contagious

Portuguese translation: contagioso (contagiosa)

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
15:00 Apr 11, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Science - Medical (general)
Additional field(s): Biology (-tech,-chem,micro-), Medical (general), Journalism
English term or phrase: contagious
Definition from MedicineNet:
Capable of being transmitted from one human to another human via direct or indirect contact.

Example sentence(s):
  • It’s still not clear why children do not seem to be affected by the disease as severely as adults are, how long it will take to develop a vaccine, or exactly how the disease was first transmitted to humans – but they are making headway on determining how contagious it is. CTV News
  • Coronavirus is most contagious before and during the first week of symptoms. ScienceNews
  • The warmer it is, the less contagious the coronavirus becomes. Business Insider
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

Portuguese translation:contagioso (contagiosa)
Definition:
que se espalha de uma pessoa para outra, de um lugar para outro. Que passa pelo contato; que se transmite ou se propaga por contágio e para ele serve de vínculo.
Selected response from:

Felipe Tomasi
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +2contagioso (contagiosa)
Felipe Tomasi
4 +2contagioso
Teresa Borges


Discussion entries: 3





  

Translations offered


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
contagioso


Definition from Infopedia:
PESQUISAR
contagioso /ô/
con.ta.gi.o.so
kõtɐˈʒjozu
adjetivo
1.
que se transmite por contágio
2.
epidémico

Example sentence(s):
  • A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou este domingo que o novo coronavírus é contagioso mesmo durante o período de incubação, que pode durar até 14 dias. É uma das características que torna difícil a contenção do vírus que já matou 56 pessoas na China e infectou mais de 2000 em todo o mundo (1975 delas em território chinês). - Jornal O Público  
  • Novo coronavírus é mais contagioso do que a SARS e a MERS O Covid-19 matou mais pessoas do que a SARS e MERS, mas tem uma taxa de mortalidade relativamente baixa. O maior estudo sobre a doença até ao momento explica porquê. - TSF  
  • Por que motivo é tão contagioso o Covid-19? Vários fatores conjugados tornam esta doença muito contagiosa. Um deles é o facto de o período de incubação ser muito longo, podendo estender-se entre dois e 14 dias - é exatamente por isso que a quarentena para esta doença está estipulada em 14 dias. A juntar a isso, as pessoas portadoras do vírus podem transmiti-lo a outras mesmo que ainda não tenham desenvolvido sintomas. Ou seja, as pessoas não sabem sequer que estão doentes - para ter a certeza teriam de fazer o teste. E a cereja no topo do bolo: uma vasta percentagem dos infetados não chega sequer a desenvolver sintomas. - Diário de Notícias  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1248

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Márcia Filipa
1 hr
  -> Obrigada, Márcia!

Yes  Fatima Noronha
18 hrs
  -> Obrigada, Fátima!

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
contagioso (contagiosa)


Definition from Dicio:
que se espalha de uma pessoa para outra, de um lugar para outro. Que passa pelo contato; que se transmite ou se propaga por contágio e para ele serve de vínculo.

Example sentence(s):
  • Além de menos contagiosa, a covid-19 tem letalidade baixa, de aproximadamente 3,4%, segundo estimou a OMS em 3 de março. É um valor menor que da dengue, por exemplo, mas maior que do sarampo e da gripe comum. - Uol  
  • Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. - Agência Nacional de Saúde Suplementar  
  • O trabalho, para já, relacionado com estes casos no Porto, deve estar focado na identificação dos contacto próximos do doentes. "Isto é uma doença contagiosa e portanto é sempre um cuidado dos médicos identificar esses contactos", disse à RTP Margarida Tavares. "Depois vamos ser ajudados de uma forma mais eficaz pelo colegas de saúde pública que têm essa hábito de fazer os inquérito epidemiológicos. Faremos o máximo para encontrar todos os contactos desses doentes". - RTP  
Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 216

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Pedro Moura
18 hrs
  -> Obrigado, Pedro.

Yes  Rominy Stefani
1 day 8 hrs
  -> Obrigado, Rominy.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search