Major Basic Protein

Portuguese translation: Proteína Básica Principal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Major Basic Protein
Portuguese translation:Proteína Básica Principal
Entered by: felidaevampire

15:13 Aug 22, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: Major Basic Protein
Olá. Estou trabalhando num texto de hematologia e cita esse termo e essa é a única referência no texto. Estou com a impressão que esse é um daqueles termos que não se traduz, mas estou pedindo a opnião de vocês para confirmar isso. O trecho é o seguinte

"Normally 0-6% eosinophils are found in the peripheral blood. The eosinophil specific granules contain rhomboid crystals by EM. This core contains Major Basic Protein (MBP), known to be toxic to several parasites (helminths, microfilariae; schistomiasis), and some mammalian cells."

Ajuda é bem vinda. Obrigado.
Renato Camargo
proteína básica principal
Explanation:
Confirmei com meu livro de imunologia. O "core" com os cristais é o "centro cristlóide" do eosinófilo. Aí vai cópia de trecho do livro:
"O dano aos esquistossômulos pode ser causado pela proteína básica principal (MBP) do centro cristalóide do esosinófilo."
Quer mais um pouco? Lá vai um pouco do trecho seguinte:
" A MBP não é específica para um determinado alvo mas o dano às células do hospedeiro é muito pequeno (...)."

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2008-08-22 21:41:57 GMT)
--------------------------------------------------

É "centro cristalóide", não "cristlóide". Desculpe, faltou um "a".

--------------------------------------------------
Note added at 2 days15 hrs (2008-08-25 06:27:42 GMT)
--------------------------------------------------

Oops! E é "eosinófilo", não "esosinófilo". Desculpe! "Comi bola" na digitação...
Selected response from:

felidaevampire
United Kingdom
Grading comment
Thank you.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2proteína básica principal
felidaevampire
4 +3principal proteína básica
Maria Meneses
5Proteina Básica Major
Marcos Antonio
4proteína básica de grande importância
rhandler


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
major basic protein
principal proteína básica


Explanation:
de mielina

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares (X)
11 mins
  -> Obrigada Mª José

agree  Lúcia Leitão: Concordo. A expressão que mais encontro é "proteína básica principal" que é exactamente a mesma coisa.
14 mins
  -> + 1 x obrigada Lúcia

agree  Claudio Mazotti: proteína básica principal
52 mins
  -> Também Cláudio. Obrigada

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
major basic protein
proteína básica de grande importância


Explanation:
Uma sugestão, como neste exemplo:

PDF] ATIVADOR PSICOTRÔNICO DA GLÂNDULA TIMO Paul Louis Laussac ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Um exemplo de tal substancia é o lysozyme, uma proteína básica que prejudica a .... secundária das proteínas é evidentemente de grande importância, ...
www.mattron.com.br/TEXTOS PDF/Timo.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-08-22 15:21:33 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

[DOC] UFSM
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
A remielinização, nestas situações patológicas, é de grande importância, .... como a proteína básica de mielina que poderiam causar alterações na membrana ...
www.ufsm.br/ppgbtox/Documentos/tese roselia.doc

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
major basic protein
Proteina Básica Major


Explanation:
Opção

Além de encontrar o termo em inglês, também encontrei o termo "Proteína Básica Major".

- Os característicos grânulos eosinofílicos desses leucocitos possuem um denso cerne central, contendo uma substância denominada major basic protein (MBP). Sua principal função demonstrada é a de destruir a membrana de parasitas como a schistosomula. A MBP é também tóxica para células tumorais, dentre outras, inclusive causando lesão de células epiteliais respiratórias na asma brônquica.
www.iacs.com.br/canalparaomedico_boletim.asp?cd=67 - 9k -

- Assim, os eosinófilos e seus produtos de degranulação – major basic protein (MBP), eosinophil cationic protein (ECP) e eosinophil peroxidase (EPO) - são ...
www.anaisdedermatologia.org.br/artigo.php?artigo_id=323 - 41k -

- Major (MBP) e a Proteína Catiónica do Eosinófilo (ECP). são as mais importantes. Está descrito um aumento do. número de eosinófilos hipodensos (activados) ...
www.spaic.pt/download.php?path=pdfs&filename=RPI_1998_6_144
_Oxido_nitrico.pdf -

- citotóxicos, tais como a Proteína Básica Major (MPB). causam lesão tecidulaR. 4. Estudos comparativos entre a mucosa nasal de ...
www.spaic.pt/download.php?path=pdfs&filename=RPI_2001_8_257...

- sito granular da proteína básica major eosinofílica nas fibras. colágenas, associado com histiócitos agregados[11]. Sinto-. mas sistêmicos como mal-estar, ...
www.medcutan-ila.org/articulos/2007/6/pdf/mc356j.pdf

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 406

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
major basic protein
proteína básica principal


Explanation:
Confirmei com meu livro de imunologia. O "core" com os cristais é o "centro cristlóide" do eosinófilo. Aí vai cópia de trecho do livro:
"O dano aos esquistossômulos pode ser causado pela proteína básica principal (MBP) do centro cristalóide do esosinófilo."
Quer mais um pouco? Lá vai um pouco do trecho seguinte:
" A MBP não é específica para um determinado alvo mas o dano às células do hospedeiro é muito pequeno (...)."

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2008-08-22 21:41:57 GMT)
--------------------------------------------------

É "centro cristalóide", não "cristlóide". Desculpe, faltou um "a".

--------------------------------------------------
Note added at 2 days15 hrs (2008-08-25 06:27:42 GMT)
--------------------------------------------------

Oops! E é "eosinófilo", não "esosinófilo". Desculpe! "Comi bola" na digitação...

felidaevampire
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Thank you.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  neuri17
2 hrs
  -> Thank you!

agree  baruken (X)
2 days 9 hrs
  -> Thank you, too!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search