a troca gasosa e, consequentemente, a oxigenação arterial."

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-05-21 21:44:15 GMT)
--------------------------------------------------

Como não foi dado o contexto exato... acredito que a tradução certa seria "manobra de recrutamento", pois parece que em várias literaturas há o termo "Lung Recruitment Maneuvers" e o termo "Alveolar Recrutiment Maneuvers" (até com siglas diferentes LRM e ARM).. que são traduzidos como "manobra de recrutamento pulmonar" e "manobra de recrutamento alveolar". Tô tentando pesquisar se eles são a mesma coisa... parece que sim...

mas de qualquer forma se aparecer só a expressão "recruitment manoeuver".. eu traduziria "manobra de recrutamento"

Isadora Vital
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lorena Marins
1 day 5 hrs

agree  Silvia Tratnik
2 days 12 hrs

agree  Glaucileine Vieira
2 days 22 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search