antipyretic

Portuguese translation: antipirético

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:antipyretic
Portuguese translation:antipirético
Entered by: Teresa Borges

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
14:56 Apr 10, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
Additional field(s): Biology (-tech,-chem,micro-), Medical (general), Science (general), Journalism
English term or phrase: antipyretic
Definition from Merriam-Webster Dictionary:
An agent that reduces fever.

Example sentence(s):
  • Several reports of home quarantine violations by Indian residents having international travel history were reported in the media, including cases of suppression of fever symptoms by use of antipyretic agents, and some of these cases were later diagnosed having COVID-19 [6]. The BMJ
  • They concluded: “The current evidence does not support routine antipyretic administration to treat fever in acute respiratory infections and covid-19,” adding that the rapid and widespread purchase of antipyretic medication over-the-counter has led to temporary shortages. The BMJ
  • Staff has been reminded that use of antipyretic medications and over-the-countercough, respiratory, or flu medications should not be used if an employee is not feeling well. TAP Into Madison
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

antipirético
Definition:
Um antipirético é um fármaco que tem como função diminuir a temperatura corporal.
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +6antipirético
Teresa Borges
5 +2antipirético
Felipe Tomasi


  

Translations offered


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
antipirético


Definition from Dicio:
Medicamento ou substância que diminui a temperatura do corpo ou combate a febre; antifebril.

Example sentence(s):
  • Um antipirético é um medicamento utilizado no tratamento da febre. Existem inúmeras moléculas que possuem efeito antipirético entre elas o paracetamol, os anti-inflamatórios não-esteroides, moléculas igualmente dotadas de propriedades analgésicas. O paracetamol, o mais comumente utilizado, possui a vantagem de agir rapidamente em questão de minutos e apresentar poucos efeitos colaterais. Em fortes dosagens, ele é tóxico para o fígado. Plantas medicinais também permitem o tratamento da febre. - CCM Saúde  
  • A infeção começou de forma ligeira, com cansaço, evoluiu, entretanto, para um estado febril e as equipas médicas nipónicas fizeram o que é correto: receitaram paracetamol, um antipirético para baixar a temperatura. - Expresso  
Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 216

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Nick Taylor
1 hr
  -> Obrigado.

Yes  Marcos Antonio
1 day 21 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
antipirético


Definition from own experience or research:
Um antipirético é um fármaco que tem como função diminuir a temperatura corporal.

Example sentence(s):
  • A febre na criança define-se como a elevação da temperatura corporal acima da normal variação diurna. A febre não é uma doença mas sim um sinal de doença. A causa mais frequente para a febre é a infeção, na maioria das vezes de origem vírica. A febre tem um papel importante como mecanismo de defesa contra a infeção, por isso devemos ser moderados e racionalizados a tratá-la. O tratamento da febre tem como objetivo prevenir as complicações e proporcionar conforto à criança. As medidas gerais, como o banho morno, podem ajudar a reduzir mais rapidamente a temperatura corporal mas devem ser associadas à terapêutica antipirética. O antipirético de escolha é o paracetamol. O ibuprofeno poderá representar uma alternativa eficaz. Por princípio, deve-se evitar utilizar dois antipiréticos alternados. Uma atenção especial deve ser dada aos sinais de alarme, que obrigam a recorrer aos serviços de saúde. - Metis  
  • Como tratar a febre? • Adotar uma atitude de vigilância; • Colocar roupa ligeira, num ambiente pouco aquecido (favorecendo o arrefecimento natural); • Vigiar o estado de hidratação, oferecendo líquidos com frequência, de forma a evitar a desidratação; • A maioria das doenças febris acompanha-se de falta de apetite. Durante o período de convalescença o apetite vai voltar ao normal, facilitando uma recuperação do peso que, entretanto, tenha sido perdido; • Medidas de arrefecimento como o banho água (37º), para a diminuição da temperatura corporal, devem ser sempre associadas à terapêutica, e nunca isoladas (meia hora antes do banho, administrar antipirético); • Administrar medicamentos para baixar a temperatura (antipiréticos), quando necessária. Regra geral, deve ser utilizado apenas um antipirético, sendo o paracetamol a primeira escolha, especialmente nas crianças. O ibuprofeno é uma alternativa eficaz. - Benefarmacêutica  
  • A febre é uma resposta de defesa do organismo perante uma infeção. O aumento da temperatura corporal contribui para a inativação dos microrganismos e controlo da sua multiplicação. Por estas razões, a febre só deve ser combatida para aliviar o desconforto existente. A utilização de antipiréticos em excesso pode ser prejudicial, não só pela toxicidade dos mesmos, mas também porque se pode estar a prolongar a doença e as suas complicações. - Hospital da CUF  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1248

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Nick Taylor
1 hr
  -> Obrigada, Nick!

Yes  Jose Araujo
1 hr
  -> Obrigada, José!

Yes  Patrick Medeiros
2 hrs
  -> Obrigada, Patrick!

Yes  Renata Pochini Pereira
3 hrs
  -> Obrigada, Renata!

Yes  Maria Meneses
3 hrs
  -> Obrigada, Manuela!

Yes  Pedro Moura
2 days 18 hrs
  -> Obrigada, Pedro!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search