viral shedding

Portuguese translation: Excreção viral

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
14:54 Apr 10, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
Additional field(s): Medical (general), Journalism
English term or phrase: viral shedding
Definition from Kaiser Family Foundation:
The period of time after the virus has replicated in the host and is being emitted.

Example sentence(s):
  • Persistence of viral shedding and the dynamics of viral load (VL) have received little attention in hospitalized patients with seasonal or pandemic influenza. ScienceDirect
  • The duration of viral shedding is likely an important determinant of infectivity and transmissibility and should inform infection prevention and control measures Oxford Academic
  • The longest observed duration of viral shedding in survivors was 37 days. CEBM
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

Portuguese translation:Excreção viral
Definition:
A excreção viral consiste na libertação de vírus por um organismo infectado através de um meio que possibilita a transmissão viral (p. ex. secreções, sangue, fezes, etc.), estando por isso associada ao período no qual um vírus pode ser transmitido a outros organismos (período de transmissibilidade viral).
Selected response from:

Pedro Moura
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +2Excreção viral
Pedro Moura
5 +1Emissão de vírus (ou de partículas virais)
jlabt
4 -2propagação ou transmissão viral
Teresa Borges


Discussion entries: 3





  

Translations offered


20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
propagação ou transmissão viral


Definition from own experience or research:
Limitar a propagação viral é a principal meta dos programas de controlo de qualquer doença

Example sentence(s):
  • Prático –Vírus das bactérias: Bacteriofagos (propagação e titulação). Sistemas para isolamento e propagação viral; cultura de tecidos: culturas primárias, linhas celulares, técnicas de observação, lavagem e tripsinização. Efeito citopático viral; placas de lise; titulação de um vírus lítico. Propagação de vírus em ovos de galinha embrionados: inoculação no saco alantoico. Titulação de um vírus hemaglutinante; Hemaglutinação rápida e lenta (em micro placa - Faculdade de Medicina Veterinária  
  • Dada a conservação da sequência de aminoácidos da proteína ACE2 entre diferentes espécies de mamíferos, a capacidade do SARS-CoV-2 de os infetar foi avaliada quer por inoculação de várias linhas de células de mamíferos, quer simulada computacionalmente. Curiosamente, a Organização Mundial da Saúde Animal foi já notificada de 3 casos de infeção em animais de companhia de indivíduos infetados com SARS-CoV-2 (2 cães e 1 gato). No entanto, destas observações não é permitido excluir-se a possibilidade que a transmissão viral possa ter ocorrido de forma passiva, sem que o vírus tenha replicado nos animais em questão os quais se mantiveram assintomáticos e dos quais não foram isolados vírus infeciosos. Curiosamente, um estudo recentemente, confirmou que embora o SARS-CoV-2 não replica de forma eficiente em cães, porcos, galinhas ou patos, a sua eficiência replicativa em furões e gatos é grande e, aparentemente, pode ser transmitido entre gatos através de gotículas respiratórias. Igualmente, também o Laboratório Nacional Veterinário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou a notícia da infeção de um tigre do Parque Zoológico Bronx de Nova York, sendo que a infeção deste animal deverá ter ocorrido a partir de um dos seus tratadores, infetado com este vírus de forma assintomática. - Instituto de Higiene e Medicina Tropical  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1248

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  Andre Bitencourt: No Brasil, parece que o termo mais usado é "excreção viral" e suas variações (como sugerido na Wikipedia). Algumas fontes que apoiam essa tradução: Capes; Unicamp; Unesp; USP; Fiocruz; Embrapa; BBC.
39 mins
  -> Período de excreção viral não é o mesmo que período de transmissão viral?

No  Pedro Moura: Transmissão/propagação viral são a consequência directa da excreção viral, mas não são o mesmo termo.
1 day 20 hrs
  -> Sim, tem razão! Dou a mão à palmatória...

1 day 17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Excreção viral


Definition from own experience or research:
A excreção viral consiste na libertação de vírus por um organismo infectado através de um meio que possibilita a transmissão viral (p. ex. secreções, sangue, fezes, etc.), estando por isso associada ao período no qual um vírus pode ser transmitido a outros organismos (período de transmissibilidade viral).

Example sentence(s):
  • Os animais infectados podem iniciar a <b>excreção de vírus</b> até 24 horas antes da ocorrência de lesões constituindo as suas secreções e excreções, assim como as carcaças e orgãos destes animais aparentemente sãos, uma importante fonte de infecção que é difícilmente detectada. - Portuguese Authority for Food Safety  
  • O grau de <b>excreção de CMV</b> (citomegalovirus) é elevado no leite maduro de mães de PT seropositivas (59% transmissão). ... De qualquer forma existe já uma vacina que parece não induzir <b>excreção viral</b> e que induz a produção de anticorpos neutralizantes com duração de 12 meses. - Portuguese Society of Pediatrics  
  • A <b>excreção do vírus</b> pela saliva, normalmente, só ocorre após a disseminação do vírus através do sistema nervoso, até ao cérebro, provocando os primeiros sintomas – regra geral, só então se produz a <b>excreção de vírus</b> na saliva pelas glândulas salivares. - Portuguese Ministry of Agriculture  
Pedro Moura
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Teresa Borges
3 hrs
  -> Obrigado, Teresa!

Yes  Filippe Vasconcellos de Freitas Guimarães
1 day 22 hrs
  -> Obrigado, Filippe!

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Emissão de vírus (ou de partículas virais)


Definition from own experience or research:
É possível a emissão de partículas virais em pessoas assintomáticas.

Example sentence(s):
  • A combinação da alta emissão de partículas virais pelos suínos e alta sensibilidade por bovinos e ovinos pelo ar fazem desta uma importante rota de transmissão ... - Core  
jlabt
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Kathleen Goldsmith-Killing
1 hr




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search